some image

Concurso Interno de Oratória (CIO)

06/07/2024

  • some image
Clube
Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá

Endereço
Rosário do Sul
RS
Brasil

Orçamento Necessário
R$ 35,00

Objetivos

O objetivo principal era realizar o Concurso Interno de Oratória para preparar os associados e encontrar o representante do Interact Club Serra do Caverá no Concurso Distrital de Projetos, realizado na VII Codic, em Dom Predito.



Metas

- Realizar um concurso interno de oratória;

- Reproduzir, o mais fielmente possível, as etapas do concurso distrital e nacional;

- Preparar a oratória dos possíveis representantes do Interact Serra do Caverá nos concursos;

- Realizar um momento de integração e confraternização entre os interactianos.



Razão do Projeto

A principal motivação para a realização do projeto foi a necessidade de preparar os associados para o concurso do distrito, reproduzindo as etapas dele para treinar a desenvoltura oratória dos interactianos e encontrar o representante do clube para a fase distrital.



Beneficiários

O projeto beneficiou de forma direta todos os participantes do concurso, que tiveram a oportunidade de treinar a oratória, e o clube, que irá apresentar uma represente com muito potencial no Concurso Distrital de Oratória.



Resumo do Projeto

No dia 10 de maio de 2024 ocorreu o Concurso Interno de Oratória do Interact Club Serra do Caverá com o objetivo de encontrar o representante do clube para o Concurso Distrital de Oratória. O concurso foi dividido em três etapas: na primeira, os participantes tiveram que realizar uma fala com o tema “as dificuldades das mulheres encarceradas no Brasil”; na segunda, os oradores foram divididos em duplas para realizar um debate sobre a invisibilidade das crianças transgêneras; e, na terceira e última fase, os finalistas tiveram que apresentar um objeto e com o intuito de “vendê-lo” para as juradas. A grande vencedora foi a associada Clara Menine, que apresentou uma ótima desenvoltura na oratória. Ao final do CIO, ocorreu uma confraternização para estreitar os laços entre o clube e compartilhar um momento de integração.



Resultados

O projeto trouxe resultados positivos para o clube. O concurso contou com a participação de quatro associados, que foram muito corajosos em se disponibilizar para representar o clube em um concurso tão grande e também resultou na futura participante do CDO.



Descrição

No dia 5 de abril, durante a reunião ordinária na qual estavam sendo organizadas as ideias de projetos para a Semana Nacional da Oratória, para o quinto dia, que tinha a finalidade de colocar a oratória em prática, foi proposta a ideia de realizar um concurso interno de oratória para preparar os associados que tinham o interesse de participar, além de classificar o candidato que participaria do Concurso Distrital de Oratória. O projeto foi aceito com unanimidade do clube, então, as diretoras de protocolo, responsáveis pela organização do concurso, iniciaram uma lista para saber quem tinha interesse em concorrer. Ao total, em primeiro momento, 10 associados se mostraram solícitos em participar.

Na reunião ordinária do dia 12 de abril, a presidente Luiza Goersch explica como iria funcionar o concurso, além de levar em pauta três propostas do distrito: primeira etapa, o discurso tradicional; segunda etapa, os participantes formariam duplas entre si para debater sobre um determinado assunto, e um deles seria eliminado, e a terceira e última etapa, os participantes teriam que apresentar um discurso que convencesse os jurados a comprar um determinado produto. Além disso, ficou acertado que o tema da primeira etapa seria enviado na semana do concurso, para que os participantes pudessem se preparar e, os das outras duas etapas, seriam expostos no momento do concurso. Outrossim, foi comunicado que seriam três jurados: o conselheiro Fabrício Pietro, a presidente e protocolo distrital Luiza Goersch e a ex-presidente Bruna Silva. No mesmo dia, após a reunião, a 1ª diretora de protocolo Beatriz Ruffo confirmou os participantes, por meio do grupo do whatsapp, porém houve a desistência de quatro associados, totalizando quatro participantes.

