some image

Amor Sem Data

30/06/2022

Clube
Interact Club de Araraquara

Endereço
Araraquara
SP
Brasil

Objetivos

O principal objetivo do projeto era arrecadar uma quantidade satisfatória de alimentos para destinar ao projeto da geladeira CORA, presente na cidade havia 4 anos até aquele momento e que era muito importante na rotina desgastante dos pacientes em tratamento contra o câncer. Vale ressaltar que, durante e após o período pandêmico, a mesma sofreu uma queda abrupta em suas contribuições e, por isso, a atividade por parte do club era de suma relevância.



Metas

A principal meta do projeto foi a participação dos associados em pelo menos um dos turnos de arrecadação, além da adesão daqueles também na entrega do alimentos na sede da Sicredi, onde a geladeira estava armazenada e sendo mantida.



Razão do Projeto

A sua necessidade surgiu quando o clube teve conhecimento da existência de uma geladeria comunitária que recebe doações de pessoas e instituições de voluntariado da cidade com o intuito de destinar alimentos para o consumo por parte de pacientes que realizavam tratamento oncológico na cidade, provenientes inúmeras vezes de outros municípios da região, e que vinham passar pelos processos clínicos e laboratoriais em jejum, e sem possuir condições de renda satisfatórias para lanchar e recuperar-se do desgate físico que os quimiofármacos proporcionam.



Beneficiários

Os principais beneficiários do projeto foram os pacientes do CORA, que tiveram suas refeições pós-tratamento garantidas com a profícua arrecadação realizada, além da própria geladeira comunitária que passou a ser melhor divulgada, inclusive pelo trabalho feito pelo clube em suas redes sociais com um painel de fotos dos dias de arrecadação e de entrega dos produtos.



Resumo do Projeto

O projeto consistiu em uma arrecadação de alimentos e produtos para a geladeira solidária do CORA (Centro Oncológico da Região de Araraquara), que alimenta pacientes com baixas condições socioeconômicas que lá fazem tratamento.



Resultados

Como resultados prinicipais, o projeto conseguiu arrecadar uma quantidade significativa de alimentos para a doação; mais de sete carrinhos de supermercados foram preenchidos. Além disso, os associados que participaram tiveram suas habilidades com persuasão aprimoradas, pois estiveram a todo o momento em contato com os clientes durante o levantamento de produtos.



Descrição

O projeto, de um modo geral, correspondeu na arrecadação de alimentos para pacientes do CORA (Centro Oncológico da Região de Araraquara) que, após passsarem por sessões desgastantes de quimioterapia e radioterapia, não tinham renda suficiente para cobrir o dispendioso gasto com alimentação na cidade. Destaca-se que muitos deles eram originários de outras cidade da região, então, já tinham custos com o transporte até o centro de atendimento. Dessa forma, o clube entrou em contato com um estabelecimento do ramo alimentício da cidade, já considerado parceiro - o Pão de Açúcar -, para realizar as arrecadações lá em um dia, sendo que este foi dividido em três turnos (manhã, tarde e noite), acompanhando o fluxo de clientes que passavam pelo local. Foram feitos panfletos e cartazes para tal, sendo eles expostos em frente ao edifício.



Desafios

Dentre os desafios encontrados, pode-se colocar a dificultosa adesão dos associados, apesar de ter sido um projeto, no qual verificou-se um aumento das frequências de participação em comparação aos meses anteriores.



Impactos

Dentre os impactos obtidos, destaca-se a quantia de alimentos arrecadados, o reforço de parcerias institucionais, visto que o estabelecimento Pão de Açúcar afirmou estar sempre disposto a realizar trabalhos como este, além do reforço de laços na Família Rotária, posto que vários Rotarianos aderiram ao projeto e participaram dos turnos de arrecadação. 



Outros Projetos