some image

Até a Última Gota

07/06/2024

Clube
Interact Club de Santiago

Endereço
Santiago
RS
Brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Santiago

Objetivos

Os principais objetivos do projeto foram os de: encorajar as pessoas a doarem sangue; transmitir informações a respeito da importância da doação; aumentar o estoque de sangue disponível na cidade de Santiago; realizar o maior número de doações possível.



Metas

As metas para o projeto foram as de: entrar em contato com o hemocentro da cidade a fim de pedir informações; conseguir parcerias com cursos e instituições que pudessem engajar com o projeto; fazer a gravação de um vídeo para as redes sociais ressaltando a importância da doação de sangue; aumentar o número de doadores viáveis; reunir interactianos, familiares e amigos em prol da causa; definir uma data para a realização do projeto.



Razão do Projeto

O projeto veio a ser idealizado a partir da percepção dos associados diretores a respeito da importância da doação de sangue e da viabilidade legal de uma parte dos associados para a realização do ato. Sendo assim, para mobilizar maior quantidade de gente em prol da doação, foi idealizado o projeto, reunindo parceiros que acresceram à ação a partir da solidariedade.



Beneficiários

Os beneficiários do projeto podem ser definidos como três principais. Primeiramente e de forma mais clara, o sistema de saúde, os hospitais da cidade e os pacientes hospitalares se viram beneficiados com o acréscimo ao banco de sangue oriundo das doações do clube, os quais serão usados com o intuito de salvar vidas em risco com a perda de sangue. Além deles, os interactianos também conseguiram ser beneficiados ao, primeiramente, realizar as doações, o que enriqueceu seus sensos de altruismo e solidariedade e em segundo plano a partir do enriquecimento de seus conhecimentos a respeito da importância da doação de sangue. Por último, a sociedade em si se viu beneficiada a partir da disseminação de informações por meio do vídeo informativo disposto no instagram do clube e do apelo dos associados para o engajamento ao projeto.



Resumo do Projeto

O projeto intitulado "Até a Última gota", o qual teve por intuito a mobilização de pessoas para doação de sangue, vem sendo desenvolvido desde o início da gestão, sendo escolhido como o principal projeto do clube durante o período. o projeto contou com a parceria dos cursos de saúde da URI Santiago, principal universidade da cidade, o que incluiu os cursos de: biomedicina, farmácia e enfermagem. Tal proposta foi sugerida para que a ação contasse com maior número de doadores, tendo em vista que com os associados, os quais, em sua maioria, são menores de dezesseis anos, a quantidade de doadores não seria significativa. Com isso em mente, o projeto foi idealizado, definindo dois dias principais para doação e uma postagem para o instagram gravada por uma acadêmica do curso de enfermagem ressaltando a importância da doação de sangue para a saúde coletiva. Ao fim foram coletados 6,750 litros de sangue, resultado de 15 doadores viáveis. Tal quantia de sangue pode ser utilizada para salvar até 60 vidas, já que uma bolsa de sangue pode ser usada para o salvamento de até quatro pessoas. O projeto teve resultado mais do que satisfatório, já que, por ter sido feito por um grupo de jovens, majoritariamente, menores que a idade legal para realizar a doação, ainda assim conseguiu boa quantidade de sangue para abastecimento da reserva municipal.



Resultados

Os resultados gerais do projeto foram extremamente satisfatórios. Em questão quantitativa, a quantidade de sangue doada se fez maior do que o estimado na idealização do projeto, sendo de 6,750 litros de sangue. Já em relação qualitativa, o projeto se mostrou extremamente útil não apenas de forma material com as doações, mas também a partir da oportunidade de acréscimo de informações aos participantes e para a sociedade em geral, onde, por meio do projeto (tanto em relação à postagem quanto em relação ao ato de doação) conseguiram assimilar a importância da doação de sangue para a saúde pública



Descrição

Ao início da gestão 2023/2024, o diretor de projetos se reuniu com a mesa diretiva para discutir sobre os projetos destaques da gestão. Dentre os idealizados, o projeto "Até a Última Gota" recebeu maior atenção, tendo em vista sua importância para a saúde coletiva da cidade e na conscientização populacional. Sendo assim, com a aproximação do período definido para a realização do projeto, foram iniciadas as preparações necessárias para o sucesso da ação. Primeiramente, foi feita uma estimativa dos associados que estariam disponíveis para a doação de sangue, abordando os que não conseguiriam doar para convidarem seus familiares e amigos a se engajarem na causa. Após isso, foi feito contato com as coordenadoras dos cursos de saúde da Universidade Regional Integrada (URI) da cidade para fecharem parceria com o projeto, as quais aceitaram e convidaram seus alunos a doarem sangue. Ademais, foi pedido para que um acadêmico do curso gravasse um vídeo contendo informações essenciais a respeito da importância da doação de sangue para a saúde comunitária e uma mensagem de incentivo para os espectadores. Além disso, foi contatado o Hemocentro Santiago para a escolha de uma data viável e para o repasse das informações e condições necessárias. Com isso, as datas 15 e 17 de maio foram dispostas para a doação de sangue dos 20 participantes. Já no dia, após as etapas obrigatórias do hemocentro para o doário, 5 dos presentes não poderiam doar, sobrando 15 doadores. Ao fim, foi totalizado 6 litros e 750 ml de sangue (15 bolsas), o que, considerando o uso de uma bolsa de sangue para até quatro pessoas, conseguiriam ser usados para salvar até sessenta (60) vidas.



Desafios

O principal empecilho encontrado foi a respeito da idade dos associados, já que os menores de 16 anos não poderiam realizar a doação. Porém, mesmo com tal desafio, foi encontrada uma solução que levou o projeto a ser realizado com sucesso.



Metas Alcançadas

Todas as metas e objetivos foram alcançados com sucesso.



Impactos

Os impactos do projeto se fazem claros tanto em questão material quanto na influência social que foi atingida. Primeiramente, com a idealização colocada em prática, os novos doadores poderão realizar as doações de forma constante (dentro do prazo delimitado para retorno) e, além disso, os associados que foram impedidos pela idade ou problemas de saúde não crônicos também poderão, futuramente, virem a se tornar doadores, já que, munidos de informação, percebem a importância da ação para a saúde coletiva. Ademais, o projeto colheu bons frutos ao ponto de que conseguiu boa quantidade de doações para um clube de menores de idade, resultando em 15 bolsas de sangue. Outro ponto que trouxe impactos positivos para o projeto foi a disseminação de conhecimento que pôde vir a ser realizada com o projeto. Sobre isso, não apenas as informações a respeito da importância de doar sangue, mas principalmente a visão da facilidade que é realizar tal ato de solidariedade, já que um grupo de jovens conseguiu reunir pessoas para serem doadoras. Por último, as pessoas que tiveram acesso a essas informações e os próprios associados doadores ou não, poderão espalhar seus conhecimentos, fazendo com que doadores potenciais se interessem pelo assunto e possam vir a ser doadores no futuro.



Outros Projetos