Interact Club de Guarulhos Vila Galvão
Endereço
Guarulhos
SP
Brasil
Objetivos
O objetivo do projeto é ajudar a revitalizar o local que acontece essa processo de equoterapia, no qual utiliza-se cavalos como método terapêutico para abordar questões interdisciplinares, como por exemplo a educação e à saúde, à crianças e jovens com anormalidade física e/ou neurológica, em que o Interact busca fundos através do caixa do clube e de doações externas, para que aos poucos tenha um processo de revitalização eficiente e seguro.
Metas
A principal meta do projeto "Equoterapia: Um Salto de Esperança", é contribuir com a infraestrutura do local reformando duas salas com estado de risco de desabamento, para que o público alvo, crianças e adolescente com transtorno cognitivo e psíquico, sejam beneficiadas diretamente, tendo acesso às sessões de fisioterapia com maior eficácia e consequentemente, consigam lidar de uma melhor forma o seu lado emocional, refletindo assim em uma melhor educação, convivência e qualidade de vida.
Razão do Projeto
Por ser uma área de processos fisioterápicos, o local passava por processos de fragilidade pela falta de fundos suficientes para a manutenção estrutural do local, portanto o Interact Club de Guarulhos Vila Galvão identificou tais questões, estabelecendo a razão do projeto.
Beneficiários
Os beneficiários diretos são as crianças, os adolescentes, os cavalos e os profissionais que trabalham diariamente no local. Já os indiretos, são os familiares que acompanham os filhos na sessão.
Resumo do Projeto
Com a finalidade de auxiliar o “Equoterapia: Equo Life” a se preparar estruturalmente para receber o seu público alvo e também contribuir para o desenvolvimento educacional e físico deste, o Interact Club de Guarulhos Vila Galvão realizou o projeto “Equoterapia: Um Salto de Esperança”, no qual o clube arrecadou fundos para conseguir revitalizar a instituição, visto que continha muitas fragilidades estruturais.
Resultados
Os resultados gerais foram as reformas feitas no local da instituição, visto que tal execução cooperou para o bem estar das crianças e dos adolescentes que frequentam e praticam a equoterapia. Além da boa parceria entre ambas organizações, o que impactou no bom relacionamento entre os responsáveis e na organização do projeto.
Descrição
A partir de uma necessidade encontrada pela vice-presidente do clube de dar visibilidade a equoterapia, forma de fisioterapia empregando o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico, surgiu a idealização do projeto. Além disso, fora visto que era necessário maior conhecimento em tal área, pois tal método busca o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais que devem ser inseridas no meio interactiano. Portanto, houveram longas discussões sobre como o projeto seria colocado em prática e concluíram que a melhor forma de efetivação seria o auxílio a alguma instituição que realizasse tal fisioterapia. Entretanto, um empecilho identificado fora a corporação que o clube iria ajudar, porém após alta procura, a diretora de internos, Vitória Nicoly Miranda, entrou em contato com a “Equoterapia: Equo Life”, fisioterapia situada na região do Tucuruvi, São Paulo, e esta concordou com a parceria entre ambas instituições. Dessa forma, houveram reuniões a fim de decidir o que seria realizado. O clube optou por reformular a estrutura do local, restauração esta que aconteceu de maneira gradativa, ou seja, houveram várias fases a fim de realizar a reforma da maneira mais eficiente, respeitando o tempo necessário para realizá-la, visto que após uma breve visita dos interactianos conhecendo o espaço, fora surgido a necessidade desta a fim de manter a segurança das crianças e adolescentes que frequentam o local. Sendo assim, no dia nove de abril de 2022, foi feita a primeira fase da obra, que correspondeu a reformulação da primeira sala, no entanto foi necessário retornar ao local para cuidar dos últimos detalhes, no dia 23 de abril de 2022, que com a ajuda da Presidente do Interact Club Guarulhos Sul, Isabeli Hirata, foi possível realizar uma arte na parede da sala, a fim de tornar o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Além de que, posteriormente, seria doado kits com brinquedos que estimulem o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Outrossim, fora pensado na execução de uma festa para angariar fundos para a Equoterapia, contando com a presença da família rotária do distrito quatro mil quinhentos e sessenta e três, a fim de contribuir na compra de ração e feno para os cavalos da instituição,e também, reformar outros lugares precários da Instituição.. O projeto ainda está em fase de realização, porém uma parte do projeto já fora realizada. Como o local da instituição está em situações graves de infraestrutura, o clube contou com o apoio do Governador César e a chairwoman do distrito, Cristina Degaspare, no que diz respeito à doação de materiais e pessoas qualificadas para a mão de obra.
Desafios
Os desafios encontrados foram em relação ao local que seria realizado o projeto, visto que a maioria dos espaços não estavam aptos a receber mais de 15 interactianos por dia no local por conta da pandemia. Além de que, quando encontrado a instituição que receberia amparo em sua infraestrutura, a localização era em uma região considerada distante do centro de realização do Interact Club de Guarulhos Vila Galvão, e também houve uma dificuldade no que tange a procura de um profissional grafiteiro que estivesse disposto a realizar, de forma voluntária, uma arte voltada ao foco do local.
Metas Alcançadas
As metas alcançadas foram a reformulação do estabelecimento, no que diz respeito à estrutura, tendo acesso às sessões de fisioterapia com maior eficácia e consequentemente, consigam lidar de uma melhor forma o seu lado emocional, refletindo assim em uma melhor educação, convivência e qualidade de vida