some image

Estande na FINECAP

07/06/2018

Clube
Interact Club de Pau dos Ferros

Endereço
Pau dos Ferrros
RN
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club Pau dos Ferros

Orçamento Necessário
R$ 5,00

Objetivos

Potencializar a divulgação e aumento de visibilidade ao Interact, Rotaract e Rotary Clubs de Pau dos Ferros, além de promover uma maior procura por parte da comunidade aos serviços desenvolvidos pelos clubes.



Metas

À princípio, a finalidade do projeto voltou-se à divulgação offline dos programas do Rotary (Rotaract e Interact Club's de Pau dos Ferros). Tendo em vista tal fato, nenhuma meta foi estipulada e/ou idealizada de forma que implicasse na atuação e resultados do projeto.



Beneficiários

Pode-se concluir que os beneficiários diretos do projeto são os associados dos três clubes (Rotary, Rotaract e Interact Club's de Pau dos Ferros) em questão. Já os beneficiários indiretos, centra-se na parte social, uma vez que a comunidade externa teve a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelos clubes, além de serem abordados com informações importantes, como: a associação, como funciona, nomenclatura interna dos programas, etc.



Descrição

Importância
O incentivo da realização dessa ação surgiu a partir da necessidade de potencializar a imagem pública dos clubes, considerando que a mesma pode ser trabalhada de diversas formas. Além disso, pela oportunidade de realizar uma exposição na FINECAP (Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar) sobre o Rotary e seus programas de juventude (Interact e Rotaract), tendo em vista que é um evento regional e atrai uma quantidade gigantesca de pessoas. Sabendo disso, é notório que foi uma ferramenta indispensável para que a comunidade externa conhecesse os trabalhos realizados pelos clubes e, consequentemente, pudesse atrair novos associados.

Desenvolvimento
Data de início: 30/08/2017 Data de término: 04/09/2017 Quem trabalhou no projeto/ação: A ação conseguiu envolver cerca de 30 associados da Família Rotária Pauferrense. Os associados estiveram presentes desde a confecção dos materiais utilizados para a personalização do estande, até à exposição. Ou seja, pode-se consumar que houve uma participação significativa dos clubes, através da participação/presença e demais serviços nos momentos solicitados. Público alvo:  Até 12 anos - De 13 a 18 anos - De 19 a 30 anos - De 31 a 50 anos - De 51 a 65 anos - Mais de 66 anos Meios de divulgação: A partir da visibilidade e praticidade das mídias sociais, a divulgação foi realizada através das plataformas digitais, como o Instagram e Facebook, de cada clube e contou com uma intensa participação dos associados em suas mídias pessoais. Além disso, os companheiros promoveram o famigerado ‘boca a boca’ e também foram indispensáveis para a conclusão de um excelente alcance. Uma outra alternativa utilizada pelos associados, constituiu a divulgação via Whatsapp, a qual foi de suma importância e apresentou um retorno significativo. Também foi utilizado o boletim informativo do clube, publicado para o Distrito 4.500 e para a Família Rotária Pauferrense. A forma de divulgação mais abrangente, no entanto, foi a exposição presencial, o principal foco do projeto. Parcerias: * Firmamos parcerias não somente em relação a patrocínios materiais, mas também através de descontos e prazos estendidos, em relação ao que precisaríamos pagar. A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros cedeu de graça o estande em si, além do espaço para expô-lo; a loja Vidraçaria Souza e a gráfica Moisés Comunicação Visual nos proporcionaram, respectivamente, uma caixa de vidro (que foi utilizada para coletar doações destinadas à Fundação Rotária) e um banner para decoração. O empresário Raí Souza nos alugou, com desconto, a iluminação do local e a loja Art Paisagismos nos ofertou plantas decorativas.   Descrição: A FINECAP (Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar) é um evento anual que ocorre em alusão ao aniversário do município de Pau dos Ferros. Este tem a duração de uma semana e conta com uma infinidade de exposições e apresentações locais, artísticas e de grande influência na região. O evento conta com uma estrutura de grande porte, além de uma passarela com as mais diversas exibições de produtos, carros, serviços, negócios, ferramentas tecnológicas, além de compras e vendas. O município Pauferrense se transforma em uma verdadeira e grandiosa atração para o Alto Oeste Potiguar. A cidade acolhe um público de, aproximadamente, 100 (cem) mil pessoas e resulta em uma grande movimentação cultural, econômica e artística. Sabendo disso, a Família Rotária Pauferrense, a fim de divulgar o Rotary e seus programas de juventude através da Imagem Pública off-line, enxergou a oportunidade de trabalhar na divulgação dos clubes e gerar uma maior visibilidade ao trabalho voluntário. Para a consolidação da ação, os associados alugaram um estande com o objetivo de que a comunidade externa conhecesse o nosso trabalho e, de fato, pudessem adquirir conhecimento sobre a organização como um todo. Dessa forma, houve a confecção do estande com fotos de ações, projetos e dos próprios associados. Aproveitando o ensejo, os clubes também desenvolveram duas ações paralelas, que expunham, na prática, o trabalho que desenvolvemos. No centro do stand, tinha uma urna de vidro para receber doações ao Fundo Pólio Plus da Fundação Rotária, e na frente do estande, uma grande caixa que sinalizava a recepção de doações de roupas. Por fim, o estande recebeu um número muito bacana de visitantes e a ação ocorreu sem conflitos e com muito sucesso! DATA DESCRIÇÃO VALOR 01/09/2017 Estande para exposição               R$ -150,00 01/09/2017 Patrocínio da prefeitura municipal de Pau dos Ferros R$ +150,00 01/09/2017 Urna de vidro R$ - 40,00 01/09/2017 Papel de parede para o estande R$ - 83,00 01/09/2017 Iluminação R$ - 55,00 02/09/2017 2 arranjos de planta decorativos R$ -45,00 02/09/2017 Patrocínio da loja Art Paisagismos R$ +45,00

Desenvolvimento

Data de início: 30/08/2017

Data de término: 04/09/2017

Quem trabalhou no projeto/ação: A ação conseguiu envolver cerca de 30 associados da Família Rotária Pauferrense. Os associados estiveram presentes desde a confecção dos materiais utilizados para a personalização do estande, até à exposição. Ou seja, pode-se consumar que houve uma participação significativa dos clubes, através da participação/presença e demais serviços nos momentos solicitados.

