Interact Club de Araraquara
Endereço
Araraquara
SP
Brasil
Objetivos
Os principais objetivos do projeto ligavam-se ao desenvolvimento do companheirismo entre os associados do clube, bem como à prática da oratória, devido ao estímulo dado à articulação oral de cada um.
Metas
A principal meta do projeto era fazer com que todos os associados que estavam presentes a cada reunião falassem sobre os ocorridos ao longo da semana, desde o último encontro/reunião.
Razão do Projeto
O projeto, que já é marca registrada do clube, surgiu em gestões anteriores, porém manteve-se, devido ao seu impacto positivo para os associados e demais envolvidos. A sua necessidade está na implantação de um espaço reservado nas reuniões do clube para quebrar com o rigor formal das atividades, bem como para constituir laços, inserindo todos, de forma efetiva e carinhosa, dentro da grande Família Rotária.
Beneficiários
Os beneficiários do projeto foram basicamente os associados envolvidos a cada reunião, pois passaram a ver no Interact não apenas uma organização de trabalhos e serviços de voluntariado, mas também um grupo de amigos, uma segunda família.
Resumo do Projeto
O projeto entra na categoria de Internos, pois consistia em um momento das reuniões do clube destinado ao companheirismo, no qual os associados e conselheiros faziam relatos do que ocorreu ao longo de suas semanas, trocando, dessa forma, experiências, sejam elas positivas ou negativas, mas sempre com total atenção dos ouvintes para apoiar o grupo.
Resultados
O clube teve como resultado principal advindo desse projeto um aumento da confiança no Interact, além da clara concretização de laços entre os associados e demais membros. Foi uma atividade muito importante para a manutenção das frequências nas reuniões.
Descrição
Em cada reunião ordinária, a Presidente ou a Vice-presidente (em casos de ausência da primeira) sempe incluiam em suas pautas de atividades a serem discutidas e realizadas no dia um momento para a realização do projeto que, desse modo, atravessou todo o ano rotário. Na fração de tempo destinada à sua execução, todos os membros da mesa aberta - os associados e conselheiros - faziam o uso da palavra, bem como os membros da mesa diretora e protocolo. Ao final da fala de cada um, eram feitos comentários de apoio e fraternidade, revelando ser um grande estepe para a continuação dentro do clube.
Desafios
O principal desafio encontrado foi a participação dos associados na ideia do projeto, pois inúmeros tinham vergonha ou pouca desenvoltura para se expressar publicamente.
Impactos
Cada associado sentiu-se num espaço mais descontraído e passou a ver o clube como um espaço emancipador de suas vidas, além da prática com a oratória, que foi verificada no desenvolvimento da qualidade de expressão de todos.