Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá
Orçamento Necessário
R$ 1.855,00
Objetivos
Realizar um torneio de futsal aberta à comunidade para arrecadar valores para comprar alimentos para serem doados para as famílias atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Metas
- Realizar jogos nas categorias sub 15, sub 18 e livre;
- Ter a participação de, no mínimo, seis times por categoria;
- Conseguir doação de parte dos itens para a premiação;
- Conseguir patrocínios para diminuir os gastos;
- Proporcionar entretenimento e diversão ao público e aos jogadores presentes no evento;
- Comprar alimentos não perecíveis para serem doados.
Razão do Projeto
Inicialmente, o projeto seria totalmente destinado à Fundação Rotária, porém, no período em que o projeto estava sendo organizado, ocorreu a triste catástrofe climática no Rio Grande do Sul. Então, como muitas famílias ainda estão precisando de doações de roupas e alimentos e o Interact Serra do Caverá já havia realizado um projeto grande para a Fundação Rotária, foi decido de forma unânime pelo clube que todos os valores arrecadados no projeto seriam destinados a comprar alimentos para serem destinados aos gaúchos atingidos pelas chuvas.
Beneficiários
Os beneficiários diretos do projeto são as famílias gaúchas afetadas pelas enchentes que irão receber as doações.
Outros beneficiários são os times que jogaram o torneio e, principalmente, os ganhadores que puderam usufruir dos prêmios, além das equipes que fizeram parte da organização do projeto, como a equipe de segurança, a de arbitragem e a fotógrafa, e a comunidade que pode passar um momento de lazer assistindo ao torneio.
Resumo do Projeto
O projeto Futract foi um torneio de futsal realizado pelo Interact Club de Rosário do Sul Serra do Caverá no dia 9 de junho de 2024, no Ginásio de Esportes Eviliano Madruga- Ervilhão. O evento ocorreu durante todo o dia, com jogos da categoria livre, durante a manhã, e da categoria sub 18 durante a tarde. Além disso, o projeto contou com uma copa com uma grande diversidade de lanches e bebidas e, também, contou com uma fotógrafa especializada em tirar fotos de jogos esportivos. O intuito principal da ação era arrecadar valores, por meio da entrada no ginásio, com valor simbólico de dois reais, da inscrição dos times e das vendas na copa, para comprar mantimentos para enviar para as famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Resultados
O projeto teve ótimos resultados sendo eles: a arrecadação de 14 patrocínios, a participação de oito times na categoria sub 18 e a de seis times na categoria livre, além de um lucro total de 1.388,50.
Descrição
A ideia do Futract foi projetada durante a trigésima reunião ordinária da gestão 2022/23, no dia 28 de abril de 2023, na qual ocorreu um Concurso Interno de Projetos, referente à terceira semana do MDA. Para que o concurso ocorresse, os associados foram sorteados em quatro grupos, em que cada um desses deveria idealizar um projeto para serem votados por meio das redes sociais do clube e, por fim, para que o ganhador fosse realizado na gestão 2023/2024. Assim, surgiram quatro projetos diferentes, sendo eles: o Acamparact; o Exporact; o projeto Um sonho Infantil; e por fim o Futract.
Após o fim do Concurso Interno de Projetos, no dia 6 de maio de 2023, cada uma das ações foi postada nos stories do Instagram do clube, com um breve resumo, para que os seguidores pudessem votar no projeto que mais se interessou. Assim, após 24 horas da postagem, o ganhador do concurso foi divulgado, sendo ele o Futract, ganhando com 40% dos votos.
No dia 17 de maio de 2023 ocorreu a primeira reunião da equipe diretiva da gestão 2023/24 para serem direcionadas as metas e os projetos de cada mês. Nessa conversa, ficou decidido que o projeto Futract seria realizado em novembro de 2023, então a organização do mesmo seria iniciada em outubro do mesmo ano. Porém, quando chegou o mês citado, o clube estava com muitos projetos para realizar e não teria com incluir o projeto em novembro por conta da realização do Enem e por outros eventos nos finais de semana disponíveis do mês. Então, em conversa com o clube, ficou acertado que, para melhor organização e realização do campeonato, o projeto seria realizado no segundo semestre da gestão, em abril.
Então, no dia 23 de fevereiro de 2024, a organização do projeto se iniciou. Primeiramente, ficou decido que o lugar mais viável para o campeonato ser realizado seria o Ginásio de esportes Eviliano Madruga- Ervilhão, da escola de ensino médio Plácido de Castro, por ser um local que não seria necessário pagar para usar. Após isso, ficou decido que o associado Pedro Mendes conversaria com o responsável pelo ginásio e, se o local tivesse disponível, agendar o projeto para o dia 14 de abril. Nessa mesma reunião também foi criado um grupo no Whatsapp para que o projeto pudesse ser organizado da melhor forma. Durante a semana o associado informou que o diretor da escola comunicou que seria necessário ir até o local para agendar, depois de 15 dias, pois o ginásio estava em reforma. Então, após esse período, entraram em contato novamente com o responsável, porém não foi possível encontrar uma data compatível com a agenda do clube, para o mês de abril, que estava totalmente focada em organizar o chá beneficente.
