Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá
Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil
Orçamento Necessário
R$ 40,00
Objetivos
O objetivo principal do projeto foi movimentar as redes sociais do clube através dos meios de informação e sensibilizar a população através da abordagem do tema.
Metas
-
Informar e conscientizar a populução rosariense sobre a violência contra a mulher;
-
Expor as redes de apoio presentes na cidade;
-
Aplicar os índices de violência às mulheres mo Brasil;
-
Ter um bom alcance sobre o assunto nas redes sociais do clube.
Razão do Projeto
A principal motivação para realizar o projeto a partir da exposição dos cartazes e de postagens informativas foi o grande alcance de indivíduos que se tem através desses meios, para impactar e conscientizar a sociedade sobre a tão alarmante situação que o país têm vivido em relação à violência feminina.
Beneficiários
A comunidade rosariense e os associados do Interact Club Serra do Caverá.
Resumo do Projeto
Em prol ao Agosto lilás, mês contra a violência feminina, a comissão distrital propôs o projeto de conscientização à comunidade sobre a problemática. O Interact Clube Serra do Caverá realizou a ação através da exposição de cartazes pela cidade e pela atividade nas redes sociais, por meio da exibição dos diversos tipos de violência que as mulheres sofrem, a fim de informar a população.
Resultados
Todo o projeto trouxe resultados bastante positivos para o conhecimento da população, para os interactianos e para o engajamento do tema. As duas publicações tiveram, ao todo, 109 curtidas e o alcance de 492 contas. E por fim, o vídeo para o Tik Tok teve 45 e 268 visualizações.
Descrição
Na reunião do dia 11 de Agosto de 2023, foi levada em pauta a informação sobre o projeto proposto pela comissão distrital em prol do Agosto Lilás a fim do fortalecimento e da conscientização da violência feminina. Com o intuito de seguir as ideias da proposta, o clube decidiu que o projeto seria dividido em duas partes. Sendo assim, a primeira consistia em postagens informativas nas redes sociais do clube, contendo a explicação do que é o Agosto lilás, os índices de violência contra a mulher no Brasil e os meios de denúncia e apoio. E a segunda parte realizada presencialmente, tornando essas publicações cartazes para serem expostos pelas ruas e lojas da cidade, alcançando o maior público possível da comunidade. Além disso, ficou decido que a realização presencial ocorreria no dia 17 de Agosto.
No decorrer da semana seguinte a reunião, foi separada uma comissão para a organização das postagens, incluindo a Diretora de Projetos, os Diretores de Imagem Pública e alguns associados. Juntos eles organizaram e pesquisaram as informações necessárias para produzir os informativos.
Porém, quando chegou o dia da realização presencial do projeto, foi necessário alterar a data do mesmo devido ao clima chuvoso desfavorável para a colagem dos cartazes. Então, a ação foi transferida para o dia 19 de Agosto.
Portanto, no dia 19 de Agosto de 2023, a ação presencial foi finalmente realizada. Previamente, os associados que se comprometeram em participar se dividiram para imprimir os cartazes, sendo gasto do caixa do clube apenas o dinheiro das folhas e das fitas para a colagem. O projeto foi marcado para as 16 horas e 30 minutos e o ponto de encontro foi a Igreja Matriz da cidade. Depois de reunidos, os interactianos saíram pelas principais ruas de Rosário do Sul expondo os cartazes e entrando nas lojas para pedir a permissão da exposição nos estabelecimentos. Enquanto isso, para aumentar ainda mais o engajamento sobre o tema nas redes, foi gravado um vídeo para o Tik Tok. O projeto foi finalizado com êxito, deixando todos muito contentes com o resultado. Ao todo, foram realizadas duas postagens informativas e colados mais de 35 cartazes pela cidade.
Desafios
O principal empecilho para a realização do projeto foi encontrar um dia em que o clima estivesse agradável para a colagem dos cartazes, além da pequena dificuldade encontrada para organizar as informações das postagens para finalizá-las.
Metas Alcançadas
Todas citadas.
Impactos
O projeto teve um grande impacto para orientar as mulheres que sofrem algum tipo de violência, além de informar a sociedade a importância de problematizar essa temática e ajudar em casos violentos.