Interact Club de Itaquaquecetuba
Endereço
Itaquaquecetuba
SP
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Itaquaquecetuba
Orçamento Necessário
R$ 321,53
Objetivos
O objetivo do projeto foi de atingir o maior número de alunos de escola pública que, em vista de notícias referentes à conflitos, necessitavam de algum tipo de palestra referente a essas situações, e então, o clube resolveu focar em uma das áreas de enfoque do rotary, a “Paz e Resolução de Conflitos; também, tendo em vista as várias notícias de fechamento de livrarias e bibliotecas no ano de dois mil e vinte um, o clube decidiu que doar uma geladeira com livros, com o intuito de incentivar a leitura por parte dos alunos; tudo isso no mês de março se
Razão do Projeto
A necessidade desse projeto fora dada quando o clube notou que algumas escolas sofriam com brigas e discussões, dado a esse fato, o clube decidiu fornecer algum conteúdo educativo em relação à essas discussões.
Beneficiários
Beneficiários diretos: Os alunos
Resumo do Projeto
A princípio o que é o projeto Praticando a Educação? Seu objetivo é trazer conhecimento atingindo pelo menos 600 alunos da rede pública local através de palestras.
Ao pararmos para pensar no projeto, percebemos o índice alto de conflitos em escolas locais e decidimos trazer ao ambiente escolar algum tipo de orientação sobre o assunto. Foi sugerido então focarmos em uma das áreas de enfoque do Rotary, "Paz e resolução de conflitos".
Resultados
Dando início à execução do projeto, no dia dezoito de março foi realizado o projeto na escola E.E. Roque Barbosa de Miranda, com presença dos interactianos: Gloria Eduarda, Julia Machado, Matheus Barros, Manuela Marinho, Heloisa Venancio e Yuri Carvalho, também contamos com a presença do rotariano José Luciano. No dia quatrocentos alunos foram beneficiados através de palestras que visavam apresentar o tema “Resolução de conflitos”. Após apresentadas as palestras iniciamos algumas atividades como os sorteios para promover um momento de integração com os alunos e por fim foi feita a entrega da geladeira.
Após no dia vinte e dois de março foi realizado o projeto com o mesmo objetivo na escola E.E.Vereador Durval Evaristo dos Santos, onde foi feita a finalização de todo o projeto contando com a presença dos seguintes interactianos: Gloria Eduarda, Julia Machado, Matheus Barros, Manuela Marinho, Heloisa Venancio e Yuri Carvalho, também com a presença do rotariano José Luciano. E assim foi feita a finalização do nosso projeto.
Descrição
No mês de outubro foi dado início ao planejamento do projeto, após algumas discussões o clube realizou uma reunião com o Rotary Club patrocinador, pois, deveriam estar dentro do planejamento deste projeto. Em reunião fora sugerido a ideia de que o clube fizesse uma geladeira com livros para cada escola beneficiada, para incentivar ainda mais o estudo e a leitura, isso foi decidido baseado nas últimas notícias referentes ao fechamento de livrarias e bibliotecas. Dando continuidade, foi decidido que o projeto seria realizado em escolas públicas locais, sendo assim escolhidas as seguintes escolas: E.E. Roque Barbosa Miranda e E.E. Durval Evaristo dos Santos. Por fim, fora sugerido que o clube realizasse visitas nas escolas, assim, poderiam conhecer de fato a real necessidade de ambas.
No dia quatro de março foi realizada a visita a escola E.E. Roque Barbosa Miranda, e no dia oito de março foi realizada a visita a escola E.E. Durval Evaristo dos Santos. Ao fim das visitas, o clube percebeu que em ambas as escolas havia um índice muito grande de conflitos entre os alunos. Em vista disso, foi sugerido que fosse dado algum tipo de orientação referente a esses conflitos, com isso, surgiu a ideia de focar o projeto em uma das áreas de enfoque do Rotary, sendo ela “Paz e Resolução de Conflitos”, assim dando a ideia de haver uma palestra nas escolas antes da entrega das geladeiras. No dia onze de fevereiro foi dado início às arrecadações de livros para serem colocados nas geladeiras.
No dia dez de março o clube buscou possíveis palestrantes com a ajuda do Rotary patrocinador. Foi então que a diretora de Novas Gerações do Rotary Valéria Marchiore nos indicou o contato do diretor da Univeritas de Itaquaquecetuba. Após entrar em contato com o ele, o mesmo nos sugeriu que seus estudantes de psicologia realizassem a palestra sobre resolução de conflitos para as escolas, em vista disso entramos em contato com a Psicopedagoga e estudante de Psicologia Dardânia Mylana para que pudesse dar tais palestras juntamente com a equipe de marketing da faculdade.
Após foi sugerido a ideia de completar o projeto com sorteios patrocinados para que assim fosse possível promover momentos de integração durante o projeto. Com isso, o clube recebeu patrocínios como: bolsas de cursos do Liceu Brasil, ovos de páscoa do CJ Marinho Empreiteira, brindes da Univeritas e junto a essa ideia o clube iria sortear também kits escolares completos para os alunos.
Dando finalização na arrecadação de livros, onde foram arrecadados mais de mil livros. Sendo eles doados pelos Interacts Clubs de Suzano, Guarulhos Vila Galvão, e pessoas atingidas através da publicação em nosso Instagram. O clube recebeu também a doação das duas geladeiras necessárias para o projeto, sendo uma delas pelo Rotary Club Pinheirinho e a outra pelo Rotary Club de Itaquaquecetuba, recebemos a ajuda do Diretor de Imagem Pública do Rotary Club padrinho Gilberto Tavares que patrocinou pela sua empresa Giba Propaganda e Marketing o envelopamento das geladeiras com a logo do clube.
Desafios
O maior desafio foi conseguir escolas que topassem a parceria conosco.
Impactos
Conseguimos atingir todas as nossas metas.