Interact Club de Pau dos Ferros
Endereço
Pau dos Ferros
RN
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Pau dos Ferros
Orçamento Necessário
R$ 5,00
Objetivos
Conscientizar a maior quantidade de alunos possíveis acerca da importância da preservação do meio ambiente, fazendo um paralelo entre as atividades educacionais e a consciência cidadã, através de atividades lúdicas e práticas, promovendo envolvimento e integração com as crianças.
Metas
Cumprir a meta estabelecida pela Interact Brasil no tutorial de realização da Semana Mundial do Interact do ano rotário em curso;
Estabelecer parceria com a equipe gestora e demais colaboradores da Escola Estadual Ubiratã Galvão, de modo a fomentar o tema “Preservação Ambiental” nas atividades do quotidiano pedagógico;
Atrair alunos de todas as turmas da referida escola, de modo a causar um impacto global, não apenas setorial;
Incluir instituições e profissionais com atuação correlata ao tema, para que pudessem transmitir seus conhecimentos à comunidade escolar;
Trabalhar de forma lúdica, quatro temas diferentes, escolhidos para se encaixarem perfeitamente às faixas etárias dos alunos, quais sejam: Reflorestamento e importância das árvores; recursos hídricos; cuidados com os animais e reciclagem;
Provocar nos alunos, o senso crítico indispensável para a atual geração, de que se não preservarmos o meio ambiente, a humanidade está em risco;
Estabelecer mudanças de rotina na escola, inclusive desenvolvendo trabalhos internos através da reciclagem do lixo.
Beneficiários
Beneficiários diretos: Alunos, professores, funcionários, equipe gestora da escola e pais dos alunos.
Beneficiários indiretos: Toda a comunidade, visto que o trabalho ambiental é de repercussão geral, uma vez que pretende minimizar impactos globais.
Descrição
Importância
Visto que vivemos em um mundo onde as pessoas acabam esquecendo ou ignorando a importância de cuidar do meio ambiente, visualizamos a necessidade de desenvolver um projeto piloto, que posteriormente pudesse ser replicado, de um projeto que promovesse uma verdadeira consciência cidadã nas crianças, para que através da preservação ambiental, pudessem garantir um mundo melhor e com mais sustentabilidade para as próximas gerações.
Desenvolvimento
Data de início: 30/09/2017
Data de término: 07/11/2017
Quem trabalhou no projeto/ação: Associados do Interact Club, Rotarianos, alunos do 2° ano de apicultura do IFRN, professores da escola, o veterinário Edgo Chayene e as artesãs Alcinete Morais e Lizinha Cajá.
Público alvo: Até 12 anos
Meios de divulgação: Boletim informativo do clube, cartazes, panfletos, e também nas mídias sociais da escola Ubiratã Galvão e do clube.
Parcerias: Professoras da escola Ubiratã Galvão, alunos do IFRN, o veterinário Edgo Chayene, as artesãs Alcinete Morais e Lizinha Cajá, o Bazar Alternativo e Edu Malharia.
Descrição: Em comemoração à Semana Mundial de Interact Clubs (SMI), os associados do Interact Club de Pau dos Ferros se reuniram no dia trinta de setembro para planejar a referida semana. Na oportunidade, fizemos toda a programação, e nela, pensamos em um projeto que envolvia a educação ambiental, pois vimos a importância de informar aos alunos sobre a realidade do meio ambiente na cidade, e no mundo. Em reunião no dia 09/10, ficou decidido que seria realizada uma conscientização ambiental, na escola de ensino fundamental Ubiratã Galvão. As turmas de 1º a 5º ano seriam divididas em salas temáticas, cada uma abordando um tema. Para agregarmos ainda mais valor ao projeto, solicitamos a parceria dos alunos do 2° ano de Apicultura do IFRN, para assim podermos fazer um projeto de maior extensão e eficácia. Ainda em reunião, dividimos o clube e os parceiros em equipes, de acordo com os temas, para que pudessem coordenar e planejar mais detalhadamente cada módulo. No dia 20/10, todos os envolvidos do projeto se reuniram e pontuaram os últimos detalhes para a realização do projeto, já que se deixássemos para mais próximo do dia, estaríamos muito ocupado com as atividades da SMI. Por fim, o projeto foi realizado no dia 07/11, a qual todas as atividades serão descritas abaixo: • A sala 1 (com alunos de 1 e 2º anos) ficou na coordenação de alguns associados e alguns alunos do IFRN-Campus Pau dos