Interact Club de Leopoldina
Endereço
Leopoldina
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club
Objetivos
Realizar uma segunda edição do campeonato do ano rotário anterior, desta vez incluindo mais jogos e vizando o lucro do clube, que não foi levado em conta no anterior.
Metas
- Decidir os jogos que seriam disputados;
- Organizar o orçamento para definir a taxa de entrada e os prêmios;
- Conseguir e organizar pessoal para realizar a transmissão e a locução do campeonato;
- Alcançar a quantidade de pessoas mínimas para os times.
Razão do Projeto
A primeira edição de um campeonato de jogos do IC teve sucesso, conseguindo uma boa audiência, o que era o foco, visibilidade. A segunda edição foi motivada por esse sucesso da primeira, mas dessa vez vizando o lucro do clube.
Beneficiários
O clube foi beneficiário indireto, apesar de não ter conseguido objetivo do lucro, obteve experiência com os erros e acertos do projeto.
Resumo do Projeto
Foi planejado uma segunda edição do campeonato de jogos do Interact Clube de Leopoldina, desta vez vizando o lucro do clube e adicionando mais jogos para serem competidos. Todos os preparativos e pessoal para a realização do mesmo foram alcançados de menos a quantidade mínima de jogadores que eram necessários para os jogos, portanto, com grande pesar, o campeonato foi cancelado.
Resultados
O clube cumpriu a organização do projeto com esforço, conseguindo pessoas para transmitir, para fazer a locução do jogo, fez a divulgação e tentou incluir e manter os jogos, porém a quantidade mínima de jogadores inscritos não foi alcançada e, por isso, o campeonato teve que ser cancelado.
Descrição
Antes do planejamento em si, a ideia do projeto começou com o objetivo de englobar vários jogos, em uma tentativa de reproduzir, em uma versão maior, o campeonato anterior, mas dessa vez com uma taxa de entrada visando o lucro para o caixa do clube. O campeonato anterior teve um maior foco em ganhar visibilidade, no qual não teve uma taxa de entrada, teve uma boa repercussão, o número de times foi preenchido e o Clube Interact de Leopoldina entregou um prêmio de R$100,00 ao time ganhador, mesmo sem nenhuma entrada de antemão. Para o planejamento do Mega Campeonato IC Leopoldina foi dividida uma equipe no clube com os interactianos Emy, Caio, Isabelly (que tinham mais afinidade com os jogos), Maria Luiza (tesoureira) e Rafael Rocha (presidente, para orientação geral). Os jogos Counter Strike, Valorant e League of Legends estavam decididos para serem disputados. A imagem pública colocou em votação mais quatro jogos (Call of Duty Mobile, Free Fire, Clash Royale e Brawlhalla) nos stories no instagram para que o público decidisse mais um que poderia entrar na competição, antes da publicação oficial divulgando o campeonato, que foi feita após a seleção final de jogos que participariam. O mais votado foi Clash Royale, porém a equipe, depois do final da votação, percebeu que não seria viável a transmissão do jogo, por ser um jogo mobile seria necessário baixar um emulador na máquina do transmissor ou mudar a transmissão para o celular, o que não seria funcional, além de outros impedimentos técnicos do jogo e o baixo lucro. Portanto, o jogo não pôde ser sustentado dentro do campeonato. Foi feito, então, um formulário com os jogos confirmados e lançado nas redes sociais para os interessados se inscreverem. O Formulário, porém, não apresentava como opção o jogo Counter Strike, pois as pessoas que nos contactaram através do João Felipe (amigo fora do clube que tinha se disponibilizado a ajudar a organizar a partida de CS) que antes diziam interessadas nesse jogo, no final das contas, tinham mais interesse no Valorant, então por conta da pouca demanda que ficou o campeonato de CS foi cancelado. Além do formulário, foram feitos editais, incluídos nas descrições dos forms, com todos os pormenores dos jogos de forma detalhada, em adição com orientações para o preenchimento dos formulários. Com os formulários, editais e orçamentos feitos, a equipe foi atrás de mais pessoas para organizar a transmissão do campeonato. Conseguiram entrar em contato com o jogador profissional de Valorant Otávio, que faz parte do time profissional Stars Horizon, que se disponibilizou para transmitir e narrar a parte de Valorant do campeonato, a parte do LOL quem iria transmitir e narrar seria alguns amigos de fora do interact, que também foram voluntários. Para auxiliar na organização do campeonato, a interactiana Isabelly conseguiu entrar em contato com […]. Todos os membros do Interact se esforçaram na divulgação do projeto pela arte feita pela imagem pública, com os links dos posts, nas redes sociais, nesta altura do campeonato era crucial o engajamento para os times serem preenchidos. Mesmo com os esforços e publicações, infelizmente, não foi possível atingir o mínimo de pessoas para fazerem os times em nenhum dos dois jogos. Com o cenário de cancelamento do campeonato, devolvemos o dinheiro pelo pix disponibilizado nos formulários das pessoas que se inscreveram e com muito pesar divulgamos o post de cancelamento no Instagram no clube do Interact. Um ponto que foi destacado pelo Presidente Rafael Rocha que pode ter dificultado o ingresso de participantes foi o preço da taxa de entrada no campeonato de R$30,00 por time.
Desafios
O maior desafio foi procurar engajamento nas redes sociais, desafio este que os membros do clube tentaram superar até o último minuto.
Metas Alcançadas
O Clube conseguiu decidir os jogos que seriam disputados, como seria a disputa, a transmissão e a locução do campeonato, porém o ponto que não foi alcançado é a quantidade mínima de pessoas para a formação dos times, o crucial para a realização do Mega Campeonato IC Leopoldina.
Impactos
O clube ganhou experiência deste tipo de projeto, percebendo pontos fracos no planejamento, como o preço cobrado pela taxa de entrega, e ganhando contatos, como o João Felipe que havia se disponibilizado para ajudar, o jogador profissional Otávio do time Stars Horizon, entre outros que haviam se voluntariado.