Interact Club de Santa Cruz do Sul Cidade Alta
Endereço
Santa Cruz do Sul
RS
Brasil
Objetivos
O projeto "Arraiá da Integração" teve como objetivo, arrecadar fundos para o caixa financeiro do clube, além de promover uma interação entre o Interact Club Santa Cruz do Sul Cidade Alta, o Esporte Club Linha Santa Cruz e a comunidade local.
Metas
As metas para a realização do projeto foram:
- Garantir a venda de alimentos típicos das festas de São João, como: pipoca, rapadura, pé-de-moleque, paçoca, puxa-puxa, bolo de chocolate.
- Auxiliar na decoração da sede do esporte Club Linha Santa Cruz que serviu de local para o projeto.
- Planejar o tradicional casamento caipira, realizando adaptações de roteiro e distribuição dos personagens.
- Arrecadar fundos para elevar o caixa financeiro do clube.
Razão do Projeto
A idealização para a realização do projeto surgiu por meio de um convite realizado pela diretoria do Esporte Club Linha Santa Cruz. Tendo como objetivo, disponibilizar um momento de interação e confraternização entre a comunidade local, dispondo de alimentos, músicas e brincadeiras típicas da anual confraternização de São João.
Beneficiários
Os beneficiários deste projeto foram:
- A comunidade em geral, que pode aproveitar deste momento de socialização cultural.
- O Interact Club que conseguiu obter uma arrecadação financeira e seus associados que precisaram organizar a venda de alimentos e também apresentar o casamento caipira para o público, ofertando um momento de companheirismo, dedicação e atuação.
- O Esporte Club Linha Santa Cruz que auxiliou a promover e realizar o projeto.
Resumo do Projeto
O "Arraiá da Integração" é um projeto que surgiu mediante uma parceria firmada entre o Interact Club Santa Cruz do Sul Cidade Alta com o Esporte Club Linha Santa Cruz, sendo realizado no dia 02 de julho. Possuindo como principal objetivo, organizar e realizar um momento de confraternização para a comunidade em alusão a data comemorativa de São João. Proporcionando a venda de alimentos típicos em um ambiente decorado, além da realização do tradicional casamento caipira e da fogueira.
Resultados
Tivemos excelentes resultados com a realização deste projeto, já que conseguimos alcançar todos os nossos objetivos e metas, atribuindo uma arrecadação financeira para o caixa do clube, além de fortalecer as relações entre os associados durante a venda dos alimentos e principalmente no desenvolvimento do casamento caipira. Ademais, desta forma, o clube obteve uma boa relação com a parceria que foi estabelecida juntamente ao Esporte Club Linha Santa Cruz, promovendo também a imagem do Interact na comunidade local.
Descrição
A diretoria do Esporte Club Linha Santa Cruz, realizou um convite ao nosso clube com o intuito de realizar uma noite de confraternizações com os moradores locais em alusão às festividades de São João, a tradicional festa junina. Nosso Interact logo abraçou a ideia e iniciamos os planejamentos para o projeto em nossas reuniões ordinárias semanais, em uma delas, contamos com a presença da Eluza, representando o Esporte Club Linha Santa Cruz, onde acertamos a data e o horário mais conveniente para a realização do projeto, sendo estes, 02 (dois) de julho, sábado, a partir das 17 (dezessete) horas. Também foram decididos os alimentos que seriam comercializados por cada uma das partes, ficando o Interact responsável pela venda de pipoca, puxa-puxa, rapadura, pé-de-moleque, bolo de chocolate e demais doces de amendoim produzidos artesanalmente pela avó de uma das associadas. O único item que precisou ser produzido por terceiros para o projeto foram os puxa-puxas, que foram ofertados em sacos contendo 15 e 30 unidades, ademais, todos os itens restantes foram feitos pelos interactianos com o auxílio de seus responsáveis. O nosso clube também ficou responsável pela organização e realização do tradicional casamento caipira, onde foi necessário buscar um roteiro que serviu como base para as adaptações realizadas. Por conseguinte, fizemos a distribuição dos diversos papéis entre os associados e montamos um cronograma de ensaios, a fim de garantir uma apresentação bem sucedida. Ao dia do evento, auxiliamos na decoração da sede, com o uso de bandeirinhas, palhas e demais itens, fizemos também, a contabilização dos gastos de produção dos alimentos e contabilizamos os lucros que seriam obtidos na venda de cada item. Ao longo do evento, os associados ficaram responsáveis pela venda dos produtos, além de gerenciar o caixa. Mais tarde, ao anoitecer, foi realizado o casamento caipira e o acendimento da tradicional fogueira. A maior parte dos alimentos foi vendida, gerando um lucro de R$526,50 (quinhentos e vinte e seis reais com cinquenta centavos) para o caixa do clube.
Desafios
Durante a realização do projeto, foi preciso organizar e garantir o fornecimentos dos alimentos que seriam vendidos, mas o maior desafio imposto, ocorreu durante a elaboração do casamento caipira, onde foi necessário estruturar o roteiro, distribuir os personagens e pensar nas cenas ao longo da apresentação, além de desenvolver o encorajamento para que os associados não sentissem vergonha de se apresentarem em público.
Impactos
Este projeto obteve impactos positivos a curto e longo prazo:
- A curto prazo, utilizaremos o dinheiro arrecadado para o auxílio de outros projetos em favor da nossa comunidade.
- A longo prazo, obtivemos grandes experiências nesta realização, e futuramente, poderemos manter esta parceria e realizar uma nova edição do "Arraiá da Integração".