Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá
Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil
Orçamento Necessário
R$ 1.000,00
Objetivos
O objetivo principal era realizar um projeto financeiro para arrecadar lucros para serem destinados à ajuda para as pessoas que sofreram grandes impactos com as enchentes.
Metas
- Conseguir doação de bolos com os pais dos interactianos;
- Destinar 80% do valor do projeto à compra de itens de higiene;
- Conseguir a parceria do Clube Comercial para a divulgação da venda;
- Montar, no mínimo, 30 kits de higiene para serem doados;
- Engajar os associados e a comunidade em prol das famílias afetadas pelas enchentes.
Razão do Projeto
A principal motivação para a realização do projeto foi o reconhecimento da grande necessidade de auxílio que as famílias gaúchas estavam precisando, pois estavam passando pelo pior momento do desastre climático. Então, a melhor forma de realizar tão ação foi destinando o restante do valor do projeto “Movimenta 4780” para essa finalidade, já que o caixa do clube não está tão necessitado.
Beneficiários
O projeto beneficiou de forma direta todas as famílias que puderam receber os kits de higiene para auxiliar em um momento tão difícil e, além disso, beneficiou de forma indireta todos os indivíduos que puderam comprar os bolos e usufruir de um produto de qualidade.
Resumo do Projeto
O projeto “Venda de bolos solidária” foi realizada juntamente com o projeto do distrital “Movimenta 4780”, no dia 6 de maio de 2024, com o intuito de obter lucros para utilizar 80% do valor arrecadado para comprar kits de higiene, que foram doados, em parceria com o Clube Comercial, para as famílias gaúchas atingidas pelas enchentes.
Resultados
Os resultados obtidos no projeto foram bastante positivos. Ao total, a venda arrecadou o lucro de 763 reais, sendo utilizado para as compras dos itens de higiene o valor de 611 reais das vendas, mais 389 reais doados pela mãe da presidente. Além disso, foram produzidos mais de 50 kits de higiene destinados às famílias gaúchas.
Descrição
Durante a reunião ordinária do dia 12 de abril, a presidente Luiza Goersch levou em pauta para o clube a realização do projeto distrital “Movimenta 4780”, que foi proposto com o objetivo de arrecadar valores por meio de projetos financeiros alimentícios para arcar com parte dos gastos do próximo evento distrital. Muitas ideias foram levadas em conta, como a venda de pastéis e bolo no pote, porém como a agenda do clube já estava bastante atarefada, foi decido com unanimidade que o projeto realizado seria a tradicional venda de bolos em frente ao Clube Comercial. Além disso, ficou decidido que seria no dia 4 de maio e que a pessoa responsável por organizá-la seria a DQA Clara Menine, que se propôs a ajudar, pois nem a presidente e a diretora de projetos não teriam como organizar sozinhas devido à vida pessoal de estudos. Ademais, também ficou acertado que seriam pedidas doações dos bolos no grupo dos pais dos interactianos, como de costume. Então, após a reunião, a Clara enviou um link para um grupo no Whatsapp para que os associados que se interessavam em participar pudessem entrar para organizar da melhor forma possível o projeto.
Durante a semana, foram acertados por meio do grupo do Whatsapp alguns detalhes, como o valor por fatia do bolo que seria 3 reais, a divulgação antecipada da venda para chamar o público por meio das redes sociais, além de que foi contatado o presidente do Clube Comercial para verificar se o Interact poderia realizar o projeto em frente ao local e se poderia pegar algumas mesas emprestadas, proposta que foi aceita pelo presidente. Também estava certa a questão de quem dos pais doaria bolos, que seriam entregues no local e no dia da venda.
No dia 24 de abril, na reunião ordinária, a presidente relembra que o projeto seria no dia 4 e que começaria às 15 horas, mas avisou para os que se comprometeram em doar bolos e vendê-los que chegassem um pouco mais cedo para organizar o local. Porém, após o final da reunião, o clube recebeu a triste notícia do falecimento de uma ex-interactiana muito querida por todos e declarou luto de 7 dias, adiando todos os projetos e ações previstas.
