Interact Club de Guararapes
Endereço
Guararapes
SP
Brasil
Objetivos
Engajar as pessoas a participar do projeto e incentivar que outros jovens tenham essa iniciativa
Metas
Arrecadar chocolates suficientes para possibilitar a doação às crianças.
Razão do Projeto
Gestão passada o clube realizou uma visita a esse local e levamos uma bexiga em forma de cachorro para cada criança presente na ocasião. Elas ficaram extremamente felizes com o brinquedo e isso comoveu os associados, foi algo pequeno para o clube, mas as crianças ficaram extremamente felizes com isso. Então, nos comprometemos a fazer algo maior e assim foi feito.
Beneficiários
As crianças do CEDO foram beneficiadas com os chocolates, os estudantes das escolas participantes aprenderam sobre solidariedade e os interactianos de Guararapes beneficiaram-se indiretamente aprendendo sobre gestão de projetos.
Resumo do Projeto
O Interact Club de Guararapes fez uma arrecadação de chocolates para um instituto infantil do município, chamado CEDO.
Resultados
Foram arrecadados 925 chocolates, possibilitando a distribuição de aproximadamente 8 doces para cada criança. Ao todo, 105 crianças foram contempladas com a doação.
Descrição
A idealização do projeto teve início em janeiro, onde a companheira Lívia Damico Hernandes, DQA do clube, pediu apoio ao companheiro Cauê dos Santos Almeida, Diretor de Projetos, para formular tudo que fosse necessário para a arrecadação. O CEDO, instituto que acolhe crianças e adolescentes carentes de seis a quinze anos em contra turno escolar, foi estabelecido como destinatário da doação. Porém, todos que foram beneficiados com os chocolates eram crianças, mesmo com o centro acolhendo adolescentes, atualmente há apenas crianças frequentando.
A princípio, a ideia inicial era executar o projeto nos mercados, porém, queríamos que o projeto influenciasse a população de maneira mais profunda. Desse modo, optamos por realizar a arrecadação nas escolas particulares da cidade com o intuito de estimular a caridade desde a juventude.
Com isso, enviamos um ofício a cada uma dessas escolas, totalizando 4. Porém, apenas duas responderam de maneira positiva, as demais não enviaram um retorno.
Estipulamos o prazo do projeto, que ocorreria entre os dias 19 de março de 2024 e 22 de março, mas uma das escolas (o Colégio Lumen) sugeriu a extensão até o dia 28 de março de 2024. Logo após, informamos a outra escola (o Colégio de Associação de Ensino Guararapes) sobre essa proposta e a direção acatou de imediato. Dessa forma, a arrecadação foi alongada.
Com as datas definidas e o apoio ativo de ambas instituições, fornecemos uma caixa de papelão revestida com papel de embrulho prateado e o panfleto do projeto às escolas para serem dispostas em um local de fácil acesso aos estudantes. No dia 19 de março, interactianos pertencentes a essas escolas foram divulgar a arrecadação nas salas do Ensino Médio e as coordenações do Ensino Fundamental informaram os pais.
Chegado o dia final, o companheiro Cauê dos Santos Almeida recolheu as arrecadações feitas no Colégio Lumen e a companheira Bruna Stringhetta Cardoso, Secretária do clube, encaminhou as do Colégio Associação de Ensino Guararapes para o outro interactiano, que realizou a contagem dos chocolates.
Ao todo foram doados 913 chocolates individuais, 6 barras de chocolate e 6 ovos de páscoa. Dentre eles: 190 bombons, 672 unidades de Bis, 4 pacotinhos de Bib’s, 6 barrinhas de Bis Extra, 24 unidades de KitKat sabores variados, 3 Pacotes de Trento, 5 pacotes de Disqueti e 9 unidades de Baton.
Os doces foram encaminhados ao CEDO e lá ocorreu a distribuição deles. Feito isso, o projeto encerrou-se.
É importante citar um ocorrido. Durante a execução do projeto, um relato chamou a atenção do clube. A coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Lumen entrou em contato com um associado para contar sobre uma atitude coletiva que ocorreu na 6ª e 7ª série. Os alunos combinaram de cada um dar de cinco a dez reais para um representante da turma para ele comprar os doces e levar para a escola. O garoto chegava diariamente na escola com uma sacola de doces. A coordenadora, assim como os interactianos, ficou extremamente feliz de ver uma iniciativa tão bonita partindo justamente dos mais novos na campanha.
Desafios
Dentre as quatro escolas contatadas, duas não retribuíram o ofício. Porém, tal imprevisto não acarretou danos significativos ao projeto, pois a arrecadação superou os números necessários.
Metas Alcançadas
A quantidade de chocolates superou o que era esperado, portanto, alcançou e superou a meta.
Impactos
As crianças do CEDO ficaram extremamente felizes com a doação.