Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Orçamento Necessário
R$ 10,80
Objetivos
O principal objetivo do projeto é acolher as crianças durante a campanha de vacinação. Deixando-as mais confortáveis e seguras para tomar a vacina, almejamos que elas adquiram uma melhor compreensão sobre a importância da vacinação e sobre o contexto mundial em que vivemos atualmente. Além disso, espera-se que através das diversas formas de entretenimento as crianças sintam-se encorajadas para retornar aos postos de saúde para completarem seus esquemas vacinais, seja contra a COVID-19 ou demais doenças. Por fim, objetiva-se também que as atividades promovidas, como o desenho, as fotografias e a leitura educativa, desenvolvam o raciocínio, incentivem a integração e contribuam para as habilidades sociais e de comunicação do público infantil.
Metas
- Criação de um grupo no WhatsApp para melhorar a comunicação e integração entre os clubes envolvidos;
- Designar as unidades de saúde e os turnos a serem utilizados para o projeto;
- Montar uma escala de associados para cada hora e unidade;
- Organizar possíveis dinâmicas, brincadeiras e materiais para a ação;
- Comprar doces para distribuição;
- Separar exemplares de revistinhas para distribuição;
- Auxiliar as equipes de saúde nas ações propostas;
- Instruir os pais e as crianças sobre a importância do retorno ao posto de saúde para a aplicação das demais doses;
- Instruir os pais e as crianças sobre o uso da máscara e do álcool gel;
- Promover o acolhimento do público nos espaços de saúde;
- Incentivar o retorno seguro das escolas da cidade;
Razão do Projeto
Com a amenização da pandemia de Covid-19 no Brasil e na cidade de Santa Maria, diversas atividades voltaram ao formato presencial, incluindo as escolas. Para um retorno seguro, a Secretaria de Saúde do município lançou a campanha de imunização para crianças de 5 a 12 anos na cidade. No entanto, tal público costuma ter receio de procedimentos médicos e não possui total consciência sobre a importância das vacinas para a saúde individual e coletiva. Assim, os voluntários do Interact, Rotaract e Rotary seriam uma ótima forma de levar informação, ao passo que também promoveriam o entretenimento durante o momento da campanha. Dessa forma, o momento da vacinação se tornaria mais atrativo e menos assustador para o público alvo.
Beneficiários
Os beneficiários diretos do projeto são as crianças, as quais se sentiram mais acolhidas durante a campanha e também reduziram seu medo da vacina, encorajando o retorno para a aplicação das demais doses. Consequentemente, os beneficiários indiretos são os cidadãos de Santa Maria e, de certa forma, do mundo, pois ao ser promovida a maior cobertura vacinal entre a população, diminuem-se os riscos de disseminação do vírus e do agravamento da pandemia.
Resumo do Projeto
O projeto consiste em auxiliar as equipes de saúde municipais a incentivar a vacinação no público infantil de Santa Maria. Além disso, almeja-se promover um ambiente acolhedor para as crianças, ao passo que também conscientiza a respeito da importância da vacinação.
Resultados
Ao final, os clubes participaram por duas semanas seguidas das ações de vacinação. O projeto obteve êxito, sendo notória a mudança de comportamento das crianças quando comparados os momentos de chegada e saída do posto. Além disso, os pais e responsáveis que acompanhavam também se mostraram bastante satisfeitos, interagindo com os voluntários presentes.
Descrição
No dia 13 de janeiro, durante uma reunião híbrida do Rotary Club de Santa Maria Dores, o companheiro rotariano Reinaldo Guidolin repassou um convite da secretaria municipal de saúde para que os clubes da família rotária participassem das ações de vacinação infantil da cidade. Tal participação teria como objetivo incentivar as crianças e realizar um acolhimento nos locais de aplicação da vacina. A associada Júlia Garcia, a qual estava presente na reunião, encaminhou a demanda para o clube de modo a verificar o interesse dos demais em contribuir com a ideia. Diante da aprovação, criou-se um grupo no WhatsApp no dia 17 de janeiro em conjunto com rotarianos e rotaractianos, sendo adicionados todos os voluntários. No grupo, foi comunicado que foram ofertadas quatro unidades de saúde em diferentes regiões da cidade: Crosseti, São Francisco, Floriano da Rocha e Wilson Paulo Noal. Os horários informados pela secretaria foram divididos em dois turnos, o da manhã (8:30 às 11:30) e o da tarde (13:30 às 16:30). Após todos os companheiros serem adicionados no grupo e informados das condições de datas e horários, iniciou-se uma lista para que todos pudessem informar sua disponibilidade de participação, priorizando-se por manter quantitativos semelhantes em todos os turnos. Com as equipes definidas, discutiu-se qual era a missão exata a ser cumprida. Logo após a aplicação da vacina, as crianças deveriam ficar cerca de 20 minutos no posto de saúde para garantir que não haveria nenhuma reação indesejada. Durante esse tempo de espera, os voluntários deveriam entreter as crianças. Então, algumas atividades foram pensadas: papéis e canetas para desenho, revistinhas com jogos, placas para foto, balões e pirulitos. Por serem objetos de baixo custo, a maioria foi doado por parte dos próprios associados que estariam atuando a cada dia. As revistas ofertadas foram cópias do “Copinho: Uma aventura sustentável”, livreto sobre educação ambiental desenvolvido pelos clubes na gestão 2020-2021. Já as placas foram disponibilizadas pelo município. O projeto foi realizado por duas semanas nas unidades de saúde supracitadas.
Desafios
O principal desafio durante a execução do projeto foi conseguir voluntários, visto que todos os clubes estavam em período de recesso. Diante desse fato, muitos associados estavam fora da cidade, impedindo que houvesse um certo rodízio entre os participantes.
Impactos
A curto prazo, contribuiu-se para a campanha de imunização da cidade, garantindo que as crianças iniciassem seu esquema vacinal com sucesso e tranquilidade. A longo prazo, a cidade toda se beneficia, visto que com a ampla cobertura vacinal, escolas e outros estabelecimentos frequentados pelo público alvo podem retornar mais rapidamente e com maior segurança conforme a campanha avança.