No dia 30 de abril, por meio do grupo no Whatsapp, foi decida uma nova data para realizar o projeto, sendo no dia 7 de maio às 14 horas, para pegar o horário pós-almoço, e também foi relembrada a nova data no grupo dos pais para receber o auxílio deles. Porém, no dia 3 de maio, analisando a previsão do tempo foi notado que marcava chuva para o dia 7, então foi necessário trocar novamente a data, adiantada para o dia 6 de maio quando não haveria chuva.
No dia 5 de abril, portanto, surgiu a ideia, no grupo da organização do projeto, de destinar os 80% do restante do lucro que seria obtido na venda para montar kits de higiene para serem doados para os gaúchos afetados pelas enchentes e doados pelo Clube Comercial da cidade, principal ponto de arrecadação. Então, a diretora de projetos, Ana Clara Borges, entrou em contato com a presidente da entidade para perguntar se a venda poderia, realmente ser feita em frente ao clube, e propôs uma parceria com a entidade para divulgar a venda e o motivo da ação. A proposta foi muito bem aceita pela presidente do Comercial, que afirmou que não teria problema nenhum em utilizar o clube para o projeto e que, além disso, divulgaria a venda nas redes sociais do Clube Comercial. Sendo assim, nesse mesmo dia foi postada e divulgada a venda de bolos do clube por meio do instagram e facebook, em parceria com as redes sociais da entidade.
No dia 6 de maio, a partir das 14 horas a venda de bolos foi concluído com sucesso. Minutos antes do horário marcado, os interactianos envolvidos na ação chegaram ao Clube Comercial para começar a organizar as mesas e receber os bolos doados pelos pais. O clima começou a ficar meio chuvoso, mas isso felizmente não afetou na venda. Tudo ocorreu conforme o planejado, com várias fatias de bolos vendidas a 2, 3 e 5 reais devido aos tamanhos. A ação foi finalizada às 17 horas com praticamente todos os bolos vendidos.
Foi arrecadado, no total, um lucro de 763 reais, sendo 80% o valor de 611 reais. Para fechar o total de 1000 reais para comprar os itens, a mãe da presidente se ofereceu de muito bom grado para completar o valor, para ser possível realizar o máximo de kits possíveis para ajudar a comunidade. Então, o dia 8 de maio, a presidente e a comissão organizadora do projeto se movimentaram para comprar os itens necessários para montar os kits. Foram adquiridos nessa compra os seguintes itens: sabonetes, desodorantes, papéis higiênicos, escovas e pastas de dentes, absorventes e pomadas de bebê para assaduras. Após isso, a comissão se encontrou na casa da mãe de uma ex-interactiana para organizar os itens e montar os kits de higiene. Depois de finalizados mais de 50 kits a presidente encaminhou todos eles até o ponto de coleta de doações do Clube Comercial para, enfim, finalizar essa ação incrível, com a sensação de dever cumprido.
Desafios
O maior desafio durante a organização do projeto foi encontrar uma nova data em que não estivesse chovendo para realizá-lo. Porém, ficou decido que mesmo se o tempo estivesse meio chuvoso a ação iria acontecer no dia 6 de maio.
Metas Alcançadas
- Conseguir doação de bolos com os pais dos interactianos;
- Destinar 80% do valor do projeto à compra de itens de higiene;
- Conseguir a parceria do Clube Comercial para a divulgação da venda;
- Montar, no mínimo, 30 kits de higiene para serem doados;
- Engajar os associados e a comunidade em prol das famílias afetadas pelas enchentes.
Impactos
O projeto impactou de forma muito positiva as pessoas que receberam as doações, juntamente com a esperança de que toda a situação ruim irá passar. Além disso, a ação impactou a comunidade rosariense que se mobilizou em prol à causa.