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5º dia SNO: Noite de Jogos

09/05/2024

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Clube
Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá

Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil

Objetivos

O objetivo principal do projeto é promover a prática da oratória de uma forma dinâmica e descontraída por meio dos jogos.



Metas

- Promover um momento de interação entre os associados;

- Incentivar a oratória e a expressão dos pensamentos;

- Promover, por meio das atividades, um ambiente de companheirismo.



Razão do Projeto

A principal motivação para a realização do projeto foi necessidade de tornar o clube um lugar em que os interactianos se sintam livres para se expressar e externalizar sentimentos por meio da voz.



Beneficiários

O projeto beneficiou todos os associados do Interact Club de Rosário do Sul Serra do Caverá que puderam participar das atividades e que conseguiram treinar um pouco da própria oratória.



Resumo do Projeto

Para o quinto e último dia da Semana Nacional da Oratória, sob o lema “Vozes que Imaginam o Mundo”, no dia 19 de abril foi realizado o projeto “Noite de Jogos”, no qual os interactianos do Interact Club Serra do Caverá se reuniram de forma remota, por meio do Google Meet, para colocar a oratória em prática por meio de jogos on-line, como Gartic e Stop, e colaborar para um momento de companheirismo.



Resultados

O projeto trouxe resultados positivos como um ótimo momento de integração e companheirismo entre os associados, além do treino da oratória deles.



Descrição

No dia 5 de abril, durante a reunião ordinária na qual estavam sendo organizadas as ideias de projetos para a Semana Nacional da Oratória, para o quinto dia, que tinha a finalidade de colocar a oratória em prática, foi proposta a ideia de realizar um concurso interno de oratória para preparar os associados que tinham o interesse de participar, além de classificar o candidato que participaria do Concurso Distrital de Oratória. O projeto foi aceito com unanimidade do clube, então, as diretoras de protocolo, responsáveis pela organização do concurso, iniciaram uma lista para saber quem tinha interesse em concorrer. Ao total, em primeiro momento, 10 associados se mostraram solícitos em participar.

Na reunião ordinária do dia 12 de abril, a presidente Luiza Goersch explica como iria funcionar o concurso, além de levar em pauta três propostas do distrito: primeira etapa, o discurso tradicional; segunda etapa, os participantes formariam duplas entre si para debater sobre um determinado assunto, e um deles seria eliminado, e a terceira e última etapa, os participantes teriam que apresentar um discurso que convencesse os jurados a comprar um determinado produto. Além disso, ficou acertado que o tema da primeira etapa seria enviado na semana do concurso, para que os participantes pudessem se preparar e, os das outras duas etapas, seriam expostos no momento do concurso. Outrossim, foi comunicado que seriam três jurados: o conselheiro Fabrício Pietro, a presidente e protocolo distrital Luiza Goersch e a ex-presidente Bruna Silva. No mesmo dia, após a reunião, a 1ª diretora de protocolo Beatriz Ruffo confirmou os participantes, por meio do grupo do whatsapp, porém houve a desistência de quatro associados, totalizando seis participantes.

Porém, no dia 18 de abril, um dia antes da realização do projeto e com tudo já organizado, o conselho diretor percebeu que dia 19 seria feriado em Rosário do Sul, o que impossibilitaria que o concurso fosse realizado pela indisponibilidade dos conselheiros. Então, infelizmente foi necessário alterar a data do concurso interno de oratória e idealizar outro projeto para a SNO. Outro empecilho causado pelo feriado foi que a maioria dos associados não iria conseguir participar de algum encontro presencial, pois já tinham planos, dessa forma, a única solução viável foi realizar a noite de jogos online.

No dia 19 de abril, portanto, o projeto Noite de Jogos foi concluído com sucessos, mesmo com os entraves. Durante a tarde, a diretora de projetos enviou uma enquete no grupo para decidir o horário que a maioria dos associados poderia participar, e ficou decido que começaria as 20 horas e 30 minutos. Então, no horário marcado, foi enviado um link para a reunião no Google meet para que todos pudessem entrar. Após isso, as atividades começaram pelo jogo de desenho e adivinhação Gartic e, após duas rodadas, foi jogado stop. O projeto se concluiu as 22 horas e 30 minutos, após um ótimo momento de integração e uso da oratória de forma descontraída.



Desafios

Foram encontrados dois desafios durante a organização do projeto: o primeiro foi o cancelamento da ideia inicial, o concurso interno de oratória, devido ao feriado e a indisponibilidade dos conselheiros; e o segundo foi a dificuldade de planejar um projeto presencial com os associados.



Metas Alcançadas

- Promover um momento de interação entre os associados;

- Incentivar a oratória e a expressão dos pensamentos;

- Promover, por meio das atividades, um ambiente de companheirismo.



Impactos

O projeto impactou de forma positiva o seu público alvo, que se divertiu bastante com as atividades além de que puderam se sentir mais a vontade para praticar a oratória de maneira mais leve e descontraída.



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