some image

BRINCANDO DE PROTEGER

08/08/2023

  • some image
Clube
Interact Club de Sobradinho

Orçamento Necessário
R$ 15,00

Objetivos

Consientizar as crianças de que é necessário cuidar e proteger das florestas e do ambiente o qual se vive, bem como, ajudar a comunidade como um todo a criar hábitos saúdaveis para o planeta. E assim, fazer com que essas lições sejam repassadas as futuras gerações.



Metas

- Ter no mínimo 2 interactianos para a realização do projeto.

- Gastar no máximo R$20,00 para os utensílios necessários da dinâmica.

- Lembrá-los da comemoração do dia da proteção à floresta.



Razão do Projeto

O projeto foi realizado pensando na resolução dos problemas ambientais enfrentados atualmente no planeta e na preservação das florestas. O Interact Club de Sobradinho acredita que projetos como esse possam trazer cada vez mais visibilidade e consequentemente a solução para esses problemas.



Beneficiários

- As crianças, a professora, as famílias dessas crianças, os interactianos, a comunidade à qual elas residem e o planeta.



Resumo do Projeto

Realizada uma brincadeira com as crianças do 4° ano da E.M.E.B Adolpho Sebastiany, que visa a concientização do cuidado necessário das novas gerações com o meio ambiente em especial as florestas.



Resultados

Acreditamos que os resultados desse projeto não sejam de rápida ação, mas sim uma mudança à longo prazo. Mas o que notamos de imediato foi a alegria das crianças depois de realizar a atividade de forma lúdica e de fácil entendimento. Muito bacana notar que assim que finalizamos, elas ja estavam debatendo entre elas o que elas fazem para contribuir com o planeta no dia a dia. 



Descrição

O projeto foi primeiramente explicado a diretora da escola para que a mesma entendesse o por que, e como a atividade seria executada. Logo em seguida, os interactianos presentes começaram a organizar o espaço em que a dinâmica seria realizada, sendo dividida igualmente em duas partes, uma com balões (que seriam a representação das árvores de forma lúdica) e outra sem. Já com tudo pronto a diretora de meio ambiente Érica, começou a sua explicação relatando sobre o tema comemorado no dia, que seria então de proteção às florestas. Dando continuidade, foi relatato sobre a importancia das florestas para a nossa sobrevivência, bem como, o porquê reflorestar e cuidar das plantas é tão importante para a realização das atividades diárias que só são possíveis pelas grandes áreas verdes ainda presentes em nosso planeta. Depois de entendido o motivo da atividade estar sendo realizada, a turma foi dividida em 2 grupos. Os curupiras (que representavam os protetores florestais), e os malvados (que representavam os desmatadores florestais ilegais). O grupo dos curupiras foram posicionados no lado em que estavam os balões, e foram instruídos a proteger as árvores, não deixando os malvados entrarem e pegarem os balões. Caso isso acontecer, os protetores podem colá-los, fazendo com que fiquem imóveis. O grupo dos malvados deveríam tentar pegar os balões dificultando o trabalho dos curupiras, e sempre que raptassem alguma árvore deveriam depositar em um espaço demarcado no chão para que assim, os curupiras corajosos conseguissem pegar de volta as árvores e assim fazer o ato de reflorestar. 

 



Desafios

A única dificuldade encontrada neste projeto foi a competitividade das crianças, o que acabou gerando algumas intrigas, mas foram facilmente resolvidas. 



Outros Projetos