some image

Toda Vida Importa!

07/12/2022

Clube
Interact Club de Dom Pedrito-Ponche Verde

Endereço
Dom Pedrito
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Dom Pedrito Ponche Verde

Objetivos

Trazer sabedoria e autoajuda para crianças e adolescentes, para que pudessem identificar em si mesmos e em outros problemas psicológicos e buscar ajuda. Colocar estes assuntos em foco, para que se tornassem algo de maior visibilidade e atenção, tendo em vista que a grande maioria dos jovens são assolados por tais problemas.



Metas

Tinhamos como a meta principal transmitir conhecimento sobre autoconhecimento, autoajuda, como também detectar em pessoas próximas se estão passando por algum tipo problema, e influencia-los a buscar por amparo. Além disso buscávamos ter grande alcance e visibilidade na realização deste projeto, para que mais pessoas pudessem se conscientizar. 



Razão do Projeto

Diante do mês de setembro, que é um mês voltado a preservação da vida, o clube viu a necessidade de realizarmos um projeto voltado a problematicas psicológicas e sociais, que são assuntos muito importantes nos dias de hoje ainda são pouco discutidos. 



Beneficiários

População em geral, mas em especial crianças e adolescentes.



Resumo do Projeto

 O setembro amarelo, é um mês com o objetivo de preservar a vida e abordar questões psicológicas e socias.

Tendo em vistas tais tópicos o Interac Ponche Verde viu a necessidade de realizarmos um projeto que abordasse esses assuntos, que nos dias atuais assola diversos jovens.

A comissão de projetos juntamente com a comissão organizadora do projeto buscou por abordar tópicos que são as causas das maiores aflições que crianças e adolescentes sofrem hoje em dia, tais como, pressão psicológica, pressão escolar, bullying, distorção de imagem, depressão, ansiedade, violência, síndrome do pensamento acelerado, entre outros. 

Por se tratar de diversos assuntos delicados e pouco conhecimento dos interactianos sobre eles, foi colocado em pauta, que seria necessária a ajuda de um profissional da área da psicologia, e além disso, o profissional com certeza daria um amparo maior e consequentemente poderia oferecer ajuda mesmo após a finalização do projeto. 

O Interact buscou por beneficiar crianças e adolescentes de escolas e bairros em situação de mais precáriedade e vulnerabilidade, visando que os mesmos não tem nenhum tipo de ajuda psicossocial, seja dentro ou fora de casa. Com isso foram escolhidas três escolas para serem contempladas com a ação.

Além de nos fazermos presentes nas escolas, também optamos por realizar o projeto através das redes socias, com posts sobre autocuidado, depressão, ansiedade e preservação da vida, com o objetivo de ter uma maior visibilidade.

O projeto foi realizado nos dias vinte e seis e vinte e nova de setembro de dois mil e vinte e dois. 



Resultados

Este projeto trouxe mais união para o clube e pode ajudar não somente a comunidade mas também os interactianos.

Foi possível observar as diferentes vivências de cada e abordar cada assunto de maneira específica, possibilitamos que crianças e adolescentes tivessem um amparo psicológico.



Descrição

Com o mês de setembro chegando, a diretoria juntamente com a comissão de projetos, optou por abraçar este mês e torna-lo um marco durante a gestão.

Foi organizado pela comissão de projetos, comissão organizadora e demais interactianos as escolas que seriam beneficiadas pelo projeto e os profissionais da área da psicologia que pudessem acompanhar e abordar da melhor forma possível o andamento das palestras.

Com isso, foram selecionados os tópicos dos quais seriam abordados durante as palestras, buscamos por tópicos que tem tomado força nos dias de hoje e afetam em grande escala os jovens, como bullying, depressão, ansiedade, pressão escolar e distorção de imagem. 



Desafios

 

O maior desafio para este projeto foi a encaixar a grade horária das escolas e da profissional palestrante. 



Metas Alcançadas

Transmissão de conhecimento e autoajuda, além de grande visibilidade durante o projeto. 



Impactos

Com esse projeto foi possível fazer com os jovens beneficiados se sentissem acolhidos e enxergassem em si mesmo e outros os assuntos abordados, que buscassem por ajuda, entendessem que a diversas soluções e que soubessem que não estão sozinhos. 



Outros Projetos