some image

Dezembro Vermelho: Um Abraço Não Transmite

08/01/2024

Clube
Interact Club de Santiago

Endereço
Santiago
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Santiago

Orçamento Necessário
R$ 15,00

Objetivos

Os principais objetivos escolhidos para o projeto foram os de: combater o preconceito social a respeito de portadores de HIV e demais ISTs; levar conscientização a respeito dos métodos de proliferação dos patógenos que causam as infecções; auxiliar na causa do Dezembro Vermelho e combater a propagação de ISTs.



Metas

As principais metas definidas para o projeto foram as de: definir uma data em que houvesse maior adesão dos associados ao projeto; criar um panfleto informativo que contesse informações essenciais a respeito de ISTs; alncançar o máximo de pessoas possível com o projeto.



Razão do Projeto

O projeto veio a ser idealizado para se aliar com a causa do Dezembro Vermelho, tendo em vista a importância da conscientização e combate às ISTs. A partir disso, pensou-se na melhor forma de combater o estigma social (maior fator discriminatório relacionado ao tema) associado ao preconceito quanto a portadores de tais infecções, com maior enfoque no HIV.



Beneficiários

As principais beneficiáriás do projeto, além dos associados participantes, foram as pessoas que se viram enriquecidas de informações importantes a respeito dos métodos de prevenção e proliferação de ISTs, além de terem a oportunidade de evoluírem socialmente quebrando uma corrente de preconceitos enraizados socialmente a respeito do toque e do contato com pessoas que possuem tais infecções.



Resumo do Projeto

O Interact Club de Santiago, no dia vinte de dezembro, realizou o projeto intitulado "Dezembro Vermelho: Um Abraço Não Transmite" em prol da causa defendida no mês de dezembro. Trazendo informações e quebra de preconceitos com pessoas portadoras de ISTs, o projeto consistiu em um "Free Hugs" realizado no centro da cidade, onde os associados ofereceriam abraços gratuitos aos transeuntes e levariam a mensagem de que um abraço não transmite doença, apenas carinho. Também foram distribuidos panfleos informativos a respeito dos métodos de prevençãp e proliferação das infecções sexualmente transmissíveis.



Resultados

Os resultados do projeto se mostraram positivos, ao ponto de que as metas e os objetivos definidos para ele foram alcançados com sucesso. Ao todo, mais de trinta pessoas, em um intervalo de uma hora e meia, viram-se beneficiadas com o projeto, o que tende a modificar a percepção dessas pessoas a respeito de uma minoria socialmente marginalizada.



Descrição

Durante a elaboração dos projetos que serão realizados em cada mês, é indispensável a concepção de um que se alie com a causa destaque do mês. Quanto ao mês de dezembro, a causa do Dezembro Vermelho ganhou maior atenção dos associados para a elaboração de um projeto que agisse em prol da temática, trazendo informação e quebrando estigmas já cristalizados socialmente. Para tanto, o Interact Clubgo de Santiago, no dia vinte de dezembro, elaborou um projeto nomeado de "Dezembro Vermelho: Um Abraço Não Transmite", com o intuito de disseminar informação a respeito dos métodos de prevenção e de contágio de ISTs, trazendo enfoque para a desmistificação do toque como sendo um meio de transmitição do HIV. Nesse projeto, os associados participantes se reuniram no centro da cidade e realizaram um "Free Hugs", desenvolvendo um outro sentido ao projeto já conhecido entre os clubes de Interact. Após o abraço, os associados conversaram com o participante, levando a mensagem de que um abraço não transmite doença, apenas carinho. Associado a isso, foi entregue um panfleto contendo mais informações a respeito da causa do Dezembro Vermelho e combate à proliferação de ISTs.



Desafios

O principal desafio encontrado com o projeto foi o de reunir e engajar os associados. Sendo uma ação que necessitaria da presença física dos interactianos, houve discordância de datas na hora da idealização, além de contar com baixa adesão no dia do projeto.



Metas Alcançadas

Todas as metas e objetivos foram alcançados.



Impactos

Os impactos do projeto se mostraram de mais de uma forma. Primeiramente, foi possível perceber a mudança na ideia pré-estabelecida das pessoas participantes a respeito de portadores de ISTs, tendo essa mensagem de carinho podendoser transmitidas para seus familiares. Em segundo plano, o combate a proliferação de ISTs também foi efetivada, sendo reconhecidas diversas informações importantes a respeito da proliferação dos patógenos que as causam.



Outros Projetos