Interact Club de Realeza
Endereço
Realeza
PR
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Realeza
Orçamento Necessário
R$ 150,00
Objetivos
Fazer uma seemana legal para os alunos
Metas
Ajudar em nossa cidade a espalhar o conhecimento e acabar com o preconceito que existe na região referente as escolas APAE, pensamentos de que ela não são boas e que não cuidam dos alunos, também queriamos mostrar como os alunos da instituição são doces e não pessoas "estranhas" como alguns zoam dizendo.
Razão do Projeto
A ideia do projeto veio da nossa imagem pública, Letícia Chiapetti, que cresceu com os alunos da escola APAE de Realeza, por conta de sua mãe que trabalhava lá por anos. Ela teve como estímulo para a ideia a presença em projetos com crianças.
Beneficiários
Para os alunos, foi um momento de descontração, carinho e felicidade, momento esse que mesmo depois de meses, sempre que eles avistam algum interactiano que foi ao projeto, correm nos abraçar e encher de beijos.
Em uma mensagem enviada a presidente do clube, uma interactiana disse: "Hoje foi o meu primeiro projeto com crianças aqui no ic e posso dizer com certeza que foi uma das melhores experiências que eu já tive. Eles são incríveis, o pessoal da apae é incrível, os integrantes do ic são INCRÍVEIS, e eu me senti tão bem lá que não consigo explicar. Cheguei em casa e chorei contando como tinha sido pra minha mãe. Muito obrigada por tudo, eu to muito feliz e espero poder ir em todos os projetos!"
Hoje, essa Interactiana está na comissão distrital e é ativa no interact. Sofia é apenas um dos exemplos de interactianos que entraram no clube fielmente após esse projeto. Então, com esse ponto, constamos que ele também foi importante para firmar pessoas com coração e alma para nosso clube.
Resumo do Projeto
Esse projeto foi uma iniciativa do Interact Club de Realeza, destinada a semana do excepcional. Essa semana tem como objetivo divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.
Resultados
Para o primeiro dia, tivemos uma doação realizada pela sorveteria Chiquinho Sorvetes, que deu sorvete de graça para todos os alunos, interactianos e professores. Também no primeiro dia, juntamente com o projeto cultural da prefeitura, levamos um dos meninos da oficina de música para que tocasse violão para os alunos durante a tarde.
No dia do desafio, nossos interactianos "invadiram" a aula dos alunos da APAE fantasiados e com música em caixas de som. Assim trazendo os alunos para o saguão e realizando uma atividade de mobilidade, exercício e entrosamento com todos os presentes.
Com os dias que passamos dentro da escola e com os alunos, sentimos a necessidade como interactianos de divulgar e espalhar a importância e o conhecimento de tudo que ocorria naquela INSTITUIÇÃO. Com isso, alguns associados realizaram filmagens e entrevistas para um reels informativo sobre a APAE. LINK:https://www.instagram.com/reel/Chz8ynWPkJe/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Descrição
O planejamento começou com a ideia sendo colocada em reunião com os interactianos, após isso sendo levada a diretora da APAE Realeza, onde alguns interactianos foram conhecer a instituição e entender o que seria feito naquela semana tão especial para os alunos. Conversamos então com a secretária, Gabriela Maruá, e juntos decidimos realizar duas atividades com eles. Um passeio com direito a sorvete e música no início da semana (Segunda - Feira, dia 21 de agosto) e o "Dia do desafio" (Quarta - Feira, dia 23 de agosto).
Desafios
Preconceitos de algumas pessoas, xingamento direcionado aos interactianos e falta de comunicação com a escola.
Metas Alcançadas
Todas
Impactos
Esse projeto, além de marcar os nosso interactianos, ainda trouxe uma visibilidade enorme para a APAE, que em nossa cidade não tinha muita importância para os cidadãos. Nosso projeto ficou em segundo lugar no concurso distrital de projetos com diferença de um décimo.