some image

Livros da Esperança

05/04/2022

Clube
Interact Club de Santa Maria-Dores

Endereço
Santa Maria
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores

Objetivos

O principal objetivo do projeto é contribuir para que estudantes de baixa renda também tenham acesso a materiais de qualidade. Dessa forma, almejamos que as oportunidades de estudo e, consequentemente, de ingresso a universidades públicas sejam mais igualitárias entre os jovens santa-marienses. Além disso, também visa-se reaproveitar livros e apostilas que estavam em desuso e que possivelmente seriam destinadas para o lixo.

 



Metas

- Estabelecer o contato com um representante do Trote Solidário;

- Combinar um período de arrecadação e uma data para a entrega;

- Definir um local de concentração das doações internas;

- Arrecadar doações entre os associados do clube;

- Contribuir com demais ações sociais da cidade de Santa Maria;

- Reutilizar materiais de estudo destinados para o lixo;



Razão do Projeto

Com a pandemia de COVID-19, as instituições de ensino e escolas comunitárias de Santa Maria tiveram ainda mais dificuldade em aceitar mais estudantes de baixa renda. Além disso, a aquisição de materiais de boa qualidade também foi afetada. Sendo assim, o clube, o qual possui associados já aprovados em universidades e concursos de sua escolha, se observou na obrigação de dar uma destinação mais útil aos materiais de estudo que possuía. Diante da constatação das intenções do Trote Solidário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o clube notou que teria parceiros para tornar esse desejo de realizar a doação ainda mais amplo entre os estudantes da cidade.



Beneficiários

Os beneficiários diretos do projeto são os estudantes que farão o uso dos materiais doados. Indiretamente, a sociedade na sua totalidade é beneficiada, visto que, através da educação, capacita-se e aumenta-se a qualidade de vida da população e diminuem-se os níveis de jovens na criminalidade.



Resumo do Projeto

O projeto consistiu na arrecadação e doação de apostilas e livros didáticos em conjunto com o Trote Solidário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tais materiais serão destinados em sua totalidade para instituições de ensino pré-vestibulares e escolas comunitárias.



Resultados

Ao total, foram arrecadados cerca de 40 exemplares. Entre essas unidades, estavam diversas apostilas, livros didáticos, cadernos de exercício e resumos, os quais variavam de editoras e cursinhos populares da cidade.



Descrição

No dia 14 de março, a organização do Trote Solidário da UFSM, realizado por veteranos do curso de Medicina da instituição, publicaram em seu perfil no Instagram que estavam arrecadando apostilas. A associada Júlia Garcia, ciente de tal postagem, entrou em contato com um dos veteranos, Fernanda Ayres, via direct messages da rede social no dia 23 para informá-los da existência do Interact e como o clube poderia contribuir. Animados com a parceria, os organizadores  do Trote pediram para combinar um dia em que as entregas das doações pudessem ser realizadas, determinando o dia 28 para tal. Então, ainda no dia 23, a associada Júlia informou os companheiros por meio do grupo de WhatsApp no clube sobre a ideia e todos aprovaram. Devido ao pouco tempo disponibilizado para a realização do projeto, a arrecadação ocorreu internamente. No entanto, isso não foi um problema, pois muitos associados possuíam familiares já na faculdade que possuíam livros para doação e até mesmo os próprios associados que já ingressaram na universidade doaram seus materiais de estudo. No dia 26 de março, durante a reunião ordinária do clube, o projeto foi colocado como pauta e a associada Júlia lembrou sobre a arrecadação, solicitando que os associados que quisessem contribuir deveriam deixar os materiais na casa da Júlia até o dia 28 pela manhã. Finalmente, no dia 28 pela tarde, a associada Júlia e a estudante Fernanda, representante do Trote Solidário, se encontraram nos prédios do Centro de Ciências da Saúde da UFSM, local onde estavam sendo deixadas as doações. Ao todo, foram cerca de 40 unidades entre livros, apostilas e cadernos de exercícios doados.



Desafios

O principal desafio encontrado foi o pouco tempo disponível para a realização do projeto, o que impossibilitou a arrecadação mais ampla. 



Impactos

A curto prazo, promoveu-se uma maior oferta de opções de estudo para os estudantes de baixa renda da comunidade santa-mariense. Assim, tais jovens podem ter a oportunidade de se preparar melhor e de forma menos desigual para seguir a vida acadêmica ou profissional. A longo prazo, esses mesmos cidadãos estarão capacitados para contribuir com o mercado de trabalho da cidade e buscar melhorar a sua qualidade de vida.



Outros Projetos