some image

VII Força na Peruca

08/11/2023

  • some image
Clube
Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá

Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil

Objetivos

Nosso principal objetivo com a realização do projeto era arrecadar o máximo de mechas de cabelo, em parceria com a Liga Jovem Feminina de Combate ao Câncer, para doar para a realização de perucas destinadas para crianças que estão em tratamento de combate ao câncer.



Metas

- Incentivar a população rosariense a contribuir com a causa de combate ao câncer;

- Realizar um ótimo trabalho juntamente com a Liga;

- Contribuir com a arrecadação da ONG Cabelaço;

- Arrecadar o máximo de mechas de cabelo possível;

- Arrecadar, no mínimo, 30 brindes para os sorteios.



Razão do Projeto

A principal motivação para realizarmos o projeto foi a necessidade que encontramos de contribuir com a causa do combate ao câncer de uma forma mais direta, juntamente com a nossa grande parceira Liga Jovem Feminina de Combate ao Câncer. Então, a melhor forma que encontramos de efetuar isso foi através de mais uma edição do nosso tradicional projeto, Força na Peruca.



Beneficiários

Por meio desse projeto beneficiamos a ONG cabelaço e as várias crianças que receberam as perucas doadas pela Instituição.



Resumo do Projeto

O projeto Força na Peruca é uma ação que realizamos todos os anos no mês de outubro em parceria com a Liga Jovem Feminina de Combate ao câncer, onde arrecadamos mechas de cabelo, com no mínimo 15 centímetros de comprimento, e oferecemos à população rosariense um corte de cabelo totalmente gratuito e ainda podendo ajudar quem precisa. Além disso, durante toda a tarde contamos com a presença de atração musical e após cada doação, realizávamos um sorteio de brindes àqueles que contribuíram com a causa. Ao final do projeto, enviamos todas as mechas arrecadadas para a ONG Cabelaço, que realiza doações de perucas para crianças em tratamento contra o câncer.



Resultados

Tivemos resultados positivos com a realização do projeto, no total 19 pessoas doaram o cabelo, nos rendendo 80 mechas para enviarmos a ONG Cabelaço.



Descrição

No início do mês de outubro, começamos os contatos com a Liga Jovem, demonstrando nossa vontade de realizar o Força na Peruca novamente, conversando sobre datas e se seria viável para s Instituição realizar mais uma edição. As meninas da Liga receberam nossa ideia muito bem, então começamos a decidir as datas. Devido à grande quantidade de projetos realizados no nosso clube no mês de outubro, a única data que teríamos disponível seria no dia 29 de outubro, no domingo, às 14 horas, na Praça Borges de Medeiros, e felizmente nossa parceira de projeto poderia nesse momento.

No dia 6 de Outubro, passamos a proposta ao resto do nosso clube que aceitou muito bem. Pensamos em realizar novamente uma venda de bolos, como na edição do ano passado, e a Liga Jovem ficaria responsável pelos brindes. Porém, quando entramos em contato com as meninas da Instituição, elas preferiram ficar responsáveis pelos bolos, para aumentar o caixa delas e nosso clube pelos brindes. Mas, devido a imprevistos na Liga Jovem, nesta edição não houve o comércio de bolos.

Como tivemos poucas reuniões no nosso clube esse mês, grande parte das decisões e do contato com a Liga foi feita por meio de mensagens, o que não afetou no desenvolvimento do projeto.

Então, durante as semanas que se passaram até a finalização do projeto, enviamos aos associados o ofício para que pudéssemos pedir brindes em estabelecimentos comerciais, assim, arrecadamos em torno de 28 brindes. Além disso, por conta da Liga não realizar a venda de bolos, elas também arrecadaram mais 26 brindes. No total, conseguimos 54. O contato com as cabeleireiras ficou da responsabilidade a Liga Jovem, elas conseguiram parceria gratuita com quatro profissionais da cidade, que se mostraram muito prestativas de colaborar com o projeto de forma gratuita. Nós do IC Caverá ficamos responsáveis para entrar em contato com algum artista local da cidade, para que fosse a atração musical do projeto. Conseguimos parceria com o cantor Cléber More, grande parceiro do clube e que sempre participa de forma solidária. Além disso, como o projeto é em um lugar aberto e público, enviamos um ofício para a prefeitura, pedindo emprestadas as cabanas usadas nas feiras locais, as entidades aprovaram o projeto e nos ofereceram com prontidão a ajuda que pedimos.

Após todas essas decisões tomadas, começamos a divulgar o projeto no dia 19 de outubro, anunciando a data, o local, a atração e as profissionais presentes no projeto, as artes sendo publicadas nas páginas do instagram do nosso clube e da Liga Jovem. Até o dia 29 fizemos uma forte divulgação.

Por fim, concluímos a parceria com êxito no dia 29 de outubro. Marcamos o início do projeto às 14 horas, porém chegamos 30 minutos mais cedo para organizar o local e auxiliar o cantor e as cabeleireiras a organizar seus utensílios. Durante toda a tarde tivemos música ao vivo e recebemos 19 pessoas que contribuíram com a causa. À cada corte, após a pessoa realizar o cadastro de participação com a liga, parte dos nossos associados sorteavam os brindes e outra parte auxiliava as profissionais a recolher as mechas e à varrer os restos de cabelo. Finalizamos o projeto às 18 horas, com ótimos resultados e muito felizes em trabalhar juntamente com a Liga nesse projeto incrível.



Desafios

Durante a organização do projeto não tivemos nenhuma grande difuculdade.



Metas Alcançadas

- Incentivar a população rosariense a contribuir com a causa de combate ao câncer;

- Realizar um ótimo trabalho juntamente com a Liga;

- Contribuir com a arrecadação da ONG Cabelaço;

- Arrecadar o máximo de mechas de cabelo possível;

- Arrecadar, no mínimo, 30 brindes para os sorteios.



Impactos

O projeto impactou de forma positiva as centenas de crianças que poderão ser ajudadas com as perucas, além de que fortaleceu nossa parceria com a Liga Jovem Feminina de Combate ao Câncer.



Outros Projetos