some image

Horta Escolar

29/05/2022

  • some image
Clube
Interact Club de Santa Rosa

Endereço
Santa Rosa
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Santa Rosa

Objetivos

Explicar a alimentação saudável de forma diferenciada para as crianças da creche EMEI Criança Esperança.



Metas

Conseguir as mudas de legumes e verduras de uma das agropecuárias; Plantar os alimentos destacados, em um espaço da creche EMEI Criança Esperança; Levar uma nutricionista até a escola infantil para explicar para as crianças os princípios de uma alimentação saudável; Adquirir uma árvore de bergamota através da colaboração com a prefeitura de Santa Rosa; Plantar uma árvore na creche; Distribuir melíferas que as crianças consigam plantar em suas casas.



Razão do Projeto

É importante levar em consideração, que a alimentação saudável é uma prática de extrema importância, que precisa fazer parte da vida de todos. Um aspecto que também pode ser observado, é a dificuldade de muitos adultos em aprimorar a sua alimentação, deixando de lado os produtos industrializados e incluindo mais frutas e legumes ao seu dia-dia. Por conta dessa explícita dificuldade, o Interact Club de Santa Rosa julgou como sendo de suma necessidade introduzir a alimentação saudável à vida das crianças, que a partir disso, ja adquirirão esse hábito.



Beneficiários

Além do público alvo, que são as crianças da creche, o projeto também beneficiou a própria escola infantil, que tem agora acesso a temperos, por exemplo, frescos que podem ser retirados diretamente da horta. As famílias também foram beneficiadas de forma indireta, pois crianças que não tinham o costume de aceitar alimentos mais saudáveis, podem ter passado, depois de saber de sua importância, a ter a curiosidade de prová-los.



Resumo do Projeto

Uma horta foi montada na instituição de ensino infantil EMEI Criança Esperança e após o significativo crescimento dos alimentos plantados, uma nutricionista foi levada até as crianças para fazer uma fala sobre a importância da alimantação saudável.



Resultados

Os resultados gerais se basearam na satisfação das crianças ao observarem a horta e descobrirem mais sobre os alimentos plantados e a alimentação saudável.



Descrição

O projeto começou a ser organizado quando a instituição de ensino infantil EMEI Criança Esperança foi contatada e a possibilidade de realização de uma horta que motivasse a alimentação saudável das crianças no local da creche foi aprovada. A partir disso, foi realizado o contato com duas agropecuárias (Agropecuária Campo e Lavoura e Agropecuária do Galo), as quais receberam ofícios (anexados no fim do arquivo) que solicitavam a sua ajuda em forma de doação de mudas, para que a horta pudesse ser criada. Após alguns dias, a Agropecuária do Galo decidiu que poderia contribuir com mudas e sementes de diferentes alimentos como alface, rúcula, salsinha, cebolinha, rabanete, cenoura e couve. No dia do projeto em questão (01 de abril, sexta-feira), a companheira Luísa Deutsch foi até a agropecuária, retirou as semenes e mudas e se dirigiu para a escola infantil citada com os companheiros Amanda Rohden, Amanda Schernn, Amanda Berwanger, Rafaela Bieger, Luís Ferreira, Suéllen Ferreira, Theo Enrico e Giovana Gollin para dar início a plantação. Por volta das 15 horas e 30 minutos, a horta estava completa e regada, o que possibilitou o término da primeira fase do projeto. Em seguida, os companheiros se dedicaram em encontrar uma nutricionista que estivesse disposta a ir até a creche, explicar algumas propriedades dos alimentos plantados e conversar com as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, não deixando de falar também sobre os processos de desenvolvimento dos elementos da horta. Assim sendo, 48 dias após o dia de plantação, tempo que se julgou necessário para um crescimento significativo da horta, a nutricionista Danieli Simon acompanhou alguns associados até a creche, esses foram direcionados até a sala das crianças e a partir disso, a nutricionista fez o uso da palavra, inicialmente se apresentando e depois, falando sobre a importância dos alimento e solicitando que as crianças descobrissem sobre quais alimentos ela estava falando. Após a fala da profissional, as crianças foram até a horta e conheceram melhor o espaço e os alimentos plantados, relatando também a sua relação com alimentos saudáveis. Em seguida, os companheiros do Interact fizeram uma fala sobre a importância de melíferas e entregaram para cada criança, sementes das árvores de cereja ou de bergamota, juntamente com um cartão explicando o passo-a-passo de como planta-las de maneira correta em suas casas. Ainda nessa tarde, uma árvore de bergamota foi plantada pelos companheiros do Interact, num local próximo a horta(a árvore foi obtida através de um ofício que a solicitava a prefeitura de Santa Rosa, que quase imediatamente autorizou a sua retirada).



Desafios

Não foram encontradas dificuldades em nenhum aspecto para a realização do projeto.



Metas Alcançadas

As metas foram alcançadas pois as mudas de legumes, vegetais e temperos foram conseguidas, a horta foi devidamente elaborada, uma nutricionista foi até a creche, uma árvore de bergamota foi plantada na creche e as crianças receberam as sementes de árvores para serem plantadas em casa.



Impactos

Os impactos a curto prazo, são baseados na animação das crianças ao observarem a evolução da horta, incluindo a colheita dos temperos, legumes e vegetais, além do seu contato com o plantio da árvore distribuída. Os principais impactos a longo prazo, são resumidos a alimentação saudável que possivelmente será adotada pelas crianças, que também comentarão sobre a importância dessa com as famílias.



Outros Projetos