Interact Club de Ipatinga
Endereço
Ipatinga
MG
BRASIL
Clube Patrocinador
Rotary Club de Ipatinga
Orçamento Necessário
R$ 108,00
Objetivos
À longo prazo, o objetivo do projeto IC Educa era fazer com que os alunos tivessem maior entendimento do conteúdo dado na escola e adquirissem conhecimentos, para que o período de pandemia não acabasse sendo prejudicial no futuro. Assim, foi formada uma rede de apoio entre estudantes e profissionais que desejavam contribuir para o aprendizado dos estudantes mesmo durante esse período anormal.
Metas
- Ter salas e professores para todas as matérias do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.
- Ter salas e professores para todas as matérias do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.
- Alavancar as públicações de divulgação do projeto para chegar no maior número de estudantes.
- Conseguir alcançar um grupo misto de alunos de diferentes estados e classes sociais
Razão do Projeto
O IC Educa foi um projeto idealizado mediante aos anos atípicos na educação, 2020 e 2021, nos quais as medidas protetivas contra a pandemia do COVID-19 exigiram que as aulas passassem de repente para o modelo online ou remoto de ensino. Com isso, a recém associada Ana Margarida, preocupada com o rendimento dos estudantes durante esse período, compartilhou com o clube a sua ideia de oferecer monitorias gratuitas para estudantes da rede privada e pública de educação e desse modo contribuir com o aprendizado dos estudantes.
Beneficiários
O projeto beneficiou os estudantes brasileiros, tanto de escolas particulares quanto públicas, que puderam ter acesso ao conteúdo currilar com explicações claras e objetivas ministradas por outros estudantes e profissionais. Além de beneficiar os voluntários pela oportunidade de se conectar com pessoas de outras parteds do Brasil e receber certificação pelo seu trabalho.
Resumo do Projeto
O IC Educa foi um projeto que surgiu durante o período de pandemia da COVID-19, idealizado pela interactiana Ana Margarida ao analizar o anomico cenário da educação durante o período de quarentena, no qual muitos estudantes brasileiros foram penalizados com a falta de aulas presenciais e o modelo remoto de aulas. Desse modo, o clube desenvolveu uma estratégia que consiste em monitorias semanais de reforço de matérias básicas escolares do 6o ano do Ensino Fundamental ao 2o ano do Ensino Médio. Essas aulas foram ministradas por voluntários, os quais poderiam ser alunos do 8o ano do EF até profissionais formados. Além disso, as aulas foram 100% online, utilizando as plataformas Google Meet, Classroom, Forms e ainda contando com grupos no WhatsApp para melhorar a comunicação entre professores, voluntários e alunos.
Resultados
Foi possível concluir pelo feedback dos voluntários e beneficiários do projeto que as monitórias tiveram o impacto planejado e os objetivos principais alcançados. Ou seja, os alunos tiveram um bom aproveitamento do conteúdo ministrado pelos professores e conseguiram aprender de forma mais clara e próxima as matérias.
Descrição
No dia 05 de maio, a recém associada Ana Margarida deu a ideia do clube realizar um projeto focado em aplicar monitorias para os estudantes do ensino médio, já que com o período de quarentena, muitos alunos estavam sendo prejudicados no âmbito acadêmico pelo modelo de ensino a distância, que se tornou um método cansativo e distanciava a relação entre os alunos e os professores. Após isso, o clube abraçou a ideia e partiu para o processo de estudo e desenvolvimento e o clube pasou a se reunir semanalmente para discutir o seu funcionamento. Desse modo, com a integração entre os interactianos, foram surgindo sugetões complementares que culminaram na versão final do projeto, a qual foi lançada no dia 14 de maio. Poratnto, ficou definido que o projeto seria realizado em etapas, sendo elas o período de incrições para professores voluntários de 14/05 a 29/05, período de incrições para alunos a partir de 14 de junho até o inicio da primeira semana de monitorias e o inicio das aulas. Anteriormente ao inicio do primeira etapa do projeto, as interactianas Maria Eduarda e Sophia Nahas deram a sugestão de nome e ficou decidido que se chamaria "IC EDUCA", a partir disso, a comissão de Imagem Pública desenvolveu a identidade visual e a "logomarca", pensando em uma proporta chamativa e que se relacionasse diretamente com o Interact e a educação, assim mesclando a engrenagem rotária com uma lâmpada. Em seguida, pedimos ajuda ao Gabriel Louzada, rotaractiano que sempre auxilia os projetos e realizações do clube, e ele, em parceria com a Sophia Nahas e a Ana Margarida, montaram o edital com todas as regras e o funcionamento claro do projeto. No edital, foi descrito o seguinte:
A- SOBRE AS AULAS:
1. Acontecerão na plataforma Google Meet, podendo contar com a postagem de
conteúdo no Google Classroom ;
2. Cada aula pode ter até dois professores ;
3. Cada aula terá duração mínima de 50 minutos e máxima de 1h40min ;
4. As aulas acontecerão uma ou duas vezes por semana ;
5. Caso haja apenas uma aula por semana, essa deverá ter a duração mínima de 1h e
máxima de 1h40min ;
6. As aulas devem acontecer entre 8:00-21:15, de segunda a sábado com horários
fixos ;
7. Haverá um grupo no WhatsApp para cada sala para que ocorra o envio do link de
cada aula e comunicação entre professores, alunos e a administração do projeto ;
B- CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DAS AULAS COMO ALUNO:
1. Ter acesso aos aplicativos: WhatsApp, Google Meet e Google Classroom ;
2. Se comprometer a realizar as atividades dentro do prazo ;
3. Se comprometer a justificar as faltas ;
4. Estar no mínimo no 6º ano do Ensino Fundamental ;
5. Se comprometer a avisar a equipe do projeto caso pretenda sair ;
C- CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DAS AULAS COMO PROFESSOR:
1. Ter acesso aos aplicativos: WhatsApp, Google Meet e Google Classroom ;
2. Ter no mínimo 13 anos ;
3. Estar no mínimo no 8º ano do Ensino Fundamental (pessoas já formadas na escola
ou faculdade, já que qualquer nível de instrução acima daquele poderá participar
como professor. Contudo, o processo de seleção priorizará estudantes do Ensino
Fundamental, Médio e universitários) ;
4. Dominar a matéria que pretende ensinar;
5. Dispor de tempo para ministrar as aulas ;
6. Dispor de tempo para preparar materiais ;
7. Dar aulas por, no mínimo, uma etapa do projeto (2-3 meses) para que receba o
certificado;
D- SERÃO RETIRADOS DO PROJETO OS ALUNOS QUE:
1. Apresentarem comportamento inadequado nas plataformas digitais utilizadas, tais
como: ter conduta desrespeitosa, fomentar discussões religiosas e políticas, fazer
comentários preconceituosos e/ou que não condizem com os objetivos do projeto ;
