Interact Club de Itabira
Endereço
Itabira
MG
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Itabira-Cauê
Objetivos
O objetivo central do projeto é realizar uma ação em comemoração ao Dia Mundial da árvore capaz de gerar impacto positivo na preservação ambiental na comunidade itabirana.
Como objetivos específicos podemos elencar:
a) O plantio de espécies nativas da mata atlântica como forma de recuperação da degradação ambiental diretamente relacionada à expansão urbana;
b) O envolvimento e motivação dos interactianos e convidados, como forma de engajamento com os propósitos de nossa organização;
c) A oportunização de um espaço de convívio estreito com rotarianos e rotaractianos, como forma de gerar melhores oportunidades de servir;
d) A participação em um projeto de grande visibilidade, como ferramenta de divulgação do programa Interact dentro de nossa comunidade;
e) A realização de um projeto em parceria com a Vale S.A, o que pode gerar novas oportunidades de parcerias em projetos de grande impacto.
Metas
- Plantar pelo menos 800 árvores;
- Envolver pelo menos 15 interactianos;
- Envolver pelo menos 5 rotaractianos;
- Envolver pelo menos 5 rotarianos;
- Realizar com sucesso uma parceria com a Vale S.A, através da Gerencia de Educação Ambiental.
Razão do Projeto
A Vale S.A possui uma estreita ligação com a cidade de Itabira, tendo em vista as longas décadas de exploração mineral em nosso território. Considerando o compromisso da empresa com a preservação e educação ambiental, surgiu o projeto Semeando o Futuro, que buscou reunir diversas entidades locais no plantio de espécies nativas da Mata Atlântica às margens da MG-129, na tentativa de criar um grande bosque próximo ao centro urbano, gerando melhores condições de vida a toda população itabirana, considerando sobretudo a importância das árvores e da manutenção da biodiversidade de nossa flora.
Neste contexto, o Interact Club de Itabira foi uma das entidades convidadas a participar do projeto como vetor responsável pelo envolvimento de toda família rotária local.
Beneficiários
O projeto beneficia indiretamente toda a comunidade Itabirana, e diretamente cerca de 5 mil pessoas que moram próximas as margens da MG-129.
Resumo do Projeto
Uma ação participativa que reuniu diversas entidades da comunidade itabirana em prol do plantio de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica às margens da MG-129, em comemoração ao Dia Mundial da árvore.
Resultados
Participaram do projeto cerca de 23 voluntários diretamente ligados ao Interact (associados e voluntários), além de 18 Rotarianos e 10 Rotaractianos. Graças aos esforços do Interact Club de Itabira, a família rotária mobilizou um grande número de participantes do projeto.
Também foram plantadas 1000 mudas de árvores de diversas espécies nativas da Mata Atlântica.
Em virtude da importante participação do Interact Club de Itabira, foi possível estreitar relacionamentos com outras entidades e com a própria Vale S.A, o que pode potencializar futuras parcerias em importantes projetos.
Descrição
A Gerencia de Educação Ambiental da Vale S/A, no dia 16/08, em razão do desejo de mobilizar jovens voluntários em prol do Projeto Semeando o Futuro, contatou o Interact Club de Itabira convidando o clube para atuar como vetor de divulgação do plantio de espécies nativas que ocorreria no dia 24/09, em comemoração ao Dia Mundial da Árvore.
O Interact Club de Itabira ficou responsável pela mobilização de Rotarianos e Rotaractianos, além da Ordem DeMolay, por intermédio do Capítulo Templários de Itabira Nº 722.
Durante a fase preparatória o Interact Club de Itabira, participou de diversas reuniões do Rotary Club de Itabira-Cauê e Rotaract Club de Itabira-Cauê, para estimular e garantir uma boa adesão dos associados, considerando o grandioso objetivo de pelo menos 800 árvores.
No dia 24/09 foram mobilizados cerca de 300 voluntários de diversas entidades e da própria Vale S.A, sendo importante destacar que a entidade com maior número de representantes foi o Interact Club de Itabira. Durante a recepção dos voluntários, o Engenheiro Ambiental Denis Duarte, forneceu importantes instruções sobre o plantio das mudas e apresentou iniciativas de Educação Ambiental da Vale S.A dentro da cidade de Itabira.
Após as apresentações os voluntários iniciaram o plantio de árvores por um trecho de cerca de 3 km localizado as margens da MG-129, dentro das espécies plantadas podemos destacar Ipês roxos, bouganvilles, quaresmeiras e alamandas, que além de todos os benefícios relacionados ao meio ecossistema, também vão permitir a criação de uma bela paisagem na entrada da nossa cidade.
Durante a atividade que durou das 9 até às 14 horas foram plantadas 1000 (mil) mudas, mobilizando grande quantidade de voluntários e garantindo oportunidades de networking dos interactianos com outras entidades.
Desafios
O principal desafio encontrado no projeto foi a necessidade intensa de contato com os membros de outras entidades, para garantir uma grande participação. Também é importante destacar que o projeto foi executado na mesma data de um grande festival de música, o que tornou ainda mais intensa a necessidade de reforço motivacional.
Metas Alcançadas
- Plantio de 800 árvores;
- Envolvimento de 15 interactianos;
- Envolvimento de 5 rotaractianos;
- Envolvimento de 5 rotarianos;
- Parceria com a Vale S.A, através da Gerencia de Educação Ambiental.
Impactos
A curto prazo o projeto impactou de forma extremamente positiva as relações institucionais do Interact Club de Itabira, otimizando a forma como a comunidade percebe a relevância do trabalho do clube. A longo prazo foi possibilidade a regeneração de uma área degradada pela intervenção humana, gerando melhores condições de vida as pessoas que moram no entorno da MG-129, além disso diante do ganho paisagístico da criação de um bosque na entrada da cidade toda a comunidade itabirana será indiretamente beneficiada.