Interact Club de Alegrete Baita Chão
Endereço
Alegrete
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Alegrete Norte-Centro
Objetivos
O objetivo principal era arrecadar livros, gibis, brinquedos, etc. para as crianças da Escola Lions Clube.
Metas
As metas foram:
-Cada associada se mobilizar para ajudar na arrecadação, contatando familiares, vizinhos, etc;
-Colocar caixas nas escolas para que as pessoas doassem os brinquedos;
-Conseguir uma quantia boa de brinquedos.
Razão do Projeto
A partir de uma conversa com a diretora do Colégio Raymundo Carvalho de Alegrete, entendeu-se a necessidade de realização do projeto para que as crianças pudessem ter um espaço com livros, brinquedos, etc.
Beneficiários
Os beneficiários diretos foram a Escola e as crianças que poderão brincar e ler bastante. E os indiretos foram as pessoas que doaram, pois conseguiram se desfazer dos objetos que muitas vezes acabava ocupando o espaço de sua casa ou até mesmo não sabia para quem doar.
Resumo do Projeto
O projeto Brinquedoteca Solidária, aconteceu nos meses de abril e maio de 2023. O projeto foi idealizado afim de proporcionar às crianças da Escola Lions Clube um espaço em que pudesssem ler e brincar com seus colegas. Assim, durante esses dois meses foi realizada a campanha de arrecadação, principalmente dentro do Colégio Raymundo Carvalho, um grande apoiador do projeto. No dia 31 de maio foi realizada a entrega dos brinquedos para as crianças que demonstraram bastante entusiasmo ao verem as doações. Quando a sala ficar pronta nosso clube voltará para ajudar na organização e realizar uma oficina com materiais reciclados.
Resultados
Acabou-se não contabilizando exatamente a quantidade de brinquedos, mas sabemos que foram mais de 40 livros doados, sem contar os brinquedos, bonecos, barbies, etc. Mas ficamos surpreendidas pois foi uma alta quantidade de doações, isso se comprova pois toda semana a caixa devia ser esvaziada para que pudessem ser entregues mais e mais doações.
Descrição
No mês de abril, iniciou-se nas reuniões do Baita Chão, a falar sobre realizar uma campanha de arrecadação para a Escola Lions Clube. Então, depois da primeira quinzena do mês, foi colocada uma caixa no Colégio Raymundo Carvalho, para que os alunos pudessem doar. E durante a semana a presidente Anna Carolina, juntamente com a diretora da escola Giciéli, passaram nas turmas dos alunos do Ensino Fundamental, afim de explicar a eles o projeto e pedir sua contribuição. Então em torno de um mês depois já havia sido arrecadado diversos livros, bonecas, gibis, entre outros. Assim, durante a reunião do dia 18 de maio as associadas fizeram uma seleção nas doações, afim de analisar o que podia ou não ser doado. E finalmente, dia 31 de maio algumas interactianas foram até a Escola Lions Clube e realizaram a entrega das doações para as crianças. O projeto pretende ser continuado, pois como a sala de brinquedos não está acabada não foi possível organizar os brinquedos na tal. Então, assim que estiver pronta nosso clube irá realizar a organização da sala de brinquedos, e pretende-se também realizar uma oficina para transformar materiais como garrafa pet em brinquedos, junto com as próprias crianças.
Desafios
Os pequenos desafios encontrados foram a definição da data para realizar a entrega, já que muitas associadas possuem aula ou compromissos a tarde.
Metas Alcançadas
A maior meta alcançada foi conseguir um grande número de doações, contribuição dos alunos do Raymundo e de algumas associadas que se mobilizaram.
Impactos
Esse projeto impactou positivamente as crianças da Escola Lions Clube, já que elas não possuiam brinquedoteca. Então, sabemos que por um longo período essas crianças (e até as próximas que vierem) poderão usufruir dessas doações.