2. Não apresentarem comprometimento com as aulas e as atividades postadas pelo professor.
E- SERÃO RETIRADOS DO PROJETO OS PROFESSORES QUE:
1. Apresentarem comportamento inadequado nas plataformas digitais utilizadas, tais
como: ter conduta desrespeitosa, fomentar discussões religiosas e políticas, fazer
comentários preconceituosos e/ou que não condizem com os objetivos do projeto ;
2. Não apresentarem justificativa de falta PREVIAMENTE ;
3. Raramente ou nunca prepararem material didático (imagens, vídeos, slides,
esquemas, exercícios…) para os alunos ;
4. Apresentarem faltas, mesmo que justificadas, constantes ;
F- DISCIPLINAS ENSINADAS E PROFESSORES:
1. As disciplinas ministradas serão as básicas oferecidas pelas escola, com objetivo de
reforço, desde o 7º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio ;
2. Os professores poderão dar aula para alunos de sua própria série ou de qualquer
outra anterior ;
3. Cada professor deverá ministrar, no máximo, duas disciplinas, a fim de não
atrapalhar a qualidade das aulas nem causar sobrecarregamento ;
4. Cada aluno pode participar de quantas turmas desejar, da matéria e série que quiser;
5. Professores também podem participar como alunos, seguindo as mesmas regras.
G- COMUNICAÇÃO POR WHATSAPP:
1. Os grupos serão o principal canal de comunicação entre professores e alunos,
portanto, recomenda-se que fique atento às mensagens;
Com todo o desenvolvimento programado, foi dado ínicio à etapa de divulgação do projeto para a inscrição dos professores através de um link na biografia do instagram do Interact Club de Ipatinga, que continha o formúlario e o edital com as regras.
As inscrições ficaram abertas por 17 dias e foram recebidas 32 respostas de pessoas de várias regiões do Brasil se dispondo a participar dando aulas das diversas matérias curriculares do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio e de uma salinha de conversação em inglês. Apos isso, o clube ficou em função de contactar os inscritos e avaliar o melhor cronograma para as aulas. Assim, com o calendário de aulas pronto, foram abertas as incrições para os alunos no dia 14 de junho, através das mídias sociais do clube, com os interactianos se unindo para divulgar também em suas redes privadas, além de impulsionar as publicações no perfil do clube, a fim de atingir o maior número de pessoas. As aulas tiveram início no dia dois de agosto com mais de 111 pessoas incritas para participarem do IC Educa. A princípio, no final de cada monitoria, era enviado no chat um formulário de avaliação da aula a fim de aprimorar o projeto e as aulas, além de posteriormente a gravação da aula ser enviada para os alunos que não puderam participar ou quisessem rever o conteúdo. Dessa forma, foram ocorrendo as aulas semanalmente por dois meses até a conclusão do projeto. Após o período de férias do Interact Club de Ipatinga e do período de transição de presidentes em que o vice Rubens assumiu a presidência, no ínicio de 2022, concluímos o projeto fazendo as considerações finais e emitindo os certificados para os professores voluntários.
Desafios
Os desafios durante a execução do projeto foram muitos, principalmente relacionados às dificuldades de ss realizar um projeto em escala nacional. Além disso, o IC Educa se tornou o principal foco do clube por um longo período de tempo, no qual as discussões a respeito do seu funcionamento eram diárias e reuniões eram marcadas semanalmente. Durante a etapa de inscrições dos professores, majoritariamente na primeira semana, houveram pouquíssimas incrições para voluntários, no entanto, os interactianos se uniram para que fosse possível angariar um maior número de pessoas. Ademais, houve dificuldade em manter a frequência dos beneficiários nas aulas e desistência de professores antes do fim oficial do projeto.
Metas Alcançadas
O projeto conseguiu alcançar seu obejtivo principal, impactando positivamente no aprendizado dos estudantes através de uma relação mais proxíma entre professor, voluntário e aluno. Além disso, obteve um público diversificado com pessoas de diferentes cidades e voluntários para aplicar aulas da maioria dos conteúdos do sexto ao terceiro ano do Ensino Médio. Ademais, conseguimos desenvolver um bom projeto que integrou o clube e gerou um impacto positivo na vida de todos que paticiparam, além de contemplar aulas extracurriculares como Geopolitica e salinhas de conversação de inglês.
Impactos
O projeto certamente impactou no aprendizado dos alunos, que fixaram melhor o conteúdo e adquiriram um conhecimento mais sólido. Além disso, foi uma oportuinidade de promover a relação entre estudantes de várias séries e lugares do país, encurtando as distâncias através do ensino remoto.