Interact Club de Sete Lagoas
Endereço
Sete Lagoas
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Sete Lagoas
Orçamento Necessário
R$ 1.100,00
Objetivos
O RYLA tem como objetivo melhorar a relação entre interactianos de diferentes clubes, aprimorar o conhecimento dos jovens sobre o funcionamento da instituição, alcançar novas pessoas para participarem do Interact.
Metas
A participação de todos os associados do Interact Club Sete Lagoas e que cada interactiano levasse um convidado.
Razão do Projeto
Após o período da pandemia, os clubes envolvidos viram a necessidade da realização de um evento presencial que aumentasse a interação entre os associados dos clubes e promovesse a troca de experiências entre jovens, despertando o sentimento da família rotária e tornando os interactianos mais próximos da instituição.
Beneficiários
Os associados de todos os clubes envolvidos.
Resumo do Projeto
O Interact Club Sete Lagoas sediou um evento do RYLA, em Sete Lagoas, com o Interact Club BH Leste e Rotaract Club Rei do Mato. Neste os associados dos respectivos clubes se reuniram para a realização de um dia interativo que aprimorasse a relação entre estes e o conhecimento sobre o Interact, através da troca de experiências.
Resultados
O 3° RYLA do Interact Club Sete Lagoas ocorreu tranquilamente. As palestras foram extremamente dinâmicas e o evento importante para o estreitamenteo dos laços entre os clubes. Além disso, apresentou urgência quanto a participação mais ativa dos associados do clubes nas tarefas de planejamento e desenvolvimento de projetos e reuniões, assim como, no desenvolvimento da fala. Visto que, os associados mais novos não apresentam essas características trabalhadas.
Descrição
Desde o início do segundo semestre da gestão 21\22 o presidente, Gustavo Vieira, propôs a realização de um evento em Sete Lagoas. Este, fazendo parte da comissão do RYLA, Rotary Youth Leader Awards ou Prêmios Rotários para Jovens Líderes, buscou que este fosse realizado na cidade. O evento em si, serve como um dia no qual, Interact Clubs se reúnem e tem um dia de confraternização marcado por palestras e premiações aos clubes envolvidos. Portanto, o Interact Club Sete Lagoas, responsável por organizar o evento, conseguiu o colégio da rede de ensino SESI para sediar o evento no dia 01\05, Dia do Trabalhador. Além disso, também estabeleceu outras parcerias essenciais para a ocorrência do evento, dentre elas com o restaurante Skina’s, parceiro do Interact Club Sete Lagoas, responsável pelo almoço e a HB Distribuidora, responnsável pelas bebidas.
Após isso, foi organizado o cronograma do evento, no qual, ocorreriam quatro palestras na parte da manhã e seria realizada uma dinãmica com todos os presentes à tarde. Os palestrantes escolhidos foram: Lara Freitas, Chair do RYLA Distrital e presidente do Rotary Club BH Leste; Camila Dornas, associada do Rotary Club Sete Lagoas e assistente social;Aurélio Salles, governador do Distrito 4521, 22\23; Gustavo Vieira, presidente do Interact Club Sete Lagoas, Tesoureiro Distrital, Representante Distrital de Interact 22\23. Com isso, o formulário de inscriçãofoi criado e neste o interactiano ou convidado deveria preencher uma série de questões sobre a instituição e pagar o preço de 15 reais para custear as refeições e as bebidas. Já o transporte ficou à parte de cada clube.
O RYLA iniciou às 8:30 da manhã com a chegada dos clubes ao local associado a um momento de interação com café da manhã entre os interactianos. Logo após iniciou-se o momento das palestras, pela manhã, às 9:15, Lara Freitas, realizou uma palestra sobre o Desenvolvimento de Projetos, que abordou a necessidade de um planejamento bem feito. Logo após às 9:45, Camila Dornas, trabalhou o tema Empoderamento Feminino, visto esta como uma nova área de enfoque do Rotary Internacional. Após um pequeno intervalo, às 10:30 ocorreu a palestra do Aurélio Salles sobre liderança e o papel de um líder, principalmente, em uma instituição como o Rotary e Interact em liderar da melhor forma possível, sabendo que a reunião das pessoas presentes nessas isntituições é marcado por forte liderança da parte de todos, algo que se não trabalhado, pode ser um grande problema.
Ao fim da palestra do governador, foi disponibilizado o almoço com três opções de almoço:vegetariana, strogonoff ou carne de panela, que foram definidas pelos presentes na inscrição, e a entrega de refrigerantes e sucos. Após o almoço houve a última palestra do dia, com Gustavo Vieira, presidente do Interact Club Sete Lagoas e Tesoureiro Distrital, sobre, ``O que é Interact?”. Com o fim das palestras foi estabelecida uma dinâmica coordenada por algumas associadas do Interact Club Sete Lagoas: Ana Lívia Calazans, Cecília Stephanie, Isabela Lemes e Maria Luiza L’abbate. As pessoas ali presentes foram divididas em quatro grupos e responsáveis por criar um projeto sobre Empoderamento Feminino, à serem avaliados. Após o tempo de criação e estruturação houve uma pausa para um café da tarde seguido da apresentação dos projetos e avaliação dos juízes. A dinâmica ocorreu muito bem e o projeto ganhador, ou seja, aquele mais bem estruturado, terá seu projeto efetivado. Dessa forma, o projeto finalizou-se de maneira bem dinâmica e contando com a participação de todos os envolvidos.
Desafios
Houveram poucos empecilhos para o desenvolvimento do projeto. No dia, o almoço chegou mais cedo do que o previsto e houve uma pequena alteração no cronograma.
Metas Alcançadas
Grande parte do quadro associativo do Interact Club Sete Lagoas esteve presente no RYLA, entretanto, poucos levaram convidados.
Impactos
O RYLA foi responsável por aflorar o sentimento da família rotária entre os interactianos, visto que, em sua maioria, não tiveram projetos que envolvessem outros Interacts Clubs presencialmente. Além disso, serviu como inspiração para futuros interactianos e aprendizagem através de palestras e dinãmica incríveis.