Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá
Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil
Objetivos
Realizar, ao menos uma vez ao mês, um conjunto de ações positivas voltadas para o impacto positivo ao meio ambiente e à comunidade rosariense.
Metas
- Julho – 12 Meses Verde
- Informar a sociedade sobre a importância de cuidar do ecossitema;
- Levar o projeto ao alcance do maior número de pessoas possível, através das redes sociais;
- Incentivar a população e os interactianos a cuidar do meio ambiente.
-
Agosto - Reflorestamento
- Realizar a plantação de mudas de flores;
- Realizar uma horta na Escola Nadir Medina Monte;
- Doar mudas de árvores para o projeto Reflorestamento do Centro Terapêutico.
- Setembro – Semeando Esperança
- Realizar uma horta na Escola Nadir Medina Monte;
- Plantar as mudas das plantas com as crianças da escola;
- Incentivar os alunos a cuidar do que plantaram;
- Trazer benefícios à alimentação das crianças por meio das plantas.
-
Outubro – Adote um Feijão
- Ensinar as crianças a plantar o próprio feijão;
- Incentivar as crianças a cuidar das plantas;
- Reviver a tradição de plantar feijão no algodão;
- Criar uma conexão das crianças com o amor por cuidar da natureza
-
Novembro – Brincando e Reciclando
- Ensinar as crianças o que é a reciclagem;
- Influenciar as crianças a reciclar;
- Construir brinquedos com materiais reciclados.
Razão do Projeto
A principal motivação para a realização desse projeto foi a situação atual do meio ambiente e as poucas ações da sociedade para protegê-lo. Então, a forma que o clube encontrou de conscientizar a população e dar maior importância para a natureza foi através da criação dos 12 meses verde.
Beneficiários
População Rosariense, os interactianos, e principalmente, o Meio Ambiente.
Resumo do Projeto
O projeto 12 meses verde tem o intuito de conscientizar e informar a sociedade sobre a importância de cuidar do meio ambiente e do ecossitema onde habitam através de ações mensais, feitas presencialmente ou por meio de posts nas redes sociais do clube, em prol do benefício da natureza.
Resultados
- Julho
Foram obtidas com a postagem 70 curtidas e 350 contas alcançadas, além de que a maioria dos associados do clube repostaram a publicação.
- Agosto
Foi possível obter resultados muito gratificantes ao doar as árvores para o Centro Terapêutico, pois os responsáveis ficaram muito felizes com a colaboração do clube.
- Setembro
Foi possível obter resultados gratificantes e muito positivos ao realizar esse lindo projeto com as crianças, que se divertiram muito e adoraram realizar a horta. Ao todo, foram plantados 3 pallets com plantinhas, sendo mais de 20 mudas de temperos e chás para beneficiar a escola.
- Outubro
Foi possível obter ótimos resultados em relação a aprovação e cuidado das crianças em relações as suas plantinhas, além de que o projeto contou com a participação de 20 alunos muito interessados na ação.
- Novembro
Foi possível obter ótimos resultados com a ação, já que foram produzidos vários brinquedos, além de que as crianças se divertiram muito no processo.
Descrição
A ideia da realização do projeto surgiu em uma reunião da equipe diretiva, posterior aos encontros com todos os sócios do clube, quando a diretoria estava colocando as metas para o ano rotário.
- Julho - 12 Meses Verde
No dia 8 de Julho de 2023, na primeira reunião ordinária do ano rotário 2023-2024, foi apresentado para o clube a ideia do projeto, que foi muito bem recebido pelos associados que concordaram em realizá-lo. Além disso, foi discutido qual seria a primeira ação para o mês de Julho e ficou decidido que seria uma postagem informativa no instragram do clube, para explicar o projeto para a comunidade rosariense e interactianos do distrito que acompanham o trabalho, com o objetivo de ter o maior alcance possível.
Então, após a reunião, a Diretora da Avenida do Meio Ambiente juntamente com a Comissão de Imagem Pública do clube planejaram a postagem, com uma breve explicação sobre o que é o projeto e seus objetivos, que foi publicada no dia 25 de Julho de 2023.
- Agosto - Reflorestamento
A ideia inicial de projeto para o mês de Agosto era que seriam plantadas as mudas de flores que estavam guardadas do chá beneficente. Porém, na semana que a ação seria realizada, as plantinhas acabaram murchando.
Então, na reunião do dia 4 de Agosto o problema foi levado em pauta e surgiu a ideia de realizar uma horta em algum ponto da cidade, e ficou decidido que seria realizada nas dependências da Escola de Educação Infantil Nadir Medina Monte, no dia 31 de Agosto, com o nome “Semeando a esperança”.
Entretanto, quando chegou o dia da execução, acabou chovendo e foi necessário mudar a data, deixando o projeto para o 12 meses verde de Setembro.
A ação realizada nesse mês foi uma doação de três mudas de árvore para apoiar o Projeto Reflorestamento do Centro Terapêutico Camaco Beerá, onde eles plantam mudas de árvores, flores, temperos e ervas no Sítio onde se encontram. O clube também colaborou divulgando o projeto nas redes sociais.
