Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá
Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil
Orçamento Necessário
R$ 46,00
Objetivos
O objetivo principal do projeto era apresentar os principais cargos de Interact e suas funções para os Interactianos do Interact Club Serra do Caverá.
Metas
- Apresentar as funções dos cargos para os associados de forma detalhada;
- Despertar o interesse de assumir um cargo, principalmente nos novos associados;
- Fortalecer os laços de amizade e promover o companheirismo;
- Demonstrar aos sócios como funciona a dinâmica de eventos de Interact;
- Abrir o formulário de inscrições para compor a equipe diretiva gestão 2024/2025.
Razão do Projeto
A principal motivação para a realização foi a necessidade de despertar o interesse e apresentar os cargos para os associados novos para formar a diretoria da próxima gestão, já que vários interactianos completaram a idade para sair do clube.
Beneficiários
O projeto beneficiou de forma direta todos os Interactianos que estavam presentes para assistir os treinamentos, além de favorecer de forma indireta a futura diretoria, que será composta pelos interactianos que tiveram seus interesses despertados durante o fórum.
Resumo do Projeto
Na tarde do dia 20 de abril de 2024, foi realizado o Fórum Interno do Interact Club de Rosário do Sul Serra do Caverá na Escola de Ensino Médio Ensiduc, no qual foram apresentados os principais cargos da equipe diretiva para os novos associados com o intuito de prepará-los para formar o conselho diretivo da gestão 2024/2025. Além disso, foram realizadas diversas dinâmicas e um lanche coletivo para finalizar a tarde.
Resultados
O projeto trouxe resultados muito positivos para o conhecimento rotário dos 25 associados que puderam se fazer presentes, além de que aumentou a integração dos novos associados com os antigos.
Descrição
No dia 5 de abril de 2024, durante a reunião ordinária, a presidente Luiza Goersch passou a palavra para a presidente eleita da gestão 2024/2025 Isadora Rodrigues, que propôs ao clube a ideia de realizar um fórum interno para lançar o formulário de inscrições para a diretoria, já que o clube recebeu um número expressivo de associados que ainda não possuía o conhecimento necessário sobre como funciona o Interact e a funções dos cargos. A proposta foi muito bem aceita pelos associados, então a presidente eleita informou que a data disponível para a realização do projeto foi acertada juntamente com a presidente atual para o dia 20 de abril, em um sábado para que a maioria pudesse participar. Além disso, ela estava esperando confirmação do local, mas que estava quase certo que seria na Escola de Ensino Médio Ensiduc. Como último recado, foi avisado que seria enviado um formulário de inscrição para participar do fórum de forma gratuita, que serviu para o melhor controle da quantidade de associados para produzir os crachás do evento.
No dia 6 de abril, a presidente eleita e organizadora do Fórum Interno Isadora convidou a equipe diretiva da gestão 2023/2024 para realizar as palestras dos treinamentos. A maioria aceitou, porém, somente o tesoureiro Mateus Peres não conseguiria realizar o treinamento, pois não estaria na cidade na data do projeto. No mesmo dia, a presidente eleita criou um grupo no whatsapp para melhor organização dos treinamentos e do cronograma. Além disso, no dia 9 de abril foi marcada uma reunião via meet com todos os palestrantes para ser realizada às 18 horas do dia 13 de abril.
Na reunião ordinária do dia 12 de abril, a presidente Luiza relembrou aos associados a importância da participação no Fórum Interno e confirmou ao clube o local da realização do projeto. Além disso, informou que iria começar às 14 horas e pediu encarecidamente para que todos chegassem com antecedência para não atrasar o cronograma, já que o Fórum Interno teria que terminar até as 17 horas. Ademais, foi proposta a realização de um lanche coletivo, em que cada um levasse algum lanche para dividir com os outros associados. Após a reunião, durante a noite, foi enviado o formulário de inscrição no grupo do Interact do Whatsapp para os interactianos confirmarem sua participação.
No dia 13 de abril ocorreu a reunião com a equipe organizadora do Fórum Interno para acertar alguns detalhes. O primeiro assunto levado em pauta foi a questão da ordem dos treinamentos e, ficou acertado que começaria com o credenciamento e entrega dos lanches e logo após se iniciaria três treinamentos, um seguido do outro, uma parada para uma dinâmica, depois mais quatro treinamentos e, por fim, o lanche coletivo e mais uma dinâmica. Outrossim, foi trazido em pauta o assunto do que cada um apresentaria nos treinamentos para organizar o tempo necessário para cada um.
