some image

Magia do saber

30/06/2024

Clube
Interact Club de Uruguaiana-Fronteira Oeste

Endereço
Uruguaiana
RS
brasil

Clube Patrocinador
Rotary Club de Uruguaiana Cruzeiro do Sul

Objetivos

-Incentivar a leitura de maneira lúdica, por meio de uma oficina de marca-páginas e criação de uma ficha de leitura.

-Reforçar a conexão com a EMEB José Francisco.

-Conhecer e divertir as crianças.



Metas

-Conseguir um caixote de madeira e decora-lo;

-Arrecadar livros e gibis infantis;

-Realizar parceirias com escolas. 

-Engajar os associados no projeto.



Razão do Projeto

O clube percebeu a necessidade de incentivar a leitura dos estudantes do segundo ano de alguma escola, pois pós a pandemia o numero de crianças com dificuldade de alfabetização cresceu muito, podendo prejudicar as relações interpessoais dessas crianças no futuro.



Beneficiários

Os alunos da escola José Francisco e os associados que desfrutaram de bons momentos com as crianças e criaram laços fortificados com a diretoria da escola.



Resumo do Projeto

O magia do saber é um projeto cujo o objetivo é incentivar a leitura em escolas públicas por meio de maneira lúdica, como a realização de fichas de leitura e oficina de marca-páginas.



Resultados

Alcance de 40 estudantes do segundo ano do ensino fundamental.

Conscientização por meio do hábito da leitura, confecção de marca-páginas e estímulo de doações de livros.



Descrição

O projeto magia do saber é um projeto que visa incentivar a leitura em escolas públicas por meio de opções de um acervo de livros e gibis variados e atividades lúdicas com crianças de sete a oito anos.

No início do ano de 2024 ocorreu uma arrecadação de livros infantis entre os associados Interact Club de Uruguaiana Fronteira Oeste, tendo como protótipo o nome e a ideia do projeto “biblioteca móvel” – apresentado como meta da gestão no planejamento estratégico de presidência em dezembro de 2022 – após isso, foi restaurado pelas associadas Eduarda Ruaro e Nicole Herrera um caixote de madeira com rodinhas, que em outra ocasião serviu para outro projeto, para colocar em prática a até então denominada biblioteca móvel.

O projeto ganhou o nome “magia do saber” por meio de uma enquete no grupo de avisos dos associados ativos do Fronteira Oeste.

Os livros arrecadados passaram por uma curadoria e fiscalização pelos cuidados das associadas Carolini Sigal e Haniely Chavasco, para que as crianças recebessem obras literárias adequadas para a faixa etária atendida. Com a separação houve uma redução do número de exemplares, sendo necessária uma nova arrecadação, dessa vez no colégio Marista Sant’ Ana.

A realização do projeto na Escola José Francisco, no dia vinte e dois de março, teve como marco uma tarde de oficina de marca-páginas, fazendo com que os alunos expressassem sua criatividade e autonomia por meio de uma maneira descontraída, incentivando indiretamente a curiosidade da funcionalidade do objeto e o êxito por usar algo novo. Os alunos abraçaram o projeto por aproximadamente um mês, onde puderam trocar os livros entorno de 2 vezes e preencher a ficha da leitura com o layout do projeto.

A primeira edição teve seu fim no dia vinte e três de abril, onde os Interactianos tiveram um momento de conversa com as crianças sobre os livros e um resultado extremamente satisfatório pois é na infância que os sonhos são cultivados e a leitura impulsiona a realização dessa magia.



Desafios

Baixa adesão dos associados no dia projeto e dificuldade de encaixar as datas, visto que em um dia de fortes chuvas as aulas tiveram que ser canceladas. 



Metas Alcançadas

Todas as metas e objetivos foram alcançados.



Impactos

Um momento de descontração e incentivo da leitura, despertando interesse sobre gêneros textuais e curiosidade sobre a prática nas crianças.



Outros Projetos