Público alvo:  Até 12 anos - De 13 a 18 anos - De 19 a 30 anos - De 31 a 50 anos - De 51 a 65 anos - Mais de 66 anos

Meios de divulgação: A partir da visibilidade e praticidade das mídias sociais, a divulgação foi realizada através das plataformas digitais, como o Instagram e Facebook, de cada clube e contou com uma intensa participação dos associados em suas mídias pessoais. Além disso, os companheiros promoveram o famigerado ‘boca a boca’ e também foram indispensáveis para a conclusão de um excelente alcance. Uma outra alternativa utilizada pelos associados, constituiu a divulgação via Whatsapp, a qual foi de suma importância e apresentou um retorno significativo. Também foi utilizado o boletim informativo do clube, publicado para o Distrito 4.500 e para a Família Rotária Pauferrense. A forma de divulgação mais abrangente, no entanto, foi a exposição presencial, o principal foco do projeto. Parcerias: * Firmamos parcerias não somente em relação a patrocínios materiais, mas também através de descontos e prazos estendidos, em relação ao que precisaríamos pagar. A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros cedeu de graça o estande em si, além do espaço para expô-lo; a loja Vidraçaria Souza e a gráfica Moisés Comunicação Visual nos proporcionaram, respectivamente, uma caixa de vidro (que foi utilizada para coletar doações destinadas à Fundação Rotária) e um banner para decoração. O empresário Raí Souza nos alugou, com desconto, a iluminação do local e a loja Art Paisagismos nos ofertou plantas decorativas.

 

Descrição: A FINECAP (Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar) é um evento anual que ocorre em alusão ao aniversário do município de Pau dos Ferros. Este tem a duração de uma semana e conta com uma infinidade de exposições e apresentações locais, artísticas e de grande influência na região. O evento conta com uma estrutura de grande porte, além de uma passarela com as mais diversas exibições de produtos, carros, serviços, negócios, ferramentas tecnológicas, além de compras e vendas. O município Pauferrense se transforma em uma verdadeira e grandiosa atração para o Alto Oeste Potiguar. A cidade acolhe um público de, aproximadamente, 100 (cem) mil pessoas e resulta em uma grande movimentação cultural, econômica e artística. Sabendo disso, a Família Rotária Pauferrense, a fim de divulgar o Rotary e seus programas de juventude através da Imagem Pública off-line, enxergou a oportunidade de trabalhar na divulgação dos clubes e gerar uma maior visibilidade ao trabalho voluntário. Para a consolidação da ação, os associados alugaram um estande com o objetivo de que a comunidade externa conhecesse o nosso trabalho e, de fato, pudessem adquirir conhecimento sobre a organização como um todo. Dessa forma, houve a confecção do estande com fotos de ações, projetos e dos próprios associados. Aproveitando o ensejo, os clubes também desenvolveram duas ações paralelas, que expunham, na prática, o trabalho que desenvolvemos. No centro do stand, tinha uma urna de vidro para receber doações ao Fundo Pólio Plus da Fundação Rotária, e na frente do estande, uma grande caixa que sinalizava a recepção de doações de roupas. Por fim, o estande recebeu um número muito bacana de visitantes e a ação ocorreu sem conflitos e com muito sucesso!

DATA

DESCRIÇÃO

VALOR

01/09/2017

Estande para exposição

              R$ -150,00

01/09/2017

Patrocínio da prefeitura municipal de Pau dos Ferros

R$ +150,00

01/09/2017

Urna de vidro

R$ - 40,00

01/09/2017

Papel de parede para o estande

R$ - 83,00

01/09/2017

Iluminação

R$ - 55,00

02/09/2017

2 arranjos de planta decorativos

R$ -45,00

02/09/2017

Patrocínio da loja Art Paisagismos

R$ +45,00



Metas Alcançadas

Como mencionado anteriormente, o projeto não foi idealizado a partir de aspirações coletivas dos associados dos clubes. O mesmo teve sua criação diante do que poderia causar. Sabendo disso, os clubes trabalharam com o objetivo que os trabalhos sociais fossem valorizados e reconhecidos, não só na localidade, mas também nas mais diversas regiões do país.
Dessa forma, é notório que o projeto não contou com a criação de metas propriamente ditas, e sim de objetivos voltados à divulgação.



Impactos

Os resultados do projeto 'Estande da FINECAP' foram refletidos no aumento de curtidas, comentários e seguidores nas mídias sociais dos clubes.
O aumento contínuo de visbilidade através de alcance e seguidores foi constatado a partir dos dados estatísticos dos próprios aplicativos (no caso, do Facebook e Instagram); aplicativos estes que foram e são indispensáveis para a obtenção de resultados, além de serem as nossas maiores ferramentas sociais.



Outros Projetos