Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá
Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil
Objetivos
O objetivo principal do projeto foi ajudar as famílias das áreas menos favorecidas da cidade, através da doação de refeições e de roupas e sapatos.
Metas
-
Ajudar o máximo de famílias das áreas escolhidas;
-
Doar todas as roupas e sapatos do varal solidário;
-
Distribuir 250 marmitas de carreteiro no CRAS da Vila Nova;
-
Distribuir 100 marmitas de carreteiro no CRAS da Cohab.
Razão do Projeto
A principal motivação para realizarmos o projeto foi a situação alarmante que algumas famílias da nossa cidade se encontram, devido as baixas condições econômicas para ter acesso à comida e a roupas. Então, a melhor forma que encontramos de tentar melhorar um pouco essa situação foi através da distribuição de refeições e agasalhos nos pontos de auxílio das áreas mais prejudicadas da cidade.
Beneficiários
As diversas famílias das regiões que foram escolhidas para receber as doações.
Resumo do Projeto
O projeto Sabor e Abrigo está na avenida de serviços à comunidade e consistiu na distribuição de marmitas de carreteiro e roupas em dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade para as famílias necessitadas da região, proporcionando a eles uma refeição de qualidade e agasalhos para passar o inverno.
Resultados
Tivemos resultados muito positivos com a realização do projeto, pois conseguimos distribuir para as famílias o total de 350 marmitas de carreteiro e doar todas as peças de roupas e sapatos que foram separadas para doação.
Descrição
A ideia da realização desse projeto surgiu antes mesmo do começo da Gestão 2023-2024, quando o frigorífico da cidade se ofereceu para nos dar apoio e doações em algum de nossos projetos. Então, na reunião do conselho diretivo, decidimos que realizaríamos um carreteiro solidário, com a colaboração da empresa, em Agosto. Além disso, lembramos que tínhamos várias roupas e sapatos sobrando do último brechó que realizamos, portanto, junto com o carreteiro doaríamos essas vestimentas e calçados para as famílias.
No dia 8 de Julho de 2023, na primeira reunião ordinária do ano rotário, a ação foi levada em pauta para o clube, onde decidimos que o projeto seria realizado no dia 5 de Agosto, com o nome de “Carreteiro e Agasalho Solidário”.
Durante a semana que se passou, foi solicitado o patrocínio do Frigorífico Campeiro, sendo aceito e doado por eles 50 quilos de carne. Todos os outros insumos para a preparação do carreteiro também foram doados, os temperos pelos nossos conselheiros e os 25 quilos de arroz pelo pai da presidente do Clube. As marmitas para servir o carreteiro também foram doadas.
No dia 28 de Julho, foi alterada a data do projeto para o dia 26 de Agosto, pois a data inicial ficaria muito apertada para toda a organização do projeto. Além disso, foi decido que nossas conselheiras conversariam com a assistência social da cidade para selecionar os bairros da doação e como seriam distribuídas as marmitas.
Após a reunião, uma de nossas conselheiras teve a reunião com a assistente social, e ficou decido que os bairros de doação seriam o Ibicuí e a Cohab, sendo distribuídas para as famílias 250 fichas no total para a retirada das marmitas.
Na reunião do dia 11 de Agosto, foi decido que a preparação das refeições seria realizada na manhã do dia do projeto por nossos conselheiros, além de que separamos dois grupos para melhor organização na distribuição. Também foi acertada uma comissão para separar as roupas do varal solidário, verificando quais estavam em bom estado para doação e as que precisavam ser lavadas.
Em 18 de Agosto, as roupas separadas foram levadas para reunião e distribuídas entre os associados, para quem pudesse levar para casa para lavar, entregando no dia do projeto. Também foi avisado que foi necessário trocar um dos lugares de distribuição, sendo definidos de forma definitiva o CRAS do bairro Cohab e o do bairro Vila Nova.
Na reunião do dia 25 de Agosto, anterior à ação, todos os sócios foram convocados para participar e separamos em duas comissões, onde cada uma iria se dirigir para um dos locais da distribuição. Ademais, foi sugerido trocar o nome do projeto por um mais criativo e decidimos renomear como “Sabor e Abrigo”.
Então, no dia 26 de Agosto, ocorreu a finalização do projeto. Iniciamos às 9 horas e 30 minutos da manhã com a preparação do carreteiro, feito pelos nossos conselheiros, e também separando as roupas e sapatos que seriam enviadas para cada CRAS e escrevendo recadinhos nas tampas das marmitas. O previsto para o término da preparação do carreteiro era às 11 horas, porém ocorreu um atraso, então os grupos se dividiram e levaram as roupas para os locais, começando a distribuição delas e organizando da fila de espera. A outra parte ficou responsável por ajudar os conselheiros a servir o carreteiro e fechar as marmitas. As primeiras a serem enviadas foram para o bairro Cohab, totalizando 100 pratos de carreteiro, e após isso, enviamos 250 para o bairro Vila Nova. Quando o último grupo chegou aos locais, as assistentes sociais já tinham distribuído as fichas previamente para as famílias, então fomos entregando em ordem de chegada. As pessoas ficaram livres para pegar as roupas e sapatos que deixamos a mostra. Finalizamos o projeto após termos entregado todas as marmitas e doado todas as roupas. Foi gratificante ver a felicidade das pessoas ao receberem nossa ajuda, além de que conscientizou ainda mais nossos associados sobre a importância de fazer o bem.
Desafios
Um dos empecilhos durante o planejamento do projeto foi como iríamos distribuir as marmitas de maneira justa e quais locais seriam adequados, porém nossas conselheiras nos ajudaram a resolver isso comunicando a Assistência Social da cidade, que ficou responsável por analisar os locais e distribuir as fichas para as famílias necessitadas.
Metas Alcançadas
Todas citadas.
Impactos
O projeto teve impacto positivo na comunidade rosariense, pois ajudamos várias famílias a ter uma refeição nutritiva e roupas quentes para o inverno, além de conscientizar a população sobre a necessidade de ajudar esses bairros da cidade.