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Muito Mais que um Câncer

16/11/2023

Clube
Interact Club de Santiago

Endereço
Santiago
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Santiago

Objetivos

Os principais objetivos estipulados para o projeto foram os de: abordar a temática do outubro rosa de forma real e intimista, humanizando a causa e demonstrando que a luta vai além de um mês ou uma cor, abrangendo e representando, a partir das histórias de mulheres que viveram com o câncer, milhares de mulheres que lutam diariamente contra a doença; demonstrar a partir dos vídeos que o câncer não é o fim, que as trajetórias e vidas dessas mulheres vão muito além de uma doença.



Metas

As metas definidas para o projeto foram as de: conseguir a parceria do grupo ELLAS para o projeto; desenvolver as perguntas que seriam feitas às mulheres; reunir as associadas que participariam da causa, orientando-as quanto à abordagem e tratamento com as mulheres entrevistadas; realizar uma edição que valorizasse as histórias individuais de cada mulher; definir as datas em que os vídeos seriam postados.



Razão do Projeto

A principal razão do projeto foi trazer uma abordagem diferente quanto à forma com a qual o câncer de mama é tratado na sociedade. Além de ser um projeto em prol do outubro rosa, a ideia central do projeto foi trazer histórias reais de mulheres que haviam lutado contra a doença, a fim de humanizar a causa, trazendo uma visão mais realista em relação aos desafios e vivências vividos por essas mulheres. Foi pensada que a melhor forma de combater a desinformação a respeito do câncer de mama, seria conscientizar a população a respeito da luta diária de mulheres que enfrentam a doença, porém, demonstrando que a vida com o câncer não deve "desumanizar" essas mulheres, mas sim explanar que suas trajetória vão além à doença. 



Beneficiários

A principal beneficiária deste projeto foi a sociedade em um todo, onde por meio da divulgação destas histórias puderam conhecer a luta e a guerra travada contra o câncer por essas mulheres, desmistificando essa visão excludente e afastada e aproximando a sociedade a histórias reais. Em segundo plano, os associados participantes, tanto no processo de gravação quanto no de edição, puderam conhecer tais histórias e enriquecer seus conhecimentos a respeito da temática.



Resumo do Projeto

No início do mês de outubro, durante reunião ordinária do Interact Club de Santiago, a pauta de projeto em prol da causa do outubro rosa veio a ser levantada. Neste, o foco central estipulado havia sido o de promover esperança em relação à superação do câncer e a importância dos métodos de reconhecimento da doença. Com isso, foi feito contato com o Grupo ELLAS de Santiago, o qual tem por intuito o acolhimento, fortalecimento e cuidado com mulheres que viveram ou vivem com o câncer de mama. Para tanto, foi designado um dia acordado entre os associados e o grupo ELLAS (25/10), no qual seriam gravados vídeos com mulheres voluntárias, onde elas contariam suas histórias antes da descoberta da doença e seus sentimentos e desafios vivenciados durante a batalha contra o câncer. No intuito de abordar o assunto com cuidado, reconhecimento e delicadeza, as meninas associadas ao clube foram designadas para serem as "entrevistadoras", para que as entrevistadas se sentissem mais confortáveis ao compartilhar suas vivências pessoais. O projeto foi baseado na proposta do "Museu da Pessoa", onde a vários anos pessoas compartilham suas histórias. Ao fim, os vídeos gravados culminaram em três posts para as redes sociais do clube, a fim de aumentar a visibilidade individual dada a essas mulheres.



Resultados

Os resultados gerais do projeto se mostraram de grande satisfação. Com boa visibilidade, o projeto cumpriu com as metas e objetivos planejados e conseguiu desenvolver o assunto da forma como havia sido planejado, abordando com delicadeza e realidade a história de três mulheres que viveram e enfrentaram o câncer de mama.



Descrição

Após a decisão do projeto em prol do outubro rosa na reunião ordinária do dia vinte e oito de setembro, no qual seriam gravados vídeos que divulgassem a história de mulheres que lutaram contra o câncer, indo além de sua doença, houve o início da formulação das etapas do projeto. Primeiramente, foi feito contato com o grupo ELLAS, que tem por intuito o acolhimento de mulheres que lutaram e lutam contra o câncer de mama. A partir disso, com a colaboração do grupo com o projeto, foi acordado um dia em que seriam gravados os vídeos a serem publicados, o qual ficou definido no dia vinte e cinco de outubro. Nesse espaço de tempo, houve o preparo das perguntas que seriam feitas às mulheres, sendo elas referentes tanto à sua vida anterior à descoberta do câncer, quanto ao período de combate com a doença, focando, principalmente, em questões sentimentais e pessoais dessa trajetória. Por fim, com a gravação dos vídeos, esses com, em média, dois minutos e meio, houve o processo de edição, onde o resultado final deveria ser o mais sensível e tocante possível, na intenção de destacar tais histórias. Os vídeos foram divulgados em três dias distintos, sendo eles vinte e sete, vinte e oito e vinte e nove de outubro.



Desafios

Não houveram grandes desafios encontrados. O principal a ser destacado se refere à data na qual foram divulgados os vídeos, sendo eles ao fim do mês. Porém, tal acontecimento não dificultou a realização do projeto.



Metas Alcançadas

Todas as metas e objetivos reforçados nos resultados e nos impactos foram alcançados com sucesso.



Impactos

O impacto do projeto se fez no âmbito social, ao ponto e que abordou um assunto já conhecido, como é o outubro rosa, de maneira diferente, ressaltando, não o combate direto a doença em si, mas trazendo a visão da luta diária enfrentada por mulheres que já viveram com a doença, resultando em visibilidade a essas pessoas e demonstrando que muito além do câncer o qual enfrentam, elas também têm suas trajetórias e vivências pessoais, que vão muito além da doença.



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