Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá
Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil
Objetivos
O objetivo geral do projeto era informar os interactianos sobre os perigos das drogas e as consequências de se envolver com elas, com o fito de livrá-los desse tipo de cenário.
Metas
- Informar os jovens sobre os perigos das drogas;
- Apresentar a realidade da vida das mulheres nos presídios femininos no Rio Grande do Sul;
- Debater sobre saúde mental;
- Ter um momento de integração em homenagem ao aniversário do Clube.
Razão do Projeto
A principal motivação para a realização desse projeto foi a necessidade que o conselheiro do Interact, Fabrício Pietro, encontrou de apresentar os perigos das drogas e a realidade dos presídios do estado, visto que ele se depara, em seu trabalho, com muitos jovens de idade próxima a dos interactianos passando por essas situações e não deseja ver os jovens do Interact nesse tipo de cenário. Então, a maneira que foi encontrada para concluir esse objetivo foi por meio de uma palestra com uma soldado da cidade sobre as drogas e seus perigos e, também, por intermédio da exibição do documentário ”Olha pra elas”, que apresenta a realidade dos presídios femininos do Estado. Além disso, ocorreu também uma palestra sobre saúde mental em prol ao Setembro Amarelo.
Beneficiários
O projeto beneficiou os próprios interactianos do clube, que receberam importantes informações que podem mudar suas vidas.
Resumo do Projeto
O RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil) foi uma ação da Avenida de Internos, realizado juntamente com o clube padrinho do Interact, o Rotary Club de Rosário do Sul Caverá. O projeto ocorreu em dois dias, com palestras sobre os perigos do uso das drogas, exibição de um documentário sobre a realidade dos presídios femininos do Rio Grande do Sul e por fim uma palestra com um psicólogo sobre saúde mental, a fim de conscientizar os interactianos sobre a realidade e o perigo do mundo das drogas. Além disso, no final do segundo dia, ocorreu um momento de integração para comemorar os 22 anos do Clube.
Resultados
O projeto trouxe um ótimo resultado para a vida dos interactianos, visto que eles foram muito bem informados e conscientizados sobre os problemas que as drogas causam, além de terem participado de um ótimo momento de integração entre rotarianos e interactianos para comemorar o aniversário do clube.
Descrição
No dia 1º de Setembro, durante a reunião do clube, a presidente, Luiza Goersch, informa o Clube sobre o projeto RYLA, que seria promovido pelo Rotary Club de Rosário do Sul Caverá, onde o conselheiro, Fabrício Pietro, teve a ideia de exibir aos interactianos o documentário “Olha pra elas”, que apresenta a realidade nos presídios femininos no Rio Grande do Sul e, e também contaria com uma palestra de uma soldado da polícia de Rosário do Sul, que faz parte do programa PROERD, sobre os tipos de drogas e seus perigos. Além disso, no mesmo encontro, ficou decidido que o RYLA seria realizado no dia 22 de Setembro na Casa da Amizade, após uma breve reunião do clube. Até então, o projeto seria realizado em somente um dia.
Então, no dia 22 de Setembro, iniciou-se o primeiro dia do projeto, às 18 horas nas dependências da Casa da Amizade. O RYLA iniciou com a palestra da soldado Andréia Rangel, na qual ela apresentou para os interactianos do Clube os principais tipos de drogas e seus perigos, as consequências que isso traz para o indivíduo usuário e suas famílias e, também, respondeu algumas dúvidas que surgiram durante a apresentação, além de apresentar um vídeo de conscientização sobre o tema. Após a palestra, iria ser exibido o documentário e logo em seguida aconteceria a confraternização, porém, não ocorreu devido ao horário e a ocupação da Casa por outro Rotary. Desse modo, ficou decidido que a continuação do projeto ocorreria na quinta feira, dia 28 de Setembro, e também a conselheira do clube, Priscilla Guedes, avisou sobre uma palestra que seria realizada com o psicólogo Rodrigo Neves, que ofereceu seu trabalho para trazer uma conversa sobre saúde mental.
Por fim, no dia 28 de Setembro, foi concluído o segundo dia de projeto. O projeto teve início às 18 horas com a exibição do documentário gaúcho “Olha pra elas”, no qual mostra a realidade de várias mulheres que acabaram no presídio e como isso afeta o próprio indivíduo e desestrutura a família, a fim de conscientizar os jovens sobre os rumos que se deve tomar na vida e de decidir as escolhas corretas. Logo após, aconteceu a palestra com o psicólogo Rodrigo Neves, na qual foram debatidos importantes assuntos sobre saúde mental e família. Enfim, após dois ótimos dias de aprendizado e conscientização, a ação foi finalizada com um lanche promovido pelo Rotary padrinho e um belo momento de confraternização.
Desafios
O único empecilho durante o processo do RYLA foi o desencontro de datas para a confraternização na Casa da Amizade, porém isso foi resolvido muito rapidamente trocando o dia para ocorrer junto com a palestra e o documentário.
Metas Alcançadas
- Informar os jovens sobre os perigos das drogas;
- Apresentar a realidade da vida das mulheres nos presídios femininos no Rio Grande do Sul;
- Debater sobre saúde mental;
- Ter um momento de integração em homenagem ao aniversário do Clube.
Impactos
O RYLA trouxe um grande impacto para as vidas dos interactianos, visto que a partir da exibição do documentário e das conversas foi possível aprender sobre como realmente a realidade funciona, afastando os jovens desse cenário tão cruel e que devasta tantos indivíduos.