some image

Colorindo Vidas

28/11/2023

Clube
Interact Club de Três Lagoas

Endereço
Três Lagoas
MS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Três Lagoas

Orçamento Necessário
R$ 78,00

Objetivos
  • Ensinar sobre a arte como instrumento de saúde mental.
  • Incentivar os adolescentes a expressar os seus sentimentos.
  • Conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental.


Metas

Meta de atingir pelo menos 35 adolescentes com esse projeto.



Razão do Projeto

Hoje em dia, muitos adolescentes na faixa de 12 a 17 anos possuem dificuldade em expressar os seus sentimentos em palavras e acabam reprimindo-os por causa disso. Dessa forma, o índice de jovens dessa mesma idade que se encontram com transtornos relacionados a saúde mental, como depressão e ansiedade, está aumentando cada dia mais. Inevitavelmente, a arte é um instrumento que tem como base a expressão de sentimentos, seja através da pintura, da música, da dança ou até mesmo do teatro. Por isso, pensamos em utilizar de uma dessas expressões artísticas, a pintura, para exercitar em um grupo de adolescentes a habilidade de expressar os sentimentos e emoções através dela.



Beneficiários

Todos os jovens que serão beneficiados com esse projeto.



Resumo do Projeto

O projeto visa incentivar o cuidado com a saúde mental utilizando da arte como um meio de expressão de sentimentos. Foram entregues telas de pintura para adolescentes que, orientados por uma profissional, utilizaram da pintura para expressar aquilo que eles tinham dificuldade de dizer em voz alta.



Resultados

O projeto teve um ótimo resultado, já que atingimos todas as metas e objetivos estabelecidos no planejamento e tudo ocorreu como estávamos imaginando.



Descrição

Pensamos nesse projeto após avaliar a proposta de segundo dia da SMI, que falava sobre saúde mental. Assim, percebemos que vários jovens na nossa faixa etária possuiam dificuldade em expressar os seus sentimentos através de palavras e que a arte era um ótimo meio para realizar essa atividade. O primeiro passo foi contatar um professor de arte especializado na área, que ajudou a melhorar a metodologia do projeto. Após esse momento, contatamos uma psicopedagoga que também deu sugestões na metodologia e aceitou auxiliar-nos no dia da realização do projeto. E então, compramos as pequenas telas de pintura que seriam utilizadas posteriormente. Entramos em contato com o projeto Salesiano Dom Bosco, que disponibiliza atividades recreativas para o público-alvo que estabelecemos para esse projeto, para que púdessemos realizá-lo nesse local. O dia 31/10/23 foi o dia do projeto. Primeiramente, realizamos uma apresentação do projeto para os beneficiários e a psicopedagoga conversou com os mesmos a respeito da saúde mental e de como a pintura pode ajudar para o exercício da mesma, além de explicar sobre como cada cor pode representar uma emoção. Após isso, foram entregues as telas para os 36 alunos e os mesmos estiveram livres para que pudessem expressar qualquer sentimento que haviam guardado no coração através daquela tela. Depois de todos finalizarem suas pinturas, os que se sentissem a vontade poderiam comentar sobre o que haviam pintado e qual sentimento queriam representar através daquela arte. Dessa forma, finalizamos esse projeto tão inspirador.



Desafios

O maior desafio encontrado foi encontrar uma forma de fazer com que aqueles adolescentes captassem a mensagem e passassem a utilizar a arte como instrumento de relaxamento a partir daquele momento.



Metas Alcançadas

Alcançamos a meta de atingir pelo menos 35 adolescentes com esse projeto.



Impactos

Esse projeto impactou a vida de todos os beneficiários pois todos eles absorveram a mensagem de que a arte pode ser um instrumento de cuidado com a saúde mental e entenderam a importância de sempre expressar os seus sentimentos de alguma forma, já que reprimí-los pode ser bastante prejudicial para a sua própria consciência.



Outros Projetos