some image

5º dia SMI: Adote um feijão

28/11/2023

  • some image
Clube
Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá

Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil

Orçamento Necessário
R$ 15,00

Objetivos

O nosso objetivo principal com a realização desse projeto foi incentivar as crianças a plantar o próprio feijão para que ela e a família possam iniciar a prática do cultivo familiar futuramente.



Metas

- Ensinar as crianças a plantar o próprio feijão;

- Incentivar as crianças a cuidar das plantas;

- Reviver a tradição de plantar feijão no algodão;

- Criar uma conexão das crianças com o amor por cuidar da natureza.



Razão do Projeto

A principal motivação para realizarmos o projeto com as crianças foi para reviver as tradições dos cultivos no algodão, além de incentivar o cuidado ao meio ambiente e fazer com que elas criem um amor e conexão com a natureza. Então, a melhor forma que encontramos de realizar isso foi por meio das crianças, pois são elas que irão modificar o futuro do planeta através das informações que elas recebem desde cedo.



Beneficiários

Beneficiamos por meio desse projeto todas as crianças que puderam passar pela experiência de cuidar do crescimento do próprio feijão, além das famílias que foram incentivadas ao cultivo.



Resumo do Projeto

Para o quinto dia da Semana Mundial do Interact (SMI), realizamos o projeto Adote um Feijão, sob o lema “Plante Sementes do Amor” do ano rotário 2002-03, no qual fomos até a Escola de Ensino Infantil Nadir Medina Monte ensinar os pequenos alunos a plantar o próprio feijão no algodão, a fim de incentivá-los o cuidado com a natureza e a promover o aumento dos cultivos familiares.



Resultados

Recebemos ótimos resultados vindos das crianças que participaram, pois elas adoraram a atividade e se responsabilizaram pelo cultivo do seu próprio feijão.



Descrição

A idealização do projeto surgiu durante a reunião onde estávamos discutindo o que realizar em cada proposta e, como nosso clube adora projetos relacionados ao meio ambiente, surgiram várias ideias.  A primeira delas foi de efetivarmos uma tarde educativa sobre o descarte de lixo de forma dinâmica em alguma escola da cidade, com miniaturas dos lixos coloridos para ensinar de forma lúdica. Porém descartamos essa ideia, pois teríamos um período de tempo muito curto para organizar esse projeto que necessitaria de bastante atenção e pesquisa. Então, como segunda opção surgiu a ideia de ensinar as crianças a plantar feijõezinhos no algodão, atividade que nos ensinavam na escola quando éramos pequenos. Todos amaram a proposta e decidimos que o nome seria “Adote um feijão”, já que cada criança escolheria o feijãozinho que plantaria e depois o levaria para casa para cuidá-lo.

Após essas decisões, prontamente entramos em contato com a diretora da escola Nadir Medina Monte para perguntar se estávamos autorizados de realizar o projeto lá. Recebemos uma confirmação cheia de alegria, e como no dia exato da proposta não conseguiríamos realizá-la, marcamos o projeto para o dia 31 de outubro e o postamos no dia 3 de novembro, data correta do projeto. Além disso, o horário ficou acertado para as 14 horas.

Depois de organizarmos o local e a data, nos movimentamos para adquirir os itens necessários para a plantação. Recebemos um pacote de feijão de doação, conseguimos os algodões e os copinhos com o dinheiro do caixa do clube, totalizando o valor de 15 reais.

Por fim, com tudo organizado, finalizamos o projeto com excelência. Chegamos à escola um pouco antes do horário marcado para organizar a quantidade de cada material que precisaríamos. Quando as professoras organizaram os alunos para começar, fizemos uma breve explicação da atividade que realizaríamos e de como eles iriam cuidar do feijão após plantado. Logo depois disso, começamos as plantações. Primeiro, pegamos os potinhos e distribuímos para todas as crianças e logo após elas adicionaram um algodão em cada um. Em seguida, os pequenos pegaram um feijão e “enterram” no meio do algodão e após o molhamos. As crianças se divertiram bastante e amamos realizar esse projeto, revivendo nossos tempos de infância.



Desafios

Tivemos apenas um desafio, que foi a dificuldade de encaixar mais um projeto na nossa carga horário com a primeira opção que surgiu. Porém, conseguimos resolver de forma muito rápida e criativa esse empecilho.



Metas Alcançadas

- Ensinar as crianças a plantar o próprio feijão;

- Incentivar as crianças a cuidar das plantas;

- Reviver a tradição de plantar feijão no algodão;

- Criar uma conexão das crianças com o amor por cuidar da natureza.

 



Impactos

O projeto teve um grande impacto para as crianças que o realizaram, pois a partir dele elas vão perceber a responsabilidade que é cuidar da natureza e vão influenciar seus familiares a fazerem o mesmo.



Outros Projetos