some image

Recicle

03/03/2022

  • some image
Clube
Interact Club de Sete Lagoas

Endereço
Sete Lagoas
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club Sete Lagoas

Orçamento Necessário
R$ 1.439,00

Objetivos

Proporcionar aos jovens estudantes dignas oportunidades para estudarem.



Metas

Fazer e doar 100 kits, além da venda de 100 quilos de material reciclável.



Razão do Projeto

O projeto foi feito a fim de auxiliar os jovens estudantes que não possuem condições a possuírem materiais escolares de qualidade assim, aumentando o interesse no estudo e facilitando a vida dos mesmos.



Beneficiários

Os jovens que receberam os kits e todas as pessoas que doarem materiais recicláveis uma vez que, além de estarem promovendo a compra de material aos jovens estão realizando uma ação sustentável.



Resumo do Projeto

 O Interact Club Sete Lagoas lançou uma arrecadação de livros escolares e cadernos utilizados em seu Instagram para serem levados à reciclagem e com o lucro arrecadado com a venda foram feitos kits de material escolar às crianças carentes da região. O projeto foi dividido em três partes: a arrecadação, a venda e a montagem dos kits destinados a duas instituições de ensino público e aos moradores da ocupação, no bairro Cidade de Deus.



Resultados

O projeto ocorreu durante todo o mês de janeiro e apresentou resultados efetivos para a população de Sete Lagoas: os moradores da cidade que possuíam inúmeros livros e cadernos que não possuíam utilidade e deveriam ser descartados puderam realizar tal ação de maneira correta, os materiais foram destinados e vendidos ao ferro velho do Toninho, onde sofreram o processo de coleta seletiva. Além disso, as escolas e pessoas as quais os kits foram destinados puderam ter materiais escolares básicos e de qualidade, para estudarem. Algo que não seria possível devido sua condição financeira  e como as escolas que foram assistidas não recebem auxílio do município por serem autônomas, não seriam capazes de assistir a todos os alunos porém a entrega dos kits permitiu que crianças e adultos voltassem a estudar com qualidade.



Descrição

No dia 03\01, o Interact Club Sete Lagoas lançou a campanha Recicle, em seu Instagram, para a arrecadação de papéis, cadernos e livros escolares, que por sua vez já foram utilizados e não possuem outra função. Com a iniciativa o clube arrecadou quatro toneladas de papel, em 23 dias, denominada a primeira fase do projeto. Após isso,todo o material reciclável foi levado ao Ferro Velho do Toninho, em três viagens onde passou por um processo de reciclagem. O local foi indicado pelo colaborador do Interact, Fernando Caldeira, gari e vereador suplente, por melhor pagar pelo quilo do papel na cidade, 30 centavos. 

A venda dos materiais recicláveis iniciou-se no dia 21\01,  no Ferro Velho do Toninho.  Estavam presentes o presidente Gustavo Vieira e os associados Bernardo Malta,Cecília Stephanie e Letícia Paulino que foram à escola particular, Colégio Caetano e Silva buscar materiais recicláveis e, com o auxílio de quatro carros, realizaram o transporte de 840 kg de materiais recicláveis. Já no dia 21\01, os associados Maria Luiza L’abbate, Isabela Lemes, Bernardo Malta, Cecília Stephanie, juntamente do presidente Gustavo Vieira e do convidado Gabriel realizaram a segunda viagem ao mesmo ferro velho e a venda dos materiais arrecadados, 1130 kg de materiais recicláveis, guardados numa sala na sede do Lions Clube Alvorada, parceiro do clube. Desta vez, o transporte dos materiais ocorreu através de um caminhão emprestado ao Clube pelos rotarianos Lúcio e Graça, proprietários da Recapagem Pneu Forte, atuante no município de Caetanópolis. No dia 28\01, foi realizada uma campanha de arrecadação de materiais na sede Lions Clube Alvorada das 08:00 às 12:00, além da ida, à escola e faculdade Unifem para receber materiais doados pela instituição. Neste dia, foi realizada a última ida do Interact ao Ferro Velho do Toninho para a venda dos materiais e, devido a quantidade de materiais e a baixa disponibilidade de carros o Interact Club Sete Lagoas contratou um caminhão para o transporte destes. Participaram dessa ação, os associados Aléxia Caroline, Bernardo Malta, Cecília Stephanie, Maria Luiza, juntamente do presidente Gustavo Vieira, que também auxiliaram no carregamento do caminhão. Foram vendidos, nesta última ida ao ferro velho, 2040 kg de materiais. A venda de todos os materiais resultou no acúmulo de 1203 reais, destinados para a compra de material escolar que constitui a segunda fase do projeto, a construção dos kits. 

No domingo,30\01, o presidente do clube, Gustavo Vieira, fez a compra dos materiais necessários: cinco pacotes de sacos plásticos, uma caixa de lápis preto, duas caixas de borrachas, 210 colas, 210 caixas de lápis de cor com 12 lápis , 216 tesouras, 195 apontadores, 183 réguas, no total, foram gastos 2439 reais e, para pagar os materiais foram utilizados 1203 reais da venda dos materiais arrecadados mais 1236 reais ganhos no projeto Bazar Solidário. O Interact Club Sete Lagoas, também recebeu doações da escola municipal Marilza Fleury: 71 borrachas, 28 réguas e 226 apontadores, além de 526 cadernos da rotariana e professora de direito, Nívea Cordeiro Aureliano, para a confecção dos kits de materiais escolares. Após a compra dos materiais, na segunda-feira, 31\01, às 8:00 os associados do se reuniram na sede do Lions Clube Alvorada para a confecção de 200 kits contendo dois cadernos, uma caixa de lápis de cor com 12 lápis, um apontador, uma borracha, dois lápis de escrever, uma tesoura e uma cola. 

A confecção dos kits levou a realização  da terceira e última fase do projeto, a entrega destes para as creches Flor Amarela e Santa Terezinha, criadas por pessoas da sociedade que, por serem autônomas e gratuitas, não recebem auxílio do governo com materiais escolares para os alunos em situação de vulnerabilidade. Os kits também foram destinados à área da Ocupação no bairro Cidade de Deus, onde as pessoas vivem em extrema miséria e, jovens e adultos que desejam estudar e não possuem materiais escolares. Nestas duas últimas fases do projeto,participaram os associados: Ana Lívia Calazans, Cecília Stephanie, Isabela Lemes, Letícia Paulino, Maria Luiza L’abbate, juntamente do presidente, Gustavo Vieira e da convidada, Mharissa.



Desafios

Poucos associados do clube estavam presentes e participaram ativamente do processo, principalmente da primeira fase do projeto. 



Metas Alcançadas

Foram vendidos 400 quilos de material reciclável e doados 210 kits de material escolar.



Impactos

O projeto foi responsável por entregar materiais escolares que possuem alto custo, às crianças e adultos que não possuem condições para a compra dos mesmos e,não são assistidos pela prefeitura, dando lhes a oportunidade de estudar com qualidade, dignificando o estudo. Além disso, o projeto foi de extrema importância para o incentivo à reciclagem de materiais, conscientizando os cidadãos da cidade de Sete Lagoas.



Outros Projetos