Durante março, o clube acabou não oferecendo tanta relevância para o Futract, pois tinham outros projetos grandes para serem realizados nesse mês e ainda não tinha uma data definitiva para que o projeto fosse realizado.
Em abril, a organização do projeto foi feita principalmente por meio do grupo da organização, onde surgiram diversas ideias, como a de chamar uma fotógrafa que tira fotos dos jogos da cidade e que não cobra para estar no evento, pois assim o projeto chamaria mais atenção, além de trazer maior reconhecimento pro trabalho dela. Também foi por meio do grupo que as medalhas e os troféus foram escolhidos.
No dia 22 de abril ficou acertado que o projeto ocorreria no dia 9 de junho, então a partir de maio a organização se intensificaria ainda mais. Nesse mesmo dia, o professor de educação física da escola informou que se disponibilizava para organizar a tabela de jogos e o regulamento do torneio.
No dia 23 de abril, a organização presente no grupo se dividiu em três grupos, sendo eles os responsáveis pela inscrição dos times, outro para a divulgação e o último por comprar e organizar as medalhas. Além disso, ficou decidido que a divulgação ocorreria no final de maio, após a divulgação do chá beneficente, e a data limite para o pagamento das inscrições seria no dia 6 de junho.
No dia 10 de maio de 2024, durante a reunião ordinária, a presidente informou o cancelamento do chá beneficente e, como alguns associados já tinham conseguido patrocínios, ela pediu para que eles entrassem em contato com as empresas para perguntar se gostariam de trocar o patrocínio para o Futract. Também foi decidido que o valor da copa arrecadado na copa, com os lanches doados pelos pais dos associados, seria destinado à Fundação Rotária, a entrada para assistir aos jogos seria um alimento não perecível e o valor das inscrições dos times seria enviado para o pix do Rotary RS, criado para ajudar as famílias afetadas pelas chuvas. Após essa reunião, a organização estava esperando o regulamento, que seria feito pelo professor, para poder dar seguimento no projeto, pois, sem ele, não seria possível divulgar para começar a organizar os times e comprar as premiações.
Então, no dia 22 de maio, como o professor não cumpriu com o compromisso, e após várias cobranças da presidente, um dos associados se dispôs a aprender a produzir um regulamento para ser possível dar continuidade no projeto.
No dia 23 de maio o regulamento já estava pronto, ele contava com as regras para as fases de grupos, como os times seriam classificados para a final, o tempo de cada partida, e várias outras regras. Além disso, foi nesse momento que ficou decido que a categoria sub 15 não iria ocorrer e a categoria sub 18 seria aberta para jovens de 12 a 18 anos, pois assim seria mais fácil de organizar e realizar o projeto em um dia. Nesse mesmo dia foi decidido que, invés de alimentos não perecíveis na entrada, seriam cobrados dois reais por pessoa, para que com esse valor os alimentos fossem comprados.
No dia 25 de maio, ficou acertado que a premiação para o 1º lugar do livre seria um capão de ovelha, troféu e medalhas e, para o 2º lugar e o 3º lugar, seriam as medalhas de prata e bronze, respectivamente. Também ficou decidido a premiação para o sub 18, sendo pro 1º lugar um pacote de linguiça, uma bandeja de pão de alho, um fardo de Coca-Cola, troféu e medalhas e, para o 2º e 3º lugar, as medalhas. Ademais, a arte para a divulgação estava sendo produzida, que estava dividida em duas partes: a primeira, onde iriam ser apresentadas a data de realização do campeonato, o valor da entrada para o público e o local e, a segunda parte, conteria o valor das inscrições para a categoria sub 18 e livre, as premiações das respectivas categorias.
No dia 26 de maio as artes foram postadas no Instagram do clube e, a partir dessa data, todos os associados iniciaram uma grande divulgação, republicando todos os dias a postagem, para chamar atenção dos times da cidade. Essa divulgação resultou em 454 contas alcançadas, 99 contas com engajamento, 41 atividades no perfil, 82 curtidas e 113 envios da postagem. A partir do dia 28 já começaram a surgir times se inscrevendo. Para melhor organização, a equipe responsável pelas inscrições pediu para os times o nome e a identidade de cada jogador, para que na entrada fossem identificados para não precisar pagar entrada.
