Interact Club de Paranaguá-Taguaré
Endereço
Paranaguá
PR
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Paranaguá-Rocio
Objetivos
Fazer com que o clube entenda mais precisamente sobre a doação de sangue, para que os associados sejam capazes de incentivar esse ato com seus pares. Divulgar informações sobre a doação para os seguidores do clube nas redes sociais.
Metas
- Conscientizar o clube a respeito da doação de sangue;
- Capacitar a comissão/o diretor de imagem pública do clube a explicar sobre a doação de sangue;
- Criar artes explicativas para a explicação ao público geral;
- Incentivar, pelo menos, associados e familiares a doarem;
- Aumentar as doações mais urgentes do Hemepar.
Razão do Projeto
Com a pandemia e o isolamento social, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) Hemepar de Paranaguá anunciou que estaria precisando de mais doações de sangue. Devido a projetos antigos com a UCT, já havíamos um grupo com associados da família rotária parnanguara e membros do hemepar, o que facilitou o contato e a explicação da urgência da reposição constante dos estoques.
Beneficiários
Diretamente, as pessoas que receberão o sangue doado e os trabalhadores do Hemepar, que não precisarão se preocupar tão urgentemente a respeito das doações. Indiretamente, os doadores e a comunidade que recebeu as informações (os seguidores das redes sociais, os associados do clube e seus familiares).
Resumo do Projeto
Projeto de imagem pública para ajudar o hemepar de Paranaguá, que estava com poucas doações na época da realização. Fizemos postagens nossas redes e realizamos uma conscientização dentro do clube a respeito da doação de sangue.
Resultados
Não houve mais a urgência de sangue no Hemepar durante a realização do projeto!
Os associados acabaram não podendo doar, porque não tinham idade, não cumpriam requisitos obrigatórios de saúde ou já haviam doado recentemente, mas conseguimos incentivar doações externas que contribuíram para reduzir a necessidade imediata da UCT.
Descrição
No início de outubro de 2021, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) Hemepar de Paranaguá comunicou a parte da família rotária parnanguara (Interact Club de Paranaguá-Taguaré, Rotaract Club de Paranaguá-Rocio e Rotary Club de Paranaguá-Rocio) que estaria precisando de mais sangue, devido à baixa de doações causada pela normalização do isolamento social pandêmico. Por causa de projetos antigos em parceria com a UCT, já havíamos um grupo de WhatsApp com lideranças das instituições, para facilitar o contato.
Com essa informação, os associados do Interact Club de Paranaguá-Taguaré decidiram divulgar sobre como a doação de sangue pode ser realizada, quais são os requisitos, por que doar, quais são os benefícios, sobre os tipos sanguíneos e outras dúvidas comuns, como quanto tempo dura o processo e o que muda no indivíduo após a doação.
Para isso, durante todo o mês de outubro, todo o clube se mobilizou para aprender mais a respeito da doação e todos os tópicos mencionados acima, a fim de conseguir incentivar a doação e tirar as próprias dúvidas quanto ao processo. Essas informações foram discutidas e apresentadas em reunião, além de pesquisarmos em casa conteúdos a mais.
No final de outubro e no início de novembro, o Diretor de Imagem Pública do clube no momento do projeto, Davi Gonsalves, foi melhor instruído e criou postagens para o feed do Instagram do clube a respeito da doação de sangue. Essas artes foram postadas entre 29 de outubro e 7 de novembro de 2021.
Conjuntamente, os interactianos do clube que poderiam doar sangue foram incentivados a realizar tal ato, e, quem não poderia, por idade ou outras questões (como problemas de saúde e impedimentos temporários), foi incentivado a convidar parentes e amigos a doarem. O incentivo ocorreu tanto em reuniões, quanto no grupo de WhatsApp do clube, além de os associados estarem lendo as postagens do Instagram. Foi solicitado ao clube, também, que engajasse as artes, para um maior espalhamento das informações apresentadas.
Felizmente, por mais que os associados em si não puderam doar, familiares, amigos e conhecidos doaram, o que tranquilizou a urgência do Hemepar por um tempo.
Desafios
O clube perdeu muitos associados devido à pandemia, com desânimo a atividades on-line e, posteriormente, híbridas. Então, poucas pessoas engajaram nas postagens do clube e os interactianos do clube acabaram não doando eles mesmos, o que dificultou a realização nesse quesito.
Metas Alcançadas
- Conscientizamos o clube a respeito da doação de sangue (e capacitamos para explicar!);
- Capacitamos o diretor de imagem pública do clube a explicar sobre a doação de sangue;
- Criamos artes explicativas para a explicação ao público geral;
- Incentivamos familiares a doarem;
- Aumentamos as doações mais urgentes do Hemepar.