Ferros. A sala temática tratou sobre a importância da preservação da flora, em especial o cuidado com as árvores e a necessidade de reflorestamento em áreas não preservadas. Como os alunos em questão eram os mais novos da escola, desenvolvemos atividades lúdicas como recorte e colagem, pinturas de telas e exibição de desenho infantil com abordagem direta sobre o tema. • A sala 2 (com alunos do 3º ano) tratava de recursos hídricos. As dinâmicas, atividades e seminário foram conduzidos pelos próprios associados, também com ajuda das professoras e da turma do IFRN. Foi preparado um slide prático e informativo, trazendo alguns cuidados que devemos ter quanto a água, além disso, houve a exibição de um desenho e a pratica de várias brincadeiras que estavam dentro da temática, como “jogo os 7 erros” onde os erros eram o gasto exorbitante da água, e outras adaptações de brincadeiras conhecidas, pois assim, as crianças se interessariam mais. Além disso, os alunos distribuíram panfletos e fixaram cartazes mostrando a importância de preservar nossos recursos hídricos. • A sala 3 (com alunos do 4º ano) tratou de cuidados com os animais. Nesta sala, ocorreu a palestra voluntária do veterinário Edgo Chayene, além de atividades interativas e lúdicas conduzidas pelos próprios associados. • A sala 4 (com alunos do 5º ano) teve como tema a Reciclagem, e conteve durante toda sua duração uma oficina de reciclagem, na qual os alunos puderam produzir adornos e ornamentações natalinas utilizando materiais recicláveis. Nesta sala, tivemos a ajuda de duas artesãs, Alcinete Morais e Lizinha Cajá. Fazendo esse tipo de atividade, os alunos poderiam perceber que o que achamos que é lixo, pode se transformar em algo belo e útil, basta ter senso de reciclagem e reaproveitamento. Ao final das atividades, partilhamos de um lanche, como forma de agradecimento e sucesso na finalização do projeto.
DATA
DESCRIÇÃO
VALOR
03/11/2017
Patrocínio da Câmara Municipal
R$ +11,00
06/11/2017
Impressão de 110 folhas
R$ -11,00
07/11/2017
1 Fita para ornamentar a árvore de Natal feita com revistas
R$ -9,00
07/11/2017
4 Bolos
R$ -32,00
07/11/2017
3 Refrigerantes de 2 Litros
R$ -18,00
07/11/2017
Oriundo do caixa do clube
R$ +59,00
Desenvolvimento
Data de início: 30/09/2017
Data de término: 07/11/2017
Quem trabalhou no projeto/ação: Associados do Interact Club, Rotarianos, alunos do 2° ano de apicultura do IFRN, professores da escola, o veterinário Edgo Chayene e as artesãs Alcinete Morais e Lizinha Cajá.
Público alvo: Até 12 anos
Meios de divulgação: Boletim informativo do clube, cartazes, panfletos, e também nas mídias sociais da escola Ubiratã Galvão e do clube.
Parcerias: Professoras da escola Ubiratã Galvão, alunos do IFRN, o veterinário Edgo Chayene, as artesãs Alcinete Morais e Lizinha Cajá, o Bazar Alternativo e Edu Malharia.
Descrição: Em comemoração à Semana Mundial de Interact Clubs (SMI), os associados do Interact Club de Pau dos Ferros se reuniram no dia trinta de setembro para planejar a referida semana. Na oportunidade, fizemos toda a programação, e nela, pensamos em um projeto que envolvia a educação ambiental, pois vimos a importância de informar aos alunos sobre a realidade do meio ambiente na cidade, e no mundo. Em reunião no dia 09/10, ficou decidido que seria realizada uma conscientização ambiental, na escola de ensino fundamental Ubiratã Galvão. As turmas de 1º a 5º ano seriam divididas em salas temáticas, cada uma abordando um tema. Para agregarmos ainda mais valor ao projeto, solicitamos a parceria dos alunos do 2° ano de Apicultura do IFRN, para assim podermos fazer um projeto de maior extensão e eficácia. Ainda em reunião, dividimos o clube e os parceiros em equipes, de acordo com os temas, para que pudessem coordenar e planejar mais detalhadamente cada módulo. No dia 20/10, todos os envolvidos do projeto se reuniram e pontuaram os últimos detalhes para a realização do projeto, já que se deixássemos para mais próximo do dia, estaríamos muito ocupado com as atividades da SMI. Por fim, o projeto foi realizado no dia 07/11, a qual todas as atividades serão descritas abaixo: • A sala 1 (com alunos de 1 e 2º anos) ficou na coordenação de alguns associados e alguns alunos do IFRN-Campus Pau dos Ferros. A sala temática tratou