Porém, no dia 18 de abril, um dia antes da realização do projeto e com tudo já organizado, o conselho diretor percebeu que dia 19 seria feriado em Rosário do Sul, o que impossibilitaria que o concurso fosse realizado pela indisponibilidade dos conselheiros. Então, infelizmente foi necessário alterar a data do concurso interno de oratória, sendo modificada para maio por conta dos outros compromissos já marcados do clube.

Após essa data, alguns detalhes do projeto foram alterados por meio de um grupo no Whatsapp, onde estavam as protocolos do clube, a presidente e os jurados. Para se juntar aos jurados já citados, a sócia honorária Luiza Dapieve foi convidada a participar, pois já tinha experiência em avaliar concursos internos de oratória. Além disso, o conselheiro Fabrício não iria comparecer na nova data marcada devido a compromissos pessoais. Outro fator alterado foi que a protocolo Beatriz Ruffo também se juntou a mesa de jurados, enquanto a protocolo Rafaela Nunes realizaria as pautas protocolares do concurso. Outrossim, ficou decidido também que o tema da segunda fase do concurso seria relevado previamente por meio do grupo, com o intuito de já deixar os sócios preparados para debater sobre o assunto. Além do mais, foi acertado que todos os participantes ganhariam um certificado por participar e o primeiro lugar também ganharia um mimo. Desse modo, o restante do projeto já estava todo organizado, não trazendo desafios para realizá-lo.

Então, no dia 10 de maio de 2024 o Concurso Interno de Oratória foi realizado com sucesso. O projeto se iniciou às 18 horas, com a protocolo Rafaela Nunes dando início as pautas protocolares. Logo após a apresentação das juradas, foi sorteada a ordem de apresentação dos participantes para a primeira fase, que seria uma apresentação para expor as dificuldades das mulheres encarceradas no Brasil.

A oradora que iniciou as falas foi a interactiana Clara Menine, seguida da Isabelle Oliveira, da Mariana Dalmolin e, por fim, do interactiano Miguel Amaro. Todos tiveram uma ótima desenvoltura para falar sobre o tema.

Após o final da primeira fase, foi sorteada as duplas para a segunda fase do concurso, que resultou em um debate entre as associadas Clara Menine e Mariana Dalmolin e outro debate entre os associados Miguel Amaro e Isabelle Oliveira, os dois com o tema “A invisibilidade das crianças transgêneras”. Essa etapa era eliminatória, e resultou como dupla vencedora as associadas Clara e Mariana, classificadas para a final do concurso.

Por fim, a última etapa foi realizada, sendo iniciada pela a interactiana Mariana e logo após foi feito o último discurso pela associada Clara. Foi uma disputa bastante acirrada, que resultou como grande vencedora a Clara Menine. Após o fim do concurso, foi realizado um momento de integração com uma breve janta feita pelos interactianos para comemorar a realização do concurso.

Os certificados dos participantes foram entregues na última reunião da gestão, e assim, foi concluído com sucesso o Concurso Interno de Oratória do Interact Club Serra do Caverá.



Desafios

O maior desafio encontrado durante o planejamento do projeto foi que a primeira data para a realização do concurso, durante a SNO, teve que ser cancelada por conta de ter sido marcada em um feriado em que os conselheiros não estariam disponíveis. Então, o problema foi resolvido modificando a data para o mês de maio.



Metas Alcançadas

- Realizar um concurso interno de oratória;

- Reproduzir, o mais fielmente possível, as etapas do concurso distrital e nacional;

- Preparar a oratória dos possíveis representantes do Interact Serra do Caverá nos concursos;

- Realizar um momento de integração e confraternização entre os interactianos.



Impactos

O projeto impactou de forma positiva os associados que participaram do concurso e que puderam treinar e melhorar a oratória. Além disso, a confraternização promoveu um ótimo momento de integração e estreitou os laços entre os interactianos.



Outros Projetos