Interact Club de Ouro Preto
Endereço
Ouro Preto
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club De Ouro Preto
Orçamento Necessário
R$ 1.136,40
Objetivos
O objetivo deste projeto é fomentar o exercício de modelos de estruturas de fala e texto dentro do Interact, Rotaract e comunidade de forma a auxiliar que as pessoas participantes possam se desenvolver na arte da fala, oratória e retórica de forma a melhorar seu desempenho em atividades diárias dentro, fora da família rotária e vida profissional.
Metas
Mostrar a oraratoria aplicada em diversas formas , conesguir palestrantes qualificados e a presença e participação nas palestras.
Razão do Projeto
Ajudar na oratoria não só da familia rotária mas de todos que se intessassem gratuitamente.
Beneficiários
Foram beneficiados todos que estiveram presentes ou assitiram as palestras no youtube e os que realizaram as atividades propostas pelos palestrantes
Resumo do Projeto
A oratória bem como a capacidade de falar em público é uma habilidade que se mostra cada vez mais importante no nosso dia a dia para apresentar nosso posicionamento e desenvolver debates e discussões saudáveis dentro de quaisquer âmbitos os quais frequentamos sendo profissionais ou casuais.
Mediante essa fala o Rotaract Club de Ouro Preto e Interact Club de Ouro Preto trabalharam juntos para conceber um projeto capaz de trazer múltiplas práticas que constroem a oratória sendo capaz de mostrar que ela pode ser trabalhada em quaisquer áreas como teatro, comédia, política, educação
Resultados
O projeto obteve no total 6 encontros que geraram os materiais em vídeo que possuímos e distribuímos publicamente no YouTube. Obtivemos uma média de participação de 16 pessoas por encontro. No Instagram houveram 21 postagens e ao todo 142 seguidores impactados pelos materiais desenvolvidos.O projeto obteve avaliações positivas entre os participantes pontuando o fato que bons conhecimentos foram compartilhados e a palestra que obteve maior atenção foi do conteúdo de Comédia com Leandro Borba. Acredita-se que seja devido a ser uma celebridade local sendo bem conhecido por seu conteúdo.
Descrição
O projeto Ouradores foi apresentado pelo companheiro Helbert e votado peloRotaract Club de Ouro Preto em reunião ordinária online no dia 25 de julho de 2021. Após votação, o grupo composto pelos rotaractianos (Helbert, Keila, Julia e Lucas) e interactianos (Ana Clara, Ana Júlia, Cristiane, Eduarda, Lara e Pâmela) iniciou os trabalhos durante a semana referente a construção dos encontros que constituem as habilidades de fala em público a serem trabalhadas no projeto. As temáticas dos encontros definidos no escopo do projeto foram: Exercitando a Fala, Poesia e Declamação, Teatro e a Expressão, Humor e Improviso, Discursos, Oratória Pedagógica, Oratória Política e Oratória Científica. A partir deste ponto, foram escolhidas as datas para os encontros dado o dia e horário escolhido pelos clubes sendo aos sábados às 15:30 na plataforma Zoom com um perfil disponibilizado pelo Rotary Club de Ouro Preto de forma que seria possível realizar e gravar os encontros. Por fim, as datas escolhidas foram, 28/08, 11/09, 25/09, 09/10, 23/10, 06/11, 20/11 e 04/12, assim ocorrendo em ciclos quinzenais, evitando feriados e/ou datas comemorativas.
Na semana do dia 01/08, se iniciou os processos de elaboração da identidade visual do projeto, ajuste de plataformas de apoio dentro do projeto como Sympla, Gmail, Zoom, Canva e Whatsapp, e estruturação do primeiro encontro a ser realizado no dia 28/08 com a temática Exercitando a Fala a qual seria trabalhado o cuidado e zelo no uso da voz. Assim, foram criados previamente os eventos dentro do Sympla para gerenciamento de entradas e posteriormente a emissão de certificados, os grupos no Whatsapp como canal de comunicação com participantes, os modelos de reuniões no Zoom, as mensagens a serem enviadas aos participantes, a identidade visual no Canva, o canal no YouTube para postar os encontros gravados e conta no Instagram para divulgação das atividades.
