some image

Concurso Interno de Oratória (CIO)

30/05/2022

Clube
Interact Club de Araçuaí

Endereço
Araçuaí
MG
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Araçuaí

Objetivos

A partir do pensamento de que a oratória é de extrema importância na vida e no desenvolvimento dos jovens, o clube teve como principal objetivo incentivar o uso e o aprimoramento dessa arte; de forma com que os envolvidos fossem estimulados a buscar pelo conhecimento e melhorassem suas habilidades sociais de comunicação.



Metas

O clube traçou como metas principais para a realização do projeto:

  • Conseguir uma grande participação de associados e aspirantes no concurso;
  • Criar uma forma de acolher os participantes, de maneira com que eles se sentissem incentivados e tranquilos para participarem;
  • Incentivar o interesse dos interactianos para a oratória.


Razão do Projeto

Tendo em mente que o Interact é uma organização de jovens que busca estimular a liderança, o concurso de oratória foi planejado visto que essa arte surge como uma importante ferramenta para a formação de líderes e pessoas que saibam se posicionar e interagir com o mundo ao seu redor. Sendo assim impulsionado pelo desejo de incentivar os cadidatos a desenvolverem suas habilidades comunicativas.



Beneficiários

Como já dito, a oratória revela diversas melhorias na vida daquele que é estimulado a se comunicar de maneira eloquente. Portanto, assim como planejado, o projeto teve como beneficiários diretos todos os participantes do concurso, não somente o ganhador; visto que eles foram expostos a uma situação que permitiu um maior contato com a arte em questão. Um outro ponto a ser destacado deve ser a redução no valor da inscrição para a CODIC para todos os participantes, a partir do patrocínio do Rotary que colaborou com metade da taxa para os candidatos.

Também foram beneficiados a partir do projeto todos que tiveram a oportunidade de assistir ao concurso, dado que tiveram um contato indireto com a oratória e puderam adquirir um maior conhecimento quanto ao tema abordado nos discursos.



Resumo do Projeto

A oratória é uma arte que permite a melhor comunicação entre as pessoas e a nossa interação com o ambiente e aqueles que nos rodeiam. O Interact Club de Araçuaí então, pensando na importância de incentivar essa condição nos associados e aspirantes, elaborou o Concurso Interno de Oratória; no qual os participantes foram expostos a um tema para basearem seus discursos. O concurso ocorreu na noite do dia 24 de maio, contando com a participação de 5 candidatos.



Resultados

No dia 24 de maio, o clube realizou o Concurso Interno de Oratória, que após muitas semanas de organização, contou com a apresentação de 5 participantes que discursaram baseando-se no tema “Manipulação e Persuasão: Como os extremos da oratória influenciam a vida das pessoas.”, e foram julgados por 4 jurados. A ganhadora, assim como proposto inicialmente, será indicada para o Concurso Distrital de Oratória e terá a sua taxa de inscrição para a CODIC paga pelo clube.



Descrição

Durante a reunião do dia 03 de maio, o diretor de protocolo, Lucas Gonçalves, e a vice-presidente e ganhadora do Concurso Distrital de Oratória 21-22 (CDO), Laura Passos, anunciaram aos presentes que o clube realizaria um Concurso Interno de Oratória. Foi exposto também que o prêmio de primeiro lugar seria a viagem paga para a CODIC.

Durante a semana, a comissão organizadora formada por Lucas e Laura, disponibilizou no grupo de WhatsApp um edital contendo todas as informações necessárias sobre o concurso, explicando as etapas, maneira de inscrição e formas de avaliação. No dia 07, sábado, foi enviado para os associados e convidados um guia, onde foi colocado o tema e expostos materiais para auxiliarem na preparação dos candidatos.

Visto que até a reunião do dia 10 de maio havia poucas inscrições, a data de fechamento delas foi adiada, e foi proposta a realização de um workshop na quinta-feira para a preparação dos candidatos e explicação quanto a realização do concurso como uma maneira de tranquilizá-los. Assim como planejado, o workshop foi preparado e passado aos interactianos e aspirantes no dia 12 de maio às 19:00 através da plataforma Google Meet, incentivando a participação de todos.

Ao decorrer da semana seguinte, os candidatos foram incentivados a se dedicarem e prepararem para o concurso da melhor forma possível. Contudo, em razão de um grande número de desistências e participantes que ficaram impossibilitados de participar, o concurso foi adiado da data inicial, dia 21, para a terça-feira, dia 24 de maio.

Na data prevista, às 19:00, iniciou-se o concurso e os candidatos foram sorteados na ordem de apresentação. Aqueles que ainda não haviam discursado foram isolados em uma sala separada para que não tivessem acesso as falas anteriores. O concurso contou com a participação de 4 associados e 1 aspirante, sendo eles: Matheus Honorato, Maria Clara Anjos, Maria Clara Otoni, Ana Carmona e Larissa Lopes. Os discursos seguindo o tema “Manipulação e persuasão: como os extremos da oratória influenciam a vida das pessoas.” foram julgados pela comissão organizadora: Lucas Gonçalves e Laura Passos; pela presidente, Letícia Mota, e a rotariana, Juliana Pinto; seguindo os critérios: “geral”, “conteúdo”, “desempenho”, “linguagem” e “tempo” (para o último foi estabelecido um prazo de 3 a 5 minutos). Além destes, também estavam presentes alguns aspirantes que assistiram atentamente ao concurso

Ao final das apresentações, a comissão organizadora selecionou os ganhadores de 1°, 2° e 3° lugar, seguindo as avaliações de cada jurado e critérios.

Após o pronunciamento de cada jurado, parabenizando à todos os participantes e destacando a importância da participação e do comprometimento dos candidatos, foram anunciadas as colocações, com a Maria Clara Otoni em 3° lugar, Maria Clara Anjos em 2° e Ana Carmona em 1°.

O concurso foi finalizado e, tanto os participantes, quanto os jurados e espectadores se mostraram satisfeitos com a experiência que lhes foi proporcionada.



Desafios

Como somos seres humanos é comum e esperado que surja um sentimento de nervosismo e ansiedade quando são tratados de concursos ou de falar em público. Por isso, o clube encontrou como desafio principal a participação dos aspirantes no projeto; visto que o número de inscrições foram baixos e ocorreram desistências próximas a data de execução. Contudo, ainda assim, foi possível ser realizado o concurso com aqueles dispostos a participarem e que se dedicaram ao máximo na elaboração e fala dos discursos.



Metas Alcançadas

Mesmo que a quantidade de participantes não tenha sido alta, aqueles que discursaram foram bem acolhidos, tranquilizados e preparados para a situação;

O concurso então, atingiu seu objetivo principal, incentivando o interesse dos interactianos para a oratória.



Impactos

Seguindo um dos objetivos traçados pelo Interact Club, o CIO impactou diretamente na maneira com que os participantes viam e desenvolviam a oratória no seu dia a dia. O concurso possibilitou o aprimoramento dessa ferramenta e estimulou o aperfeiçoamento dessa arte, de forma com que aqueles que se dispuseram a participar foram instruídos e puderam melhorar a forma com que se posicionam e interagem com as pessoas e o ambiente ao seu redor.



Outros Projetos