some image

Cuidado para elas

03/05/2023

Clube
Interact Club de Bauru-Aeroporto

Endereço
Bauru
SP
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Bauru Aeroporto

Objetivos

Doar kits higiênicos femininos dentro de bolsas



Metas

Doar 30 kits



Razão do Projeto

 projeto em prol do mês das mulheres.



Beneficiários

Mulheres e meninas atendidas pelo CRAS da região do Nova Esperança.



Resumo do Projeto

O projeto ocorreu em prol do mês das mulheres, onde o clube arrecadou, preparou e montou bolsas com kits higiênicos doando para mulheres.



Resultados
  • Mais de duzentos itens higiênicos arrecadados, como absorventes, papéis higiênicos, sabonetes, pastas dentais, escovas de dentes, shampoo e condicionador, cotonetes, entre outros.
  • Cerca de 30 bolsas com kits higiênicos doadas.

 



Descrição

O projeto deu início em uma reunião ordinária, dia 10 de fevereiro, quando o Interact havia recebido uma doação de cerca de 40 bolsas de modelo feminino, e portanto se precisava dar lhes um destino. Assim, pensando na data do Dia das Mulheres, o clube decidiu realizar uma arrecadação de itens de higiene em colégios e em farmácias.

Os colégios que foram contatados foram a escola madrinha, Esquema Único Bauru, o colégio Christino Cabral e o Ernesto Montes. Em todos foram colados cartazes divulgando o projeto e sua arrecadação, e na escola madrinha interactianos passaram de sala em sala divulgando a ação. Nessas escolas passaram-se cerca de 3 semanas de arrecadação. 

Observa-se que, desintencionalmente, o clube conseguiu expandir sua arrecadação para o Residencial Jardim América, pois uma estudante do Esquema Único se aprofundou no projeto e levou-o para sua moradia, conseguindo uma caixa de arrecadação. 

Além disso, no dia 20 de fevereiro, o Interact marcou um encontro para a seleção e higienização das bolsas, onde algumas bolsas foram descartadas por estarem em más condições, e as demais foram lavadas ou higienizadas com pano e produtos de limpeza.

Posteriormente a isso, o clube conseguiu uma incrível parceria com as farmácias Nissei. Contatando-os, permitiram os associados irem, durante o fim de semana do dia 5 e 6 de março, nas portas das farmácias pedirem doações aos clientes. Com isso, a arrecadação foi expandida em mais 5 farmácias, das quais vieram maior parte das doações do projeto.

Vale ressaltar que, para cada farmácia ida, foi estipulado com antecedência, na reunião ordinária anterior, quantos e quais associados iriam, e qual rotariano os acompanhariam. E cada grupo levou uma caixa, confeccionada com um cartaz do projeto e flores nas cores do projeto (rosa e azul).

No dia 12 de março, outro encontro foi marcado no clube, novamente na casa da associada Amanda, onde jaziam todas as bolsas e arrecadações do projeto, dessa vez para organização dos kits higiênicos nas bolsas. Foi decidido que as bolsas maiores suportam “kits famílias” com mais itens e itens coletivos. Já as bolsas menores seriam “kits individuais” para mulheres ou adolescentes.

Os associados também levaram nesse dia cartões com mensagens positivas para mulheres, e penduraram ou colocaram dentro das bolsas. O material dos cartões e fios foram padronizados, porém as mensagens eram diferentes para tornar cada bolsa e cada kit especial para quem recebesse.

Aponta-se que,  nesse encontro, houve um companheirismo entre os associados, que levaram comida e bebida para a tarde, e tiveram a dinâmica “amigo da onça”.

Para a finalização do projeto, foi marcado um dia, ao fim de março, para conhecer o grupo “As Saletes” para o qual cogitavasse em destinar o projeto. A Presidente juntamente com a conselheira foram até as reuniões do grupo, que era no Residencial (de baixa renda), Água da Grama e puderam conhecê-las. Dessa forma também tiveram contato com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Nova Esperança, região do residencial, que coordenava o grupo. 

Por fim, dois dias depois do encontro, o clube realizou a doação dos kits ao grupo de mulheres e ao CRAS. Nas semanas seguintes, o órgão público distribuiu o restante da doação ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para as mulheres do projeto horta comunitária, e para um grupo de gestantes.



Desafios

O clube teve dificuldade em ligar com o prazo do projeto, que estendeu-se mais do que o esperado e criou uma incongruência quando as doações não estavam prontas no dia das mulheres. Porém o projeto então voltou-se para o mês das mulheres.



Outros Projetos