Até esse momento, o torneio ainda não tinha uma arbitragem, pois o clube não estava encontrando juízes disponíveis no dia que fizessem o trabalho por um preço mais em conta. Então, no dia 31 de maio, a presidente entrou em contato com o juiz Santaianna, que cobrava um valor mais alto, mas oferece um trabalho de qualidade. Além disso, nesse mesmo dia a equipe de segurança QAP ofereceu seu trabalho de forma gratuita em prol à causa do projeto. Durante a reunião ordinária desse dia, foi comunicado ao restante dos associados a necessidade de mais patrocínios, devido ao valor da arbitragem, e pediu que confirmassem no grupo do clube se todos os patrocinadores do chá gostariam de patrocinar o Futract. Isso se confirmou e surgiram mais patrocinadores, totalizando 14 empresas.
No dia 7 de junho, a presidente realizou a compra das medalhas e dos troféus para a premiação, utilizando o valor de 661 reais. Na reunião desse mesmo dia, a presidente convocou todos os associados para estarem presentes no projeto e pediu para que todos que não poderiam estar lá justificassem, por ser um projeto grande que demandava muita mão de obra. Desse modo, ficou acertado que todos deveriam estar presentes no ginásio até as 7 horas e 15 minutos da manhã, para organizar a copa e recepcionar os jogadores e, também foi montada uma comissão para cada área do projeto. Nesse mesmo dia foi alterado o destino do valor arrecadado no projeto, que será totalmente convertido em compras para as famílias atacadas pelas enchentes. Além disso, a equipe de imagem pública produziu as artes para as premiações, que foram enviadas para a associada Isadora Rodrigues, responsável por organizar e adesivar as medalhas, que imprimiu os adesivos, no valor de 40 reais em uma gráfica da cidade, e concluiu seus trabalhos no dia 8 de junho.
Portanto, no dia 9 de junho de 2024 esse grande projeto foi finalizado. Os associados começaram a chegar no horário combinado em reunião e já iniciaram as organizações. Primeiramente, a comissão de vendas organizou a copa, ajeitando os lanches doados nos seus devidos lugares, separando as bebidas nas caixas térmicas e produzindo cartazes com os valores de cada produto. Enquanto isso, a equipe responsável pela entrada se posicionou na porta da frente do ginásio, organizando as listas de times, o caixa de entrada, além de uma plaquinha em frente à porta informando que ao sair, a pessoa deveria pagar novamente a entrada. E, por fim, a equipe responsável pela contagem dos pontos se organizou na mesa ao lado da quadra, com os papéis para contar os pontos, as faltas e os cartões durante os jogos. Antes do início dos jogos a equipe de arbitragem chegou, levando a bola que foi usada nos jogos, e a equipe de segurança também se fez presente.
Por volta das 8 horas da manhã se iniciou o primeiro jogo do dia, da categoria livre, que contou com 6 times disputando o prêmio. Durante a fase de grupos, os jogos eram de dois tempos de 10 minutos e na semifinal e na final, eram dois tempos de 15 minutos. A primeira parte do projeto se encerrou as 11 horas e 30 minutos da manhã, com o time União sendo o ganhador. Após isso, o clube teve um intervalo para o almoço, ficando combinado as 12 horas e 30 minutos para que todos estivessem no ginásio novamente. Às 13 horas, então, se iniciou o primeiro jogo da categoria sub 18, com 8 times disputando. Os jogos ocorreram no mesmo esquema de tempo da categoria da parte da manhã, e o grande campeão foi o time Futmuleke. O campeonato se encerrou por volta das 17 horas e 30 minutos e, antes de fechar o ginásio, os associados realizaram a limpeza do ginásio para entregá-lo em boas condições. O projeto trouxe ótimos resultados, com a arrecadação de 3.243,50 reais.
Desafios
Durante a organização e realização do Futract foram encontradas diversas dificuldades. O primeiro desafio estava relacionado ao dia para a realização do projeto, pois os dias que o ginásio estaria disponível para a primeira data pensada, o clube teria outras ações.
O segundo problema foi devido ao regulamento do torneio, que seria feito por um professor de educação física da cidade, porém ele descumpriu o que havia prometido, e isso acabou atrasando todo o projeto, sendo necessário alterar a data novamente. Assim, um associado aprendeu a produzir um regulamento para que o projeto conseguisse ser realizado e, então, deu tudo certo.
Outro empecilho foi que uma categoria teve que ser cancelado, pois teve poucas inscrições e, também para que o projeto não se estendesse para mais de um dia, mas isso não afetou a planejamento.
Metas Alcançadas
- Realizar jogos nas categorias sub 18 e livre;
- Ter a participação de, no mínimo, seis times por categoria;
- Conseguir doação de parte dos itens para a premiação;
- Conseguir patrocínios para diminuir os gastos;
- Proporcionar entretenimento e diversão ao público e aos jogadores presentes no evento.
Impactos
O projeto impactou de uma forma bastante positiva, pois o clube deixou um grande legado pra comunidade, que foi incentivada a ajudar o próximo, além de um grande auxílio às famílias que foram afetadas pelo desastre natural. Outro impacto foi o maior reconhecimento que o clube adquiriu entre a comunidade graças ao projeto.