sobre a importância da preservação da flora, em especial o cuidado com as árvores e a necessidade de reflorestamento em áreas não preservadas. Como os alunos em questão eram os mais novos da escola, desenvolvemos atividades lúdicas como recorte e colagem, pinturas de telas e exibição de desenho infantil com abordagem direta sobre o tema. • A sala 2 (com alunos do 3º ano) tratava de recursos hídricos. As dinâmicas, atividades e seminário foram conduzidos pelos próprios associados, também com ajuda das professoras e da turma do IFRN. Foi preparado um slide prático e informativo, trazendo alguns cuidados que devemos ter quanto a água, além disso, houve a exibição de um desenho e a pratica de várias brincadeiras que estavam dentro da temática, como “jogo os 7 erros” onde os erros eram o gasto exorbitante da água, e outras adaptações de brincadeiras conhecidas, pois assim, as crianças se interessariam mais. Além disso, os alunos distribuíram panfletos e fixaram cartazes mostrando a importância de preservar nossos recursos hídricos. • A sala 3 (com alunos do 4º ano) tratou de cuidados com os animais. Nesta sala, ocorreu a palestra voluntária do veterinário Edgo Chayene, além de atividades interativas e lúdicas conduzidas pelos próprios associados. • A sala 4 (com alunos do 5º ano) teve como tema a Reciclagem, e conteve durante toda sua duração uma oficina de reciclagem, na qual os alunos puderam produzir adornos e ornamentações natalinas utilizando materiais recicláveis. Nesta sala, tivemos a ajuda de duas artesãs, Alcinete Morais e Lizinha Cajá. Fazendo esse tipo de atividade, os alunos poderiam perceber que o que achamos que é lixo, pode se transformar em algo belo e útil, basta ter senso de reciclagem e reaproveitamento. Ao final das atividades, partilhamos de um lanche, como forma de agradecimento e sucesso na finalização do projeto.
DATA |
DESCRIÇÃO |
VALOR |
03/11/2017 |
Patrocínio da Câmara Municipal |
R$ +11,00 |
06/11/2017 |
Impressão de 110 folhas |
R$ -11,00 |
07/11/2017 |
1 Fita para ornamentar a árvore de Natal feita com revistas |
R$ -9,00 |
07/11/2017 |
4 Bolos |
R$ -32,00 |
07/11/2017 |
3 Refrigerantes de 2 Litros |
R$ -18,00 |
07/11/2017 |
Oriundo do caixa do clube |
R$ +59,00 |
Metas Alcançadas
Planejamos e executamos o projeto com foco nas instruções contidas no material produzido pela Interact Brasil para a Semana Mundial do Interact;
Conseguimos formar uma parceria com a direção e professores da Escola Estadual Ubiratã Galvão, que nos auxiliaram durante a execução do projeto;
Atraímos a atenção de todos os alunos presentes no dia (mesmo o evento ocorrendo em horário diverso ao turno de aula) na intenção de impactar e formar uma percepção a favor da preservação dos nossos recursos naturais;
Conseguimos estabelecer fortes parcerias com alunos do Instituto Federal, Veterinário e artesãs, ou seja, profissionais e especialistas em assuntos relacionados aos temas tratados, já que eles possuem uma maior propriedade e melhores condições de agregar valor ao projeto.
Exercitamos a imaginação das crianças ao fazer um trabalho divertido e que prendesse a atenção das mesmas com o uso de brincadeiras e recursos áudio-visuais;
Conseguimos instigar um pensamento mais sustentável diante os temas apresentados, mostrando a importância dos recursos naturais na sobrevivência humana;
Os professores conseguiram fugir do cotidiano das aulas e realizar atividades mais práticas com as crianças, inclusive relacionados a reciclagem.
Impactos
O projeto possibilitou uma série de impactos na comunidade escolar como um todo, quais sejam:
- O despertar para a força do trabalho voluntário, tendo em vista que de imediato a direção da escola procurou o Interact buscando fechar outra parceria, visando a reestruturação física do prédio da escola;
- O interesse dos alunos pela prática de cultivos e cuidados naturais, visto que posteriormente desenvolveram atividades colo coleta de lixo e plantio de horta;
- Instigou os professores e alunos a desenvolverem trabalhos de artes relacionados a reciclagem, como por exemplo a decoração natalina da escola;
- O projeto foi tão bem-sucedido, que uma das professoras solicitou que fosse replicado em outra escola, na zona rural do município, local aonde esta também leciona.