- Setembro- Semeando esperança
Inicialmente, esse projeto seria realizado na ação dos 12 meses verde de Agosto, porém devido a complicações em relação as datas para realizá-lo, foi necessário alterá-lo para o mês de Setembro, tornando muito mais fácil a realização, pois já estava tudo planejado.
A ideia do projeto surgiu em uma reunião, quando foi necessário alterar o projeto do mês de Agosto, então a Diretora da Avenida de Meio Ambiente surgiu com a pauta da realização de uma horta em algum ponto da cidade, ficando decido a Escola Nadir Medida Monte, que é muito parceira do nosso clube. Também foi sugerido o nome, sendo escolhido “Semeando esperança”.
No decorrer das semanas até a realização do projeto, o clube decidiu a maneira de organizar as plantas e quais mudas seriam escolhidas. Foi acertado que seriam hortas suspensas, feitas em pallets de madeira, que foram doados pelo pai da presidente juntamente com a terra e o adubo usado, para facilitar a manutenção e a plantação das mudas. Além disso, clube recebeu de doação do pai da vice presidente as plantinhas, como salsa, alecrim, savia, manjericão, cebolinha, orégano, cidreira, hortelã e manjerona.
Devido às várias ocorrências climáticas durante a organização do projeto, ficou decido, juntamente com a diretora da escola, o dia 5 de Setembro para finalizá-lo, para que não prejudicasse a saúde das crianças e elas pudessem se divertir plantando.
Então, uns dias antes de o projeto ser, enfim, finalizado, a presidente do clube, juntamente com um dos conselheiros, foram até o local para arrumar os pallets e preparar a terra.
Por fim, no dia 5 de setembro, o projeto foi concluído. A ação se iniciou com os interactianos que estavam presentes separando os pequenos alunos por grupos e explicando o que seria realizado. Após isso, cada interactiano se juntou a uma dupla de alunos para ajudá-los a plantar as mudas. A ação foi realizada com duas turmas da escola, o clube teve uma tarde muito produtiva e divertida com os pequenos, que serão beneficiados com as plantas que poderão usadas na preparação dos lanches. Depois de finalizar a plantação, os associados se despediram das crianças e, logo após, as plantas foram regadas. No momento, as plantas estão sob os cuidados das crianças e da equipe da Escola Nadir Medina Monte. Após a finalização da ação, os associados receberam um lanche de agradecimento da escola após uma ótima tarde de integração.
- Outubro – Adote um feijão
A ideia da ação surgiu durante a reunião em que estavam sendo organizados os projetos que o clube realizaria durante a Semana Mundial do Interact (SMI), onde a proposta de ação para o 5º dia era algo relacionado ao meio ambiente. Então, como ainda não tinha sido efetuado nada para o 12 meses verde de outubro, devido ao grande número de atividades que o clube tinha no mês, os associados concordaram em unir os dois objetivos em um projeto, englobando o compromisso com a SMI e com a ação mensal do clube.
Em um primeiro momento, ficou acertada a realização de um projeto simples, porém significativo, na Escola Nadir Medina Monte, instituição que sempre aceita e adora os projetos do clube com os alunos. A primeira proposta que pensada foi algo relacionado à ecologia e ao descarte correto de lixo, de maneira que os interactianos ensinariam às crianças sobre as cores das latas de lixo de uma forma mais dinâmica. Porém, como o projeto precisava de uma maior estrutura, além de que seria necessário ensinar de uma forma muito didática e pedagógica, foi concluído que seria mais viável descartar essa ideia para o mês de outubro e para a SMI, deixando a proposta para outro momento.
Então, a segunda ideia que surgiu foi da plantação de feijão no algodão, pois é uma atividade fácil e que as crianças entenderiam, além de que elas desenvolveriam a habilidade da responsabilidade de cuidar da plantinha. Também foi concluído que a ação iria se chamar “Adote um feijão”, pois as crianças escolheriam o que iriam plantar e depois levariam para casa para cuidar da plantinha até que ela estivesse bem grande. Depois dessas decisões serem tomadas, a presidente do clube entrou em contato com a diretora da escola, que aceitou o projeto, já marcando a data para o dia 31 de outubro, durante a SMI, às 14 horas.
Um dia antes de realização do projeto, foi enviada uma lista no grupo do WhatsApp do clube, para que cinco pessoas que estivessem disponíveis auxiliassem na ação. Todos os materiais usados na ação foram doação de associados e pais, então não foi necessário retirar valores do caixa do clube.
Por fim, no dia 31 de outubro a ação foi finalizada perfeitamente. Os associados chegaram ao local no horário marcado, já organizando os potes, os feijões e os algodões para que os alunos pudessem plantar. Quando as turmas chegaram, foi propagada uma breve explicação sobre o que seria realizado e, logo após, já se iniciou as plantações. Para o primeiro passo, os interactianos mostraram aos alunos cada passo, colocando o algodão nos potinhos e molhando-os, e logo após adicionando o feijão. Foi um projeto rápido, porém as crianças adoraram e estão cuidando muito bem dos seus feijõezinhos.
