Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria, Brasília
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Objetivos
- Apresentar à população jovem redes sociais próprias para a procura de oportunidades profissionais;
- Difundir dicas para a entrada no mercado de trabalho e financeiro/de investimentos;
- Expandir a educação financeira e profissional por meio das mídias sociais;
- Alcançar um bom engajamento através do projeto;
- Possibilitar mecanismos para melhorar a condição financeira do público-alvo;
- Impactar associados de Interact Clubs por meio da atividade.
Metas
- Encontrar e contactar voluntários capacitados para os vídeos do Instagram;
- Editar os vídeos para a publicação nas redes sociais;
- Ter, no mínimo, 100 visualizações no Instagram para cada vídeo;
- Engajar associados e público-externo jovem com o tema.
Razão do Projeto
Observou-se, dentro e fora do clube, que muitos jovens e adultos apresentavam dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Para o primeiro emprego, esse empecilho se torna ainda mais evidente e, em algumas famílias, poderia complementar boa parte da renda. Pensando nisso, pensou-se em dinâmicas para apresentar aos seguidores do Instagram do clube alternativas para a introdução e aperfeiçoamento no ambiente profissional, como as próprias redes sociais.
Beneficiários
Os beneficiários diretos do projeto são jovens e adultos que seguem o perfil do clube (@icsmdores) nas redes sociais.Os beneficiários indiretos, por sua vez, serão aqueles que receberão o conhecimento compartilhado pelos seguidores que consumiram a informação publicada pelo Interact Club de Santa Maria Dores.
Resumo do Projeto
Apresentação de tutoriais e dicas sobre carreira e mercado financeiro para jovens por meio de IGTVs no Instagram gravados por convidados, de modo que esses possuam o conhecimento para buscar seu primeiro emprego ou começar a investir, contribuindo para a renda familiar ou independência financeira.
Resultados
Até o presente momento (15:30 do dia 05/04), os vídeos publicados no Instagram do clube somam 636 visualizações, além de terem alcançado 2104 usuários. Ademais, foi observada a repercussão positiva entre os associados do clube e do restante do Distrito 4660, os quais apresentavam dificuldades referentes ao tema anteriormente.
Descrição
O projeto foi idealizado em uma reunião extraordinária do Interact Club de Santa Maria Dores, em que os presentes debateram formas de levar informações a populações com pouco conhecimento nesse setor ainda: os jovens. Após a estruturação interna do projeto, os companheiros Nathalie Arruda Milbradt, Pedro Gonçalves e Eduardo Dalla Corte Vissoto contataram os indivíduos responsáveis por gravar os vídeos para o Instagram entre fevereiro e março. Após, o empreendedor Wanghley Soares Martins, a professora Francine Nunes e o acadêmico de economia Adão Firmino Freitas Fagundes realizaram a gravação dos respectivos vídeos e enviaram para a Comissão de Imagem Pública do clube, a qual editou as mídias e efetuou as postagens nas redes sociais.
Desafios
- Contactar profissionais capacitados para as gravações;
- Trazer de uma forma objetiva e chamativa, de modo que os jovens fossem atraídos a consumir o conteúdo.
Impactos
A curto prazo, o público-alvo foi apresentado ao conhecimento necessário para gerenciar um perfil no LinkedIn ou até mesmo elaborar um currículo de qualidade. A longo prazo, o projeto será capaz de fomentar o maior engajamento dos impactados em atividades que aprimorem o seu perfil profissional e que sejam capazes de conectá-los com grandes oportunidades no mercado de trabalho, afetando positivamente até mesmo a condição financeira dos seus familiares.