Interact Club de Santiago
Endereço
Santiago
RS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club de Santiago
Objetivos
Os objetivos definidos foram os de: combater o preconceito contra pessoas com deficiência a partir do desenvolvimento de empatia em crianças; Auxiliar na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade; Modificar o futuro da violência contra essa minoria na sociedade.
Metas
As metas estipuladas foram as de: Reunir o máximo de crianças para assistirem à apresentação; desenvolver a contação de história de uma forma divertida e interativa, a fim de ficar na memória das crianças; desenvolver aprendizagens a respeito da empatia com pessoas com deficiência.
Razão do Projeto
O projeto foi pensado no intuito de colaborar com a causa do setembro verde, o qual luta pela inclusão de pessoas com deficiência. Com o projeto, a influência se fez com a quebra da perpetuação do preconceito contra essa minoria.
Beneficiários
Os beneficiários do projeto foram, principalmente, as crianças que puderam assistir à apresentação, vivenciando um momento de alegria e descontração, culminando em um aprendizado indireto a respeito da importância da inclusão de pessoas com deficiência e do combate ao preconceito cometido contra elas. Os associados participantes do projeto também foram beneficiados, não apenas com a conhecimento adquirido a respeito da importância das causas que englobam o setembro verde, mas principalmente peka oportunidade de proliferar esse conhecimento para crianças em um momento especial de diversão.
Resumo do Projeto
O projeto "Unindo com Leitura", foi realizado em prol do setembro verde, iniciativa que promove a inclusão de pessoas com deficiência, sendo elas físicas, motoras ou intelectuais. A partir disso, foi idealizada uma contação de histórias de um livro infantil que tratasse sobre o assunto, tal apresentação seria feita em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para crianças de quatro a cinco anos de idade. O livro escolhido ("Uma Formiga Especial"), tal qual a faixa etária das crianças participantes, fez-se no intuito de combater a perpetuação do preconceito praticado contra pessoas com deficiências, no caso do livro, visuais. A apresentação feita no dia vinte e sete de setembro (27/11) foi planejada a partir do livro "Uma Formiga Especial", de Márcia Honora, o qual trata da inclusão de pessoas com deficiências visuais a partir da história de uma formiga que nasceu com essa deficiência. Ocorrida na escola Neuza Maria Manzoni, a apresentação contou com um público de 32 crianças.
Resultados
Os resultados do projeto se mostraram positivos, sendo que todas as metas e objetivos foram concretizados. O número de crianlas que assistiram a apresentação se mostrou melhor que o esperado e, como o projeto ocorreu de forma leve e divertida, tal fato demonstrado pela participação das crianças e por pedidos de mais histórias, foi possível perceber que a mensagem que deveria ser passada com a história se concretizou.
Descrição
O início da idealização se fez no final do mês de agosto, juntamente com a de outros projetos pré definidos que seriam desenvolvidos no mês seguinte. Dentre as temáticas citadas, a do setembro verde foi uma das destacadas como indispensáveis, por conta de sua importância e falta de visibilidade. A partir disso, diversas ideias foram formuladas a respeito da causa. Finalmente, foi decidido que seria feita uma contação de história de um livro infantil que tratasse sobre o assunto, essa apresentação deveria ser feita em uma EMEI para um público de, no mínimo, quatro anos de idade, a fim de combater o futuro preconceito que podewria ser praticado contra pessoas co deficiência. No dia onze de setembro (11/09), o projeto foi proposto para a diretora da EMEI Neuza Maria Manzoni, a qual aceitou a proposta e, juntamente com o Diretor de Projetos, definiram uma data para a apresentação. Logo após isso, foi criada uma comissão com os participantes do projeto, já que deveria ser formulado um roteiro, figurino e deveria ser feito um ensaio antes do dia. A definição dos personagens e o ensaio foi feito na semana anterior ao dia pré definido. Com a chegada do dia do projeto, os associados participantes se reuniram na escola às 13:30, tendo em vista que o início da apresetação aconteceria às 14:00. Com um público de 32 crianças, a contação de histórias, juntamente com o teatro, ocorreram de forma leve e divertida.
Desafios
O único desafio encontrado foi a adesão dos associados ao projeto, porém, como não era necessário um grande número de participantes para sua execução, isso não foi um empecilho.
Metas Alcançadas
Todas as metas e objetivos estipulados e detalhados nos impactos foram atingidos com sucesso.
Impactos
Os impactos, assim como citados anteriormente, se fez principalmente no imáginário das crianças e no desenvolvimento da empatia com o próximo, o que tende a auxiliar no combate ao preconceito contra pessoas com deficiência. Além disso, a sociedade se vê positivamente afetada pelos futuros adultos empáticos e dispostos a ajudar e incluir pessoas com deficiência.