No dia 14 de abril, as 23:59 foram encerradas as inscrições e também foi criado um grupo específico para o Fórum Interno com todos os associados que participaram. Ao longo da semana, os interactianos foram informando o que cada um levaria para o lanche coletivo além de relembrar os detalhes importantes como pontualidade e comprometimento.
Então, no dia 20 de abril de 2024, o Fórum Interno foi concluído com sucesso. Por volta das 13 horas e 30 minutos a equipe organizadora começou a chegar para organizar as cadeiras do salão onde ocorreram os treinamentos e começar o credenciamento. Estava previsto para o primeiro treinamento começar as 14 horas e 10 minutos, porém houve alguns atrasos de associados e a programação acabou atrasando um pouco. O primeiro treinamento foi o de presidência, que foi lindamente ministrado pela presidente Luiza Goersch, que abordou quais são os perfis que um presidente precisa ter, além de explicar algumas importantes informações sobre a família rotária. Logo após, ocorreu o de Protocolo com a diretora Beatriz Ruffo, que explicou a função de um diretor de protocolo durante as reuniões, em eventos e a ordem de organização das bandeiras. Foi seguido pelo treinamento de secretaria com a Beatriz Brondani, que explicou de forma clara como redigir uma ata e quais são os principais documentos da secretaria.
Após esses três, era para acontecer uma pequena pausa para um descanso e para descontrair com uma dinâmica, mas, como houve um pequeno atraso na programação, como estava fluindo muito bem os treinamentos e tinha um horário limite para finalizar o fórum, ficou decido que todos os treinamentos seriam adiantados para não prejudicar os associados.
Então, seguido do treinamento de secretaria se iniciou o de Tesouraria com a Laís Ribeiro, que abordou as características, responsabilidades e deu dicas de organização para tesoureiros. Após se concluiu o treinamento de Imagem Pública, ministrado pelo diretor Pedro Mendes com a participação da Isabelle Oliveira e da Luiza Fialho, que fazem parte da comissão de IP, e abordaram as regras para a produção de artes, como funciona a redação das legendas e a produção de vídeos. Logo em seguida, foi ministrado o treinamento de projetos pela diretora Ana Clara Borges que informou como cadastrar um projeto no Unyclub, expôs as características e responsabilidades de um diretor de projetos, além de que contou com a colaboração dos interactianos Mariana Dalmolin, Edegar Canestrini e Maria Luiza Ribeiro para expor as avenidas de projetos. Para concluir os treinamentos, a Clara Menine apresentou ao clube a função do Diretor do Quadro Associativo e como funciona o cadastramento de associados no Unyclub.
Após a finalização dos treinamentos, se iniciou as dinâmicas. A primeira foi a “Troca rápida”, na qual os interactianos presentes foram separados em dois grupos, A e B, em que uma das equipes teria um tempo para uma rápida observação dos participantes adversários e depois, a equipe adversária tentaria mudar o máximo de aparência para a primeira equipe adivinhar. Quem fizesse mais pontos ganhava. Foram realizadas três rodadas dessa brincadeira, que acabou com a equipe A vencedora. Logo após, foi realizada uma dança das cadeiras muito divertida, que acabou com a interactiana Mariana Dalmolin como ganhadora. Vale ressaltar que todos os ganhadores das dinâmicas ganharam bombons como mimos. Para concluir o dia, ocorreu um delicioso lanche coletivo além do ensinamento de alguns gritos marcantes que o clube utiliza em eventos. O Fórum Interno foi finalizado com excelência às 17 horas.
Desafios
Não foi encontrado nenhum grande desafio, somente pequenos atrasos que fizeram o cronograma ser adiantado, mas não afetou a organização e todas as atividades propostas conseguiram ser realizadas.
Metas Alcançadas
- Apresentar as funções dos cargos para os associados de forma detalhada;
- Despertar o interesse de assumir um cargo, principalmente nos novos associados;
- Fortalecer os laços de amizade e promover o companheirismo;
- Demonstrar aos sócios como funciona a dinâmica de eventos de Interact;
- Abrir o formulário de inscrições para compor a equipe diretiva gestão 2024/2025.
Impactos
O projeto trouxe impactos muito positivos para a vida dos novos interactianos que puderam presenciar os treinamentos incríveis e que futuramente poderão fazer parte da diretoria do clube.