Interact Club de Santa Maria-Dores
Endereço
Santa Maria
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Santa Maria Dores
Orçamento Necessário
R$ 97,75
Objetivos
O projeto teve como objetivo promover e incentivar a leitura para as crianças da E.M.E.F. Pedro Kunz, fazendo uso de uma data comemorativa, a Páscoa, para despertar esse interesse, além de realizar atividades recreativas alusivas a data.
Metas
- Encontrar, contatar e firmar parceria com uma escola para a realização do projeto;
- Definir a temática a ser abordada, os livros a serem lidos e as atividades a serem realizadas;
- Decidir, comprar e montar os brindes a serem entregues às crianças;
Razão do Projeto
Levando em conta a proposta para a segunda semana do projeto 4 por 4, a proximidade do feriado de Páscoa e a situação de vulnerabilidade das crianças da escola, o clube resolveu englobar tais tópicos em um projeto só. Tais crianças não possuem uma condição socioeconômica que lhes permita ter acesso aos famosos ovos de Páscoa ou obras literárias de sua preferência, então a produção de kits aliada à roda de leitura mostrou-se como uma alternativa à realidade cotidiana.
Beneficiários
Os beneficiários diretos do projeto são as crianças da escola que participaram do projeto e foram agraciadas com os kits confeccionados. Já indiretamente, os próprios associados do clube puderam ser beneficiados, visto que puderam exercer suas habilidades de oratória, desenvoltura com o público e didática.
Resumo do Projeto
O projeto “Páscoa literária” consistiu na realização de atividades lúdicas, roda de leitura e distribuição de kits de doces para os alunos do Pré-A, Pré-B e Primeiro Ano da E.M.E.F. Pedro Kunz. O principal objetivo foi praticar a leitura e despertar o sentimento da Páscoa para as crianças.
Resultados
Ao total, foram 37 crianças agraciadas com os kits e com as atividades propostas. No entanto, muito além dos números, o clube firmou uma nova parceria com a escola para a realização de um projeto futuro relacionado à promoção de atividades extracurriculares e esportivas.
Descrição
Tendo como ponto de partida a divulgação do edital do projeto 4 por 4, no dia 20 de março, às discussões em relação ao como o clube iria realizar o segundo projeto foram iniciadas no grupo do Conselho Diretor, onde os membros sugeriram algumas ideias para o tema proposto. Na reunião ordinária do clube, realizada dia 26/03, o projeto foi colocado em pauta e os associados puderam debater sobre como se daria sua realização. A companheira Júlia Garcia sugeriu que fosse realizado algo semelhante ao projeto Piquenique Literário, a fim de facilitar a organização e realização de um novo projeto, sendo sua ideia um consenso entre os associados. Então a companheira Nathalie Milbradt comentou que uma conhecida sua, professora na E.M.E.F. Pedro Kunz, havia demonstrado grande interesse em receber algum projeto do clube em sua escola e ficou responsável por contatá-la a fim de aferir a possibilidade de realizar o projeto lá. Durante a semana, a companheira recebeu a confirmação de que poderíamos realizar o projeto na escola, sendo nos disponibilizado os turnos da manhã e tarde, porém, como muitos associados não poderiam estar presentes no dia, o clube acabou optando por realizar o projeto apenas na manhã do dia 07 de abril. Novamente levantada a pauta do projeto durante a reunião ordinária do dia 02/04, o companheiro Eduardo Dalla Corte sugeriu a compra de doces para serem entregues às crianças e essa ideia foi aprovada pelos associados e pela tesouraria. Na quarta-feira, 06/04, os companheiros Eduardo Dalla Corte e Júlia Garcia realizaram a compra dos doces e confecção dos kits. Nesse mesmo dia, foi criado um grupo no WhatsApp com as companheiras Nathalie Milbradt, Thayná Weisbach, Júlia Garcia e o companheiro Eduardo Dalla Corte para que os últimos ajustes relativos ao projeto fossem realizados. Foi nesse grupo que foram decididos os livros a serem lidos e as atividades a serem realizadas. No dia 07 de abril, o projeto foi finalmente realizado. Em um primeiro momento, a professora Cris realizou um tour pela escola conosco, enquanto as crianças eram levadas até a área em que o projeto seria efetivado. Dando início as atividades com as crianças, realizamos uma rodinha de apresentações, a fim de quebrar o gelo entre nós, Interactianos, e elas. Logo após, o companheiro Eduardo Dalla Corte realizou a leitura do livro “O Coelhinho que não era o de Páscoa” e a companheira Thayná Weisbach, leu o livro “Donq Galinha e o Ovo de Páscoa”. Após a leitura de cada livro, foram realizadas algumas perguntas em relação às histórias para envolver as crianças ainda mais no universo delas. Em sequência, foi realizada uma brincadeira com as crianças, chamada de “Coelhinho sai da Toca” e em seguida, a pintura facial de coelhinhos. Por fim, realizamos a entrega dos kits de doces às crianças, que, a pedido das professoras, guardam-nos nas mochilas para comer apenas após o almoço.
Desafios
Não houve nenhuma grande dificuldade que impedisse a realização do projeto, porém devido ao horário de realização dele (durante o horário de aula), muitos associados não puderam participar ativamente no dia.
Impactos
A curto prazo, as crianças puderam desfrutar de uma Páscoa e um dia diferente na escola. No entanto, a longo prazo, tal projeto pode as ter incentivado a persistir na leitura e a buscar outras fontes literárias.