Na primeira quinzena do mês de Agosto, houve o ajuste para que as atividades fossem facilmente realizadas a partir de um modelo concebido pela equipe, sendo protocolo padrão, imagens de divulgação padrão, cronograma de atividades padrão e por fim haver todos os encontros nas datas estabelecidas.
No dia 03/08 foi confirmado que uma fonoaudióloga chamada Fabiana Gobo que foi a primeira palestrante do evento no dia 28/08 às 15:30 com o tema de exercitando a fala. Houve a presença de 17 pessoas que foram bem participativas contribuindo para a extensão da palestra além do tempo planejado. E dentro do escopo do projeto, foi proposta uma tarefa sobre entonação para todos praticarem os conhecimentos elucidados.
No dia 23/08 foi confirmada como palestrante a poetisa Kelly Helena Santos Caldas como segunda palestrante com sua palestra aconteceu no dia 11/09 de 15:30 com o tema de poesia e declamação, temática na qual seria trabalhada o modelo de fala poético que promove cultura, pode ser facilmente consolidada com o ensino básico e está presente na vida de todos pelo reforço em pausas e estrutura de dicção. No dia da palestra houveram problemas com link direcionado do Sympla para o Zoom, mas foram resolvidos rapidamente. Foi proposto aos participantes a execução de duas tarefas de casa: a primeira envolvendo o estilo de poesia Blackout e a segunda, uma poesia inspirada em Manoel de Barros.
No dia 04/10 foi confirmado a atriz Marina de Nóbile como terceira palestrante que teve sua palestra no dia 09/10 às 15:30 com a temática de Teatro e a Expressão a qual seriam trabalhados aspectos da expressividade dentro da fala e apresentação que podem ser úteis no cotidiano para representação de sentimentos e clareza no discurso.
No dia 19/10 foi confirmado o professor José Alex Maia Machado que é associado do Rotaract Club de Mariana como o quarto palestrante sua palestra aconteceu no dia 06/11 às 15:30 com o tema de Oratória Pedagógica a qual seria proposto a modalidade de discurso e fala que possui aspectos do ensino, ou seja, um modo de discursar que leva a exemplificação, o texto discursivo e apresentativo.
No dia 28/10 foi confirmado a professora Yasmin Calmet Doutora em Ciências políticas pela UFSC como a quinta palestrante no dia 20/11 às 15:30 com o tema Oratória Política o qual foi proposto para ela que trouxesse a modalidade de fala e texto que tem como objetivo impactar pessoas, trazendo consigo exemplos de vivência que podem não possuir comprovação científica pois o objetivo é causar alguma emoção ao ouvinte/espectador. E assim ela trouxe a temática brilhantemente e trazendo consigo a discussão de como este modelo de fala pode ser poderoso e de grande apelo para as atividades de cunho social levando todo o cuidado para entender o público antes de desenvolver o discurso.
No dia 31/01 foi confirmado Leandro Borba do enquanto isso em Ouro preto como sexto e último palestrante sua palestra aconteceu no dia 05/03 às 15:30 com o tema Comédia que trouxe consigo aspectos do texto com o objetivo de impactar e causar o riso do ouvinte pois é uma modalidade de discurso que trabalha compreensão do público, preparo da piada e “clima” da situação em que o locutor se encontra.
Após a sexta palestra, a comissão organizadora decidiu por encerrar o projeto dado que houve uma expansão não planejada do cronograma que em conjunto com o retorno de muitas atividades presenciais, prejudicou o público e audiência do projeto. Assim, para aproveitar positivamente todas as experiências bem como material produzido pelo projeto, a equipe colheu os demais feedbacks do projeto e prosseguiu com a escrita do relatório de atividades.
Desafios
Os desafios encontrados foram com alguns problemas tecnicos e quem organizaria cada encontro.
Metas Alcançadas
Mostrou a oratoria aplicada em diversas formas , conseguir palestrantes qualificados e a presença e participação nas palestras.
Impactos
O impacto do projeto sobre os participantes refletiu no Concurso de Oratória que realizado no mês de fevereiro teve a amostra de como o Ouradores serviu como motivação para que houvesse oradores para discursar