Interact Club de Pau dos Ferros
Endereço
Pau dos Ferrros
RN
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Pau dos Ferros
Orçamento Necessário
R$ 5,00
Objetivos
Potencializar a divulgação e aumento de visibilidade ao Interact, Rotaract e Rotary Clubs de Pau dos Ferros, além de promover uma maior procura por parte da comunidade aos serviços desenvolvidos pelos clubes.
Metas
À princípio, a finalidade do projeto voltou-se à divulgação offline dos programas do Rotary (Rotaract e Interact Club's de Pau dos Ferros). Tendo em vista tal fato, nenhuma meta foi estipulada e/ou idealizada de forma que implicasse na atuação e resultados do projeto.
Beneficiários
Pode-se concluir que os beneficiários diretos do projeto são os associados dos três clubes (Rotary, Rotaract e Interact Club's de Pau dos Ferros) em questão. Já os beneficiários indiretos, centra-se na parte social, uma vez que a comunidade externa teve a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelos clubes, além de serem abordados com informações importantes, como: a associação, como funciona, nomenclatura interna dos programas, etc.
Descrição
Importância
O incentivo da realização dessa ação surgiu a partir da necessidade de potencializar a imagem pública dos clubes, considerando que a mesma pode ser trabalhada de diversas formas. Além disso, pela oportunidade de realizar uma exposição na FINECAP (Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar) sobre o Rotary e seus programas de juventude (Interact e Rotaract), tendo em vista que é um evento regional e atrai uma quantidade gigantesca de pessoas. Sabendo disso, é notório que foi uma ferramenta indispensável para que a comunidade externa conhecesse os trabalhos realizados pelos clubes e, consequentemente, pudesse atrair novos associados.
Desenvolvimento
Data de início: 30/08/2017
Data de término: 04/09/2017
Quem trabalhou no projeto/ação: A ação conseguiu envolver cerca de 30 associados da Família Rotária Pauferrense. Os associados estiveram presentes desde a confecção dos materiais utilizados para a personalização do estande, até à exposição. Ou seja, pode-se consumar que houve uma participação significativa dos clubes, através da participação/presença e demais serviços nos momentos solicitados.
Público alvo: Até 12 anos - De 13 a 18 anos - De 19 a 30 anos - De 31 a 50 anos - De 51 a 65 anos - Mais de 66 anos
Meios de divulgação: A partir da visibilidade e praticidade das mídias sociais, a divulgação foi realizada através das plataformas digitais, como o Instagram e Facebook, de cada clube e contou com uma intensa participação dos associados em suas mídias pessoais. Além disso, os companheiros promoveram o famigerado ‘boca a boca’ e também foram indispensáveis para a conclusão de um excelente alcance. Uma outra alternativa utilizada pelos associados, constituiu a divulgação via Whatsapp, a qual foi de suma importância e apresentou um retorno significativo. Também foi utilizado o boletim informativo do clube, publicado para o Distrito 4.500 e para a Família Rotária Pauferrense. A forma de divulgação mais abrangente, no entanto, foi a exposição presencial, o principal foco do projeto. Parcerias: * Firmamos parcerias não somente em relação a patrocínios materiais, mas também através de descontos e prazos estendidos, em relação ao que precisaríamos pagar. A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros cedeu de graça o estande em si, além do espaço para expô-lo; a loja Vidraçaria Souza e a gráfica Moisés Comunicação Visual nos proporcionaram, respectivamente, uma caixa de vidro (que foi utilizada para coletar doações destinadas à Fundação Rotária) e um banner para decoração. O empresário Raí Souza nos alugou, com desconto, a iluminação do local e a loja Art Paisagismos nos ofertou plantas decorativas.
Descrição: A FINECAP (Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar) é um evento anual que ocorre em alusão ao aniversário do município de Pau dos Ferros. Este tem a duração de uma semana e conta com uma infinidade de exposições e apresentações locais, artísticas e de grande influência na região. O evento conta com uma estrutura de grande porte, além de uma passarela com as mais diversas exibições de produtos, carros, serviços, negócios, ferramentas tecnológicas, além de compras e vendas. O município Pauferrense se transforma em uma verdadeira e grandiosa atração para o Alto Oeste Potiguar. A cidade acolhe um público de, aproximadamente, 100 (cem) mil pessoas e resulta em uma grande movimentação cultural, econômica e artística. Sabendo disso, a Família Rotária Pauferrense, a fim de divulgar o Rotary e seus programas de juventude através da Imagem Pública off-line, enxergou a oportunidade de trabalhar na divulgação dos clubes e gerar uma maior visibilidade ao trabalho voluntário. Para a consolidação da ação, os associados alugaram um estande com o objetivo de que a comunidade externa conhecesse o nosso trabalho e, de fato, pudessem adquirir conhecimento sobre a organização como um todo. Dessa forma, houve a confecção do estande com fotos de ações, projetos e dos próprios associados. Aproveitando o ensejo, os clubes também desenvolveram duas ações paralelas, que expunham, na prática, o trabalho que desenvolvemos. No centro do stand, tinha uma urna de vidro para receber doações ao Fundo Pólio Plus da Fundação Rotária, e na frente do estande, uma grande caixa que sinalizava a recepção de doações de roupas. Por fim, o estande recebeu um número muito bacana de visitantes e a ação ocorreu sem conflitos e com muito sucesso!
