some image

Tarde da Imaginação IC Bela Vista

15/05/2024

  • some image
Clube
Interact Club de Bela Vista

Endereço
Bela Vista
MS
Brasil

Clube Patrocinador
Interact Club de Bela Vista

Orçamento Necessário
R$ 347,50

Objetivos

Os nossos objetivos eram os de divertir as crianças, estimular a imaginação e a criatividade através das brincadeiras oferecidas e, principalmente, levar esperança às comunidade ao redor dos pequenos.



Metas
  1. Realizar brincadeiras organizadas e separadas por comissões de interactianos
  2. Fazer com que os associados trabalhassem em equipe para estimular a liderança entre si
  3. Levar doces para ajudar a criar um ambiente acolhedor no local escolhido
  4. Fazer com que todas as crianças e membros do clube participassem do projeto, mesmo que somente através da conversa caso alguém não quisesse participar de alguma brincadeira
  5. Gravar e registrar os melhores momentos do projeto


Razão do Projeto

O projeto já era realizado em gestões anteriores com o objetivo de dar incentivo à criatividade e bem-estar das crianças de pequenas escolas e creches da cidade, no entanto, dessa vez o clube viu uma necessidade muito maior. Após a pandemia, muitas famílias tiveram problemas severos com a saúde mental de seus filhos, o que pôde ser percebido em diversas pesquisas nacionais divulgadas até então, logo, analisando isso em reunião em conjunto com a falta de carinho percebida nas crianças em outros projetos do Interact, foi decidido que o clube traria esse projeto à tona novamente, mas dessa vez, muito mais forte.



Beneficiários

Mais de 300 crianças carentes e suas respectivas comunidades, as instituições que deram abertura ao projeto, o clube e a sua visibilidade na cidade e as empresas parceiras que trabalharam ao lado do Interact.



Resumo do Projeto

O projeto baseia-se em visitas que o clube faz à instituições infantis de baixa renda como creches, escolas municipais, bairros específicos e pequenas comunidades de igrejas.



Resultados

Finalmente, o clube conseguiu brincar e espalhar o amor para mais de 300 crianças, das quais foram responsáveis por, de acordo com relatos de seus próprios professores e cuidadores, expandir a visão de dinamismo com o trabalho pedagógico e aquecer os corações de todos os interactianos. No final, o Interact Club de Bela Vista também conseguiu mais visibilidade, não só entre as instituições e empresas da cidade, mas também na mídia. As postagens desse projeto conseguiram mais de 300 curtidas contadas só no Instagram e mais de 8020 visualizações. Mas, é claro que mesmo que tantas pessoas, comunidades e crianças tenham sido ajudadas, nenhum resultado foi tão impactante como a experiência de soliedariedade, trabalho em equipe e humildade que ficou em cada um dos interactianos que trabalharam no projeto.



Descrição

No dia 27 de Julho de 2023, a Presidente levou em pauta na reunião que a Pastoral da Criança da comunidade da Igreja São Sebastião havia entrado em contato com ela solicitando ajuda para a coordenação da Festa Junina das crianças da igreja, logo o clube aceitou a proposta e decidiu participar da organização, levando fantasias juninas, doces e ajudando com as brincadeiras e os brinquedos. O projeto ocorreu no dia 29 de Julho de 2023 às 15:00 e precisou da ajuda dos conselheiros para a locomoção dos associados até o respectivo local. Os interactianos combinaram de se encontrar na sede do Rotary Club de Bela Vista às 14:30, e, assim que todos chegaram ao local de encontro, todos partiram para a igreja. Assim que chegado ao local, os organizadores da Pastoral mostraram o que deveria ser feito. Com isso, a Presidente Andréia Nathália Alonso Amarilla, juntamente com os conselheiros presentes, determinaram funções aos interactianos, de forma que todos os associados ajudaram na pescaria, em algumas brincadeiras como futebol, pega-pega e esconde-esconde, e a servir e conversar com as crianças. Finalmente, o projeto seguiu em frente e terminou às 16:45.

Passada uma semana do evento, a Presidente levou como pauta na reunião do dia três de Agosto de 2023 um pedido para que todos aqueles que tivessem ido ao projeto contassem um relato de como foi a experiência de ter trabalhado com esse público-alvo. Assim que todos deram os seus relatos, o clube chegou à conclusão de que essa era uma ótima oportunidade de ajudar a sociedade belavistense em relação ao agravamento da saúde infantojuvenil gerado pela pandemia, de divulgar o nome do Interact Club de Bela Vista na mídia e de fazer com que todos os associados novos entendessem mais da dinâmica do que é ser interactiano. O que, se trabalhado corretamente, tornaria esse projeto não só uma solução para a realidade juvenil da época, mas também serviria de grande ajuda para o próprio Interact.

 

Assim que decidido o intuito do projeto, o clube o divulgou nas redes sociais. As primeiras postagens do projeto conseguiram em média 34 curtidas, dentre as quais estava uma escola do Paraguai, que achou o projeto interessante e entrou em contato com a Presidente para realizar uma Tarde da Imaginação em sua instituição, e a Escola de Idiomas KNN, que achou o projeto interessante e entrou em contato com a Presidente Andréia Nathália Alonso Amarilla para realizar uma Tarde da Imaginação temática com o intuito de divulgar outro projeto do clube em parceria com a Escola de Idiomas. Logo, a Presidente levou as ideias das duas escolas em pauta na reunião do dia 12 de Agosto de 2023, o clube aceitou a ideia e combinou de ir na respectiva escola do Paraguai no dia 16 de Agosto de 2023 às 15:00 com a ajuda e participação da Escola KNN.

A partir dessas duas edições do projeto, surgiram outras quatro novas com diferentes instituições, das quais foram uma vez na Creche Alma Guarani, do Paraguai, duas vezes na Casa Lar de Bela Vista e uma vez na Escola Municipal São Geraldo. Apesar de que cada ida à cada lugar tenha tido a sua história, a sua quantidade de crianças, os seus temas de fantasia, o seu nível de precariedade e as suas brincadeiras, todas tiveram o mesmo objetivo, os mesmos interactianos trabalhando do mesmo jeito, a mesma organização e os mesmos ideais de servir as crianças para levar esperança à comunidade local. Outro detalhe importante é o de que em cada ida à cada lugar cada interactiano levava o que podia para ajudar, como bolas de futebol, bolas de queimada, pipoca, bolos, refrigerantes, balas, tintas de rosto, brinquedos para doar, barbantes, sacos e cordas para as brincadeiras e muitos convidados. O que aumentou ainda mais a amplitutude do projeto, fazendo com que o clube somente tivesse tido o gasto de 347,50 reais com centos de salgados e pacotes de balas.



Desafios

Os maiores desafios encontrados no projeto foram a locomoção para as instituições e para o Paraguai e a procura por parcerias.



Metas Alcançadas

Todas as metas foram alcançadas.



Outros Projetos