some image

Eco-Esperança: Mini-Hortas (1/3)

25/12/2023

  • some image
Clube
Interact Club de Marmeleiro

Endereço
Marmeleiro
PR
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Marmeleiro

Orçamento Necessário
R$ 400,00

Objetivos

Com a participação da maior parte possível do Clube, separar materiais, buscar terra e fertilizantes, tais como comprar mudas de tempeiros e chás para que as hortas pudessem ser construidas e posteriormente, distribuidas.



Metas

Construir e distribuir 20 mini-hortas com tempeiros e chás. 



Razão do Projeto

O projeto já acontece no clube desde a gestão 2022-2023, onde concorrerá na fase presencial do Concurso Nacional de Projetos na "COMIC Permita-se Sonhar" (Terra à vista). O projeto também era realizado pelo Rotary Club de Marmeleiro na gestão 2021-2022. O mesmo se dá devido a pouca importância dada aos bons costumes de descarte de lixo orgânico, cultivo de alimentos frescos e sem agrotóxicos e ao plantio e cuidado com as árvores frutíferas típicas de nossa região. 



Beneficiários

O projeto acontece com faixas etárias e públicos diferentes, desta vez, decidimos presentear Rotarianos do clube padrinho com as mini-hortas, apresentando a eles nossa Eco-Esperança e realizando uma prestação de contas sobre o projeto e seu andamento.



Resumo do Projeto

O projeto Eco-Esperança consiste em uma iniciativa ecológica do Interact Club de Marmeleiro, onde é realizada a confecção de mini-hortas com tempeiros e chás. Estas hortas são distribuidas com o objetivo de ensinar as pessoas a cultivarem uma pequena parte de sua alimentação, e quem sabe incentivá-las a produzirem ainda mais variedades para compor sua alimentação. 



Resultados

As mini-hortas foram construidas e distribuidas para Rotarianos e pais de Interactianos, que juntamente dela, receberam a explicação e a proposta do projeto.



Descrição

O clube realizou uma campanha interna de arrecadação de caixas de leite, então todas as famílias e amigos de associados ajudaram na arrecadação dos recipientes onde a terra e as mudas seriam colocadas. Em parceria com um dos supermercados da cidade, o clube conseguiu as caixas de madeira em que os produtos eram trazidos ao estabelecimento (caixas que até então iriam para o lixo) para poder manter unidas 5 caixas de leite, formando a estrutura da mini-horta. A terra foi trazida por um de nossos associados e o fertilizante foi comprado em uma agropecuária parceira. As mudas foram compradas em floriculturas e agropecuárias.



Desafios

O clube não enfrentou nenhuma dificuldade ou desafio específico.



Metas Alcançadas

Foram entregues 20 mini-hortas para pessoas do meio Rotário e o projeto foi divulgado à Rotarianos do Clube padrinho.



Impactos

Com a distribuição das hortas, o clube pode possibilitar com que as pessoas cultivassem parte singela de sua alimentação de forma própria.



Outros Projetos