DATA
DESCRIÇÃO
VALOR
01/09/2017
Estande para exposição
R$ -150,00
01/09/2017
Patrocínio da prefeitura municipal de Pau dos Ferros
R$ +150,00
01/09/2017
Urna de vidro
R$ - 40,00
01/09/2017
Papel de parede para o estande
R$ - 83,00
01/09/2017
Iluminação
R$ - 55,00
02/09/2017
2 arranjos de planta decorativos
R$ -45,00
02/09/2017
Patrocínio da loja Art Paisagismos
R$ +45,00
Desenvolvimento
Data de início: 30/08/2017
Data de término: 04/09/2017
Quem trabalhou no projeto/ação: A ação conseguiu envolver cerca de 30 associados da Família Rotária Pauferrense. Os associados estiveram presentes desde a confecção dos materiais utilizados para a personalização do estande, até à exposição. Ou seja, pode-se consumar que houve uma participação significativa dos clubes, através da participação/presença e demais serviços nos momentos solicitados.
Público alvo: Até 12 anos - De 13 a 18 anos - De 19 a 30 anos - De 31 a 50 anos - De 51 a 65 anos - Mais de 66 anos
Meios de divulgação: A partir da visibilidade e praticidade das mídias sociais, a divulgação foi realizada através das plataformas digitais, como o Instagram e Facebook, de cada clube e contou com uma intensa participação dos associados em suas mídias pessoais. Além disso, os companheiros promoveram o famigerado ‘boca a boca’ e também foram indispensáveis para a conclusão de um excelente alcance. Uma outra alternativa utilizada pelos associados, constituiu a divulgação via Whatsapp, a qual foi de suma importância e apresentou um retorno significativo. Também foi utilizado o boletim informativo do clube, publicado para o Distrito 4.500 e para a Família Rotária Pauferrense. A forma de divulgação mais abrangente, no entanto, foi a exposição presencial, o principal foco do projeto. Parcerias: * Firmamos parcerias não somente em relação a patrocínios materiais, mas também através de descontos e prazos estendidos, em relação ao que precisaríamos pagar. A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros cedeu de graça o estande em si, além do espaço para expô-lo; a loja Vidraçaria Souza e a gráfica Moisés Comunicação Visual nos proporcionaram, respectivamente, uma caixa de vidro (que foi utilizada para coletar doações destinadas à Fundação Rotária) e um banner para decoração. O empresário Raí Souza nos alugou, com desconto, a iluminação do local e a loja Art Paisagismos nos ofertou plantas decorativas.
Descrição: A FINECAP (Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar) é um evento anual que ocorre em alusão ao aniversário do município de Pau dos Ferros. Este tem a duração de uma semana e conta com uma infinidade de exposições e apresentações locais, artísticas e de grande influência na região. O evento conta com uma estrutura de grande porte, além de uma passarela com as mais diversas exibições de produtos, carros, serviços, negócios, ferramentas tecnológicas, além de compras e vendas. O município Pauferrense se transforma em uma verdadeira e grandiosa atração para o Alto Oeste Potiguar. A cidade acolhe um público de, aproximadamente, 100 (cem) mil pessoas e resulta em uma grande movimentação cultural, econômica e artística. Sabendo disso, a Família Rotária Pauferrense, a fim de divulgar o Rotary e seus programas de juventude através da Imagem Pública off-line, enxergou a oportunidade de trabalhar na divulgação dos clubes e gerar uma maior visibilidade ao trabalho voluntário. Para a consolidação da ação, os associados alugaram um estande com o objetivo de que a comunidade externa conhecesse o nosso trabalho e, de fato, pudessem adquirir conhecimento sobre a organização como um todo. Dessa forma, houve a confecção do estande com fotos de ações, projetos e dos próprios associados. Aproveitando o ensejo, os clubes também desenvolveram duas ações paralelas, que expunham, na prática, o trabalho que desenvolvemos. No centro do stand, tinha uma urna de vidro para receber doações ao Fundo Pólio Plus da Fundação Rotária, e na frente do estande, uma grande caixa que sinalizava a recepção de doações de roupas. Por fim, o estande recebeu um número muito bacana de visitantes e a ação ocorreu sem conflitos e com muito sucesso!
DATA |
DESCRIÇÃO |
VALOR |
01/09/2017 |
Estande para exposição |
R$ -150,00 |
01/09/2017 |
Patrocínio da prefeitura municipal de Pau dos Ferros |
R$ +150,00 |
01/09/2017 |
Urna de vidro |
R$ - 40,00 |
01/09/2017 |
Papel de parede para o estande |
R$ - 83,00 |
01/09/2017 |
Iluminação |
R$ - 55,00 |
02/09/2017 |
2 arranjos de planta decorativos |
R$ -45,00 |
02/09/2017 |
Patrocínio da loja Art Paisagismos |
R$ +45,00 |
Metas Alcançadas
Como mencionado anteriormente, o projeto não foi idealizado a partir de aspirações coletivas dos associados dos clubes. O mesmo teve sua criação diante do que poderia causar. Sabendo disso, os clubes trabalharam com o objetivo que os trabalhos sociais fossem valorizados e reconhecidos, não só na localidade, mas também nas mais diversas regiões do país.
Dessa forma, é notório que o projeto não contou com a criação de metas propriamente ditas, e sim de objetivos voltados à divulgação.
Impactos
Os resultados do projeto 'Estande da FINECAP' foram refletidos no aumento de curtidas, comentários e seguidores nas mídias sociais dos clubes.
O aumento contínuo de visbilidade através de alcance e seguidores foi constatado a partir dos dados estatísticos dos próprios aplicativos (no caso, do Facebook e Instagram); aplicativos estes que foram e são indispensáveis para a obtenção de resultados, além de serem as nossas maiores ferramentas sociais.