Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá
Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil
Objetivos
Apresentar a trajetória das mulheres no Rotary por meio de um vídeo com imagens históricas e uma narração significante para informar a sociedade sobre a importância dessas figuras tão importantes.
Metas
- Narrar, em ordem cronológica, a história das mulheres no Rotary;
- Conseguir vídeos e fotos dos momentos mais significativos dessa trajetória;
- Apresentar os principais fatos e datas, além de cada detalhe do avanço dessa aceitação na entidade;
- Apresentar relatos de mulheres importantes no distrito 4780.
Razão do Projeto
A principal motivação para realizar esse projeto foi a necessidade encontrada de apresentar a brilhante e difícil trajetória da aceitação das mulheres no Rotary, além de dar maior visibilidade para essa história por meio da apresentação para a comunidade.
Beneficiários
Os beneficiários diretos da ação são as mulheres rotarianas de todo o mundo que ganharam maior visibilidade a sua luta por igualdade e sua trajetória para a inserção dentro da família rotariana.
Além disso, o projeto beneficiou a imagem do clube em frente à comunidade.
Resumo do Projeto
O projeto “Mulheres no Rotary” consistiu em um vídeo produzido com o intuito de apresentar à comunidade a trajetória e evolução das mulheres do Rotary, exposto a história desde a aceitação da primeira mulher na entidade até a primeira presidente do Rotary Internacional, a fim de demonstrar a importância e o valor das mulheres dentro e fora do Rotary.
Resultados
Os resultados quantitativos do projeto, como curtidas, alcance de contas e os outros fatores de reconhecimento nas redes sociais, ainda estão em andamento.
O projeto trouxe resultados positivos como ótimas informações para a sociedade sobre a importância da mulher no Rotary, a maior visibilidade da trajetória delas e um grande reconhecimento do clube.
Descrição
A proposta do projeto surgiu durante a reunião ordinária do dia 14 de junho, quando o clube estava decidindo quais projetos seriam escolhidos para serem inscritos no Concurso Distrital de Projetos. Durante a conversa, os associados e a equipe diretiva perceberam que o clube não havia realizado um projeto significantemente grande para concorrer o CDP, então ficou decidido que seria idealizado um. A presidente do clube, Luiza Goersch, surgiu com a ideia de produzir um vídeo com os principais momentos da trajetória e da luta das mulheres dentro do Rotary, expondo os principais momentos de conquistas significativas durante os anos desde a aceitação do público feminino dentro da família rotária. Além disso, ela também pensou em adicionar, após a história, relatos de mulheres importantes dentro do distrito 4780, a fim de dar maior visibilidade aos seus trabalhos. O clube acatou muito bem a proposta, sendo aceita de forma unânime para ser realizada. Vale ressaltar que a presidente se declarou responsável por editar e produzir o vídeo, por já ter uma facilidade e experiência nesse âmbito. Então, ao final da reunião, a diretora de projetos, Ana Clara Borges, criou um grupo no Whatsapp para melhor organização do projeto e para auxiliar a presidente nas pesquisas para o vídeo.
No dia 20 de junho de 2024, o roteiro do vídeo começou a surgir, sendo planejado por meio do grupo criado. Ficou decidido que seria um vídeo narrado com cortes de momentos da história da trajetória das mulheres, em ordem cronológica, e, ao fim do vídeo, adicionar os relatos da governadora da gestão 2024/2025, Patrícia Parreira, e da chair woman da gestão 2022/2023, Priscilla Guedes. Nesse mesmo dis, os associados começaram uma grande pesquisa para criar o texto, além de que surgiram vários vídeos interessantes para adicionar no projeto. Ao fim do dia o roteiro já estava pronto e só faltava contatar as rotarianas.
No dia 23 de junho de 2024, a diretora de projetos entrou em contato com a governadora para perguntar se ela gostaria de participar do projeto, ela adorou a ideia e falou que se conseguisse, enviaria seu relato até o meio da semana. Porém, ela acabou não enviando, então para não a atrapalhar, ficou decido que essa parte dos relatos seria excluída do projeto, pois a Priscilla também não conseguiu gravar a sua parte.
Durante o restante da semana até o dia 30 de junho, quando o vídeo foi postado, a presidente foi editando o vídeo, que foi narrado pela associada Isabelle Oliveira, para ser postado com sucesso.
O vídeo foi organizado da seguinte maneira:
O projeto iniciaria com um vídeo de uma senhora falando que não se classifica as pessoas, seguido de uma frase da narradora sobre o fato de que, quando Rotary foi fundado era uma instituição predominada por homens, isso enquanto passa um vídeo do Paul Harris.
Logo após, é apresentado pela narradora o início do ingresso das mulheres no meio social, além de uma frase de Frank Devlyn, presidente do RI em 2000/2001, sobre a necessidade do Rotary se adaptar as evoluções do mundo em 1989.
Em seguida, é exposta uma longa narração da primeira tentativa de ingresso das mulheres no Rotary, em 1905, até o aceitamento total delas na instituição da Califórnia, em 1987, seguido de um vídeo da suprema corte quando foi aceito. Também foi apresentado um vídeo da primeira presidente de um Rotary Club.
Após isso, o vídeo é concluído com o crescimento das mulheres no Rotary, desde 1990, quando existiam aproximadamente 20.200 rotarianas no mundo, até 2020, quando Jennifer Jones se tornou a primeira mulher indicada à presidência do Rotary Internacional.
Desse modo, o vídeo foi concluído e postado com sucesso no dia 30 de junho de 2024, e seus resultados ainda estão em andamento.
Desafios
Não foram encontrados grandes desafios durante a realização do projeto, somente uma pequena dificuldade para encontrar fatos suficientes sobre a história das mulheres no Rotary, porém isso foi resolvido rapidamente realizando uma pesquisa mais afundo no site My Rotary e no Youtube.
Além disso, a parte do vídeo com os relatos das mulheres do distrito 4780 teve que ser anulado, pois a governadora e a chair-woman da gestão 2022/2023 não conseguiram produzi-los devido as suas rotinas atarefadas. Entretanto, isso não afetou o resultado do vídeo.
Metas Alcançadas
- Narrar, em ordem cronológica, a história das mulheres no Rotary;
- Conseguir vídeos e fotos dos momentos mais significativos dessa trajetória;
- Apresentar os principais fatos e datas, além de cada detalhe do avanço dessa aceitação na entidade.
Impactos
O principal impacto deixado com a realização do projeto foi exaltação da importância da luta pela aceitação e da trajetória das mulheres dentro do Rotary, além dos ensinamentos adquiridos pela comunidade que conseguiu ter acesso ao vídeo.