some image

Amor Fraterno

30/05/2022

  • some image
Clube
Interact Club de Sete Lagoas

Endereço
Sete Lagoas
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club Sete Lagoas

Orçamento Necessário
R$ 100,00

Objetivos

Encorajar mães que se encontram em conflito com a maternidade e expandir o espírito comemorativo do Dia das Mães pelo local.



Metas

Criar uma ponte entre Dona Vânia, uma mulher/mãe já experiente, e as demais mães do local através de um bate-papo de duas horas, para que compartilhassem de suas histórias maternas e aconselhassem umas as outras, de acordo com suas vivências.



Razão do Projeto

O projeto possibilitou que mães, de diferentes faixas etárias interagissem entre si, para, não só trocarem experiências, mas também encorajarem umas às outras a persistirem na tão desafiadora jornada da maternidade.



Beneficiários

Mães que estiveram presentes na roda de conversa, além de Dona Vânia, psicóloga Patrícia e interactianos ouvintes, por se alienarem de situações que muitas mães enfrentam durante maternidade.



Resumo do Projeto

No dia 07/05 (véspera do Dia das Mães), o Interact Club de Sete Lagoas contou com a parceria de Dona Vânia Maria e da psicóloga Patrícia Lemes para promover uma roda de conversa durante a tarde às mães moradoras da Ocupação da Cidade de Deus, em Sete Lagoas. No encerramento, ainda houve um lanche coletivo com a participação do gari Fernando Caldeira, que colaborou com frascos de algodão doce distribuídos para os presentes.



Resultados

As mães participantes puderam interagir entre si e se acolherem nesse momento de véspera do Dia das Mães. E ainda desfrutaram do lanche levado pelo Interact Club de Sete Lagoas e dos algodões doces disponibilizados por Fernando.



Descrição

O Interact Club de Sete Lagoas, com o intuito de enaltecer as mães da Ocupação da Cidade de Deus na véspera da data comemorativa do Dia das Mães 08/05, concretizou um bate-papo entre mulheres que passam pelo processo da maternidade. Conduzida por Dona Vânia e pela psicóloga Patrícia, a conversação se iniciou com a primeira contando sobre suas dificuldades no início em ser uma mãe com condições financeiras precárias e ainda enfrentando um ex-marido abusivo. Logo, essa história foi sucedida por outra mulher que disse ter sido forçada à abandonar seus estudos para se casar com homem agressivo que fora pai de seus filhos. Mas atualmente, ela se reconhece como grande guerreira por ter se separado e conseguido vencer a desafiadora vida de mãe solteira. Assim como ela, cada mulher presente contou um pouco de sua relação com a maternidade e foram se identificando umas com as outras. Algumas bem novas, de 18 a 20 anos, puderam escutar e aprender com aquelas mais experientes, como Dona Vânia, por exemplo. Para concluir a roda, foi realizada uma dinâmica envolvendo um espelho, na qual todas elas, ao segurarem o objeto em sua frente, deveriam dizer, em voz alta, o que achavam daquilo que viam, ou seja, cada uma dizer sua opinião sobre si mesma, já que eram elas próprias a imagem projetada no vidro. Isso abriu um espaço para o amor próprio e a autovalorização, pois puderam enaltecer seus esforções e exaltar as mulheres-mães que são. Portanto, após mais de duas horas decorridas da conversação, as participantes desfrutaram de um lanche da tarde levado pelo clube interactiano, com direito à potinhos de algodão doce, dados pelo colaborador Fernando Caldeira, como lembrança à data comemorativa do Dia das Mães.



Desafios

Como o projeto foi realizado na própria Ocupação do CDD, as condições estruturais eram precárias. Por isso, com o passar da tarde, o sol começou a atingir a roda formada, o que incomodou um pouco as mulheres presentes.



Metas Alcançadas

Esse momento de conversação permitiu a mães, que não têm tanta liberdade e/ou oportunidades de se abrirem, desabafarem sobre seus desafios sem medo do julgamento. O projeto também impactou na maior valorização de cada uma consigo mesma, ao contarem sobre suas histórias e reconhecerem seus esforços.



Impactos

Esse momento de conversação permitiu a mães, que não têm tanta liberdade e/ou oportunidades de se abrirem, desabafarem sobre seus desafios sem medo do julgamento. O projeto também impactou na maior valorização de cada uma consigo mesma, ao contarem sobre suas histórias e reconhecerem seus esforços.



Outros Projetos