- Novembro – Brincando e Reciclando
A ideia do projeto surgiu em uma das reuniões reuniões do clube, em que uma das pautas era a ação que deveria ser realizada para o 12 meses verde. Foram propostas duas principais ideias, a primeira era de realizar uma oficina de aprendizado sobre o cuidado com o descarte de lixo, a fim de ensinar às crianças sobre jogar o lixo no local correto, por meio da apresentação das lixeiras coloridas, já a segunda ideia era realizar uma atividade para ensinar os pequenos a montar brinquedos com materiais reciclados . A ideia mais votada entre os associados foi a segunda.
Então, a diretora de meio ambiente ficou responsável de organizar toda a ação. Para começar, ficou decidido que o projeto ocorreria na Escola de Ensino Infantil Leôncio José do Nascimento, já que frequentam crianças maiores que entenderiam melhor a atividade. Após a equipe organizadora da ação entrar em contato com a diretora e ela aprovar a ideia, foi o momento de decidir a data e o horário, sendo escolhidos para o dia 30 de Novembro as 14 horas e 30 minutos.
O objetivo principal era apresentar às crianças os vários meios recicláveis de brincar além de mostrar que isso ajuda o meio ambiente.
Durante as semanas que se passaram até o projeto, os associados juntaram materiais recicláveis e montaram brinquedos para levar e mostrar para as crianças como ideias para inspirá-las.
Então, no dia 30 de novembro a ação foi finalizada de forma muito divertida e ecológica. Os interactianos chegaram ao local e começaram a organizar todos os itens recicláveis para esperar as crianças. Os associados presentes tomaram muito cuidado para não levar nada que pudesse machucá-las. Quando os pequenos chegaram, foi feita uma pequena explicação sobre a atividade e, também, foram mostrados a elas os brinquedos que produzidos pelo clube. Após isso, iniciou-se a produção dos brinquedos recicláveis das crianças, sempre com algum interactiano ao lado para ajudá-las a construí-los. As crianças se interessaram muito e adoraram a atividade. Depois de todos terminaram seus brinquedos, o clube começou um momento de diversão, para brincar junto com as crianças. O projeto foi finalizada após um ótimo momento de integração, com a sensação de dever cumprido.
Desafios
- Julho
No planejamento do mês de Julho não teve nenhum empecilho na realização do projeto.
- Agosto
Foi encontrada muita dificuldade em conseguir realizar e organizar os planos idealizados, devido às condições climáticas e a morte não planejada das mudas de flores que seria plantadas, porém foi possível reverter com êxito esses empecilhos.
- Setembro
Não foi possível encontrar dificuldades na realização desse projeto, pois já estava tudo organizado em Agosto.
- Outubro
A única dificuldade encontrada foi de encaixar a data para um projeto do 12 meses verde em outubro, pois a agenda do clube estava cheia com muitas atividades. Porém, graças a SMI, foi possível solucionar o empecilho.
- Novembro
Não foi possível encontrar nenhuma dificuldade durante a organização e realização do projeto.
Metas Alcançadas
-
Julho
- Informar a sociedade sobre a importância de cuidar do ecossitema;
- Levar o projeto ao alcance do maior número de pessoas possível, através das redes sociais;
- Incentivar a população e os interactianos a cuidar do meio ambiente.
-
Agosto
- Doar mudas de árvores para o projeto Reflorestamento do Centro Terapêutico.
- Setembro
- Realizar uma horta na Escola Nadir Medina Monte;
- Plantar as mudas das plantas com as crianças da escola;
- Incentivar os alunos a cuidar do que plantaram;
- Trazer benefícios à alimentação das crianças por meio das plantas.
- Outubro
- Ensinar as crianças a plantar o próprio feijão;
- Incentivar as crianças a cuidar das plantas;
- Reviver a tradição de plantar feijão no algodão;
- Criar uma conexão das crianças com o amor por cuidar da natureza.
-
Novembro
- Ensinar as crianças o que é a reciclagem;
- Influenciar as crianças a reciclar;
- Construir brinquedos com materiais reciclados.
Impactos
- Julho
O projeto teve impacto no público que teve acesso a postagem, os informando e incentivando sobre os cuidados com a natureza.
- Agosto
A doação realizada pelo clube teve impacto positivo no projeto do Camaco Beerá, pois com as mudas de árvores foi possível auxiliar no reflorestamento do local além de que, com a divulgação, o clube conseguiu incentivar mais indivíduos a ajudar a causa.
- Setembro
O projeto teve impacto aos pequenos alunos da Escola Nadir Medina Monte, que irão usufruir das plantinhas que eles mesmos plantaram nas refeições do período escolar.
- Outubro
O clube conseguiu impactar a vida das crianças de forma positiva com o projeto, pois a partir dele os pequenos irão começar a ter maior responsabilidade de cuidado além de que vão aprender a valorizar a natureza.
- Novembro
Foi possível impactar o meio ambiente de forma positiva, já que foram usados na ação vários materiais que seriam descartados de forma incorreta, transformando-os em brinquedos. Além disso, o clube levou uma mudança para as crianças, que perceberam que podem se divertir com materiais reciclados.