some image

Varal de memórias

28/09/2024

Clube
Interact Club de Araçuaí

Endereço
Araçuaí
MG
Brasil

Orçamento Necessário
R$ 20,00

Objetivos

O objetivo do projeto é promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e da valorização da vida, incentivando as pessoas a refletirem sobre momentos felizes que vivenciaram. Através do compartilhamento dessas memórias positivas no varal, busca-se criar um ambiente acolhedor e esperançoso, reforçando a conexão emocional e o apoio mútuo durante o Setembro Amarelo.



Metas

As metas foram conscientizar a população sobre o Setembro Amarelo e disponibilizar para as pessoas um momento bom para relembrar de momentos felizes presenciados em suas vidas 



Razão do Projeto

Já que o mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio e visa conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental, o Interact Club de Araçuaí decidiu realizar novamente este projeto, cujo objetivo é relembrar os bons momentos vividos, trazendo esperança de viver mais momentos assim e destacando a importância da existência de cada um.



Beneficiários

A comunidade foi beneficiada diretamente, uma vez que, ao relembrar de lembranças marcantes em suas vidas. Já os associados do clube foram beneficiados indiretamente, tendo em vista que eles tiveram a chance de vivenciar momentos de interação e troca de lembranças especiais com a comunidade.



Resumo do Projeto

Considerando que em setembro ocorre a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, o Interact Club de Araçuaí realizou pela segunda vez consecutiva o projeto “Varal de Memórias” que teve como objetivo que as pessoas escrevessem boas memórias vivênciadas em suas vidas e colocassem no varal exposto.



Resultados

No final da manhã do dia 14 de setembro, o projeto teve fim, sendo obtidas 46 memórias compartilhadas e pregadas no varal. Cada memória representava uma história única e significativa, refletindo experiências e emoções variadas das pessoas. Além do destaque dado ao mês de prevenção ao suicídio.



Descrição

Durante a VIII reunião ordinária do Interact Club de Araçuaí, a presidente propôs a realização do projeto “Varal de Memórias” novamente, como parte das ações do Setembro Amarelo. Após aprovação dos associados, o evento foi marcado para o dia 14 de setembro. Na reunião seguinte, foi relembrado o projeto e agendada a confecção das flores amarelas para o dia 13 de setembro, às 13h30, na casa da conselheira Maliha. No dia, estiveram presentes os associados Ana Beatriz, Mariana, Brenda, Isabella, Matheus, e as aspirantes Ana Júlia e Júlia para produzir as flores. Como a ideia inicial não saiu como esperado, a associada Isabella sugeriu uma alternativa mais simples para confeccioná-las. Mesmo assim, não houve tempo suficiente para finalizar todas as flores, então as associadas Brenda e Ana Beatriz ficaram encarregadas de concluir a confecção, resultando em 40 flores. No dia 14, às 08h00, o projeto se iniciou na Praça do Coreto, no centro da cidade. Os associados Maria, Giovanna, Brenda, Ana Beatriz, Isabella, Mariana, Arthur e Raul estiveram presentes e ajudaram na montagem, amarrando os barbantes e organizando a mesa, cedida pela conselheira Sérima, com papéis, canetas, pregadores e as flores confeccionadas. Durante o evento, os associados abordaram as pessoas que passavam, convidando-as a compartilhar uma memória feliz. O projeto foi finalizado com o total de 46 memórias, deixando um impacto significativo na comunidade. A alegria de quem pôde relembrar momentos felizes e compartilhar suas histórias foi evidente.



Desafios

Um dos desafios enfrentados foi a confecção das flores, pois a ideia inicial não estava saindo como esperado. Foram necessárias alterações para criar uma flor que fosse visualmente agradável. Além disso, durante a execução do projeto, o vento atrapalhou o processo. O varal, exposto em um local aberto, estava diretamente exposto ao vento, o que causou dificuldades adicionais.



Impactos

 O projeto tem um impacto positivo significativo ao estar em sintonia com o Setembro Amarelo. Criando um varal com memórias felizes, ele promove uma visão otimista da vida, fortalece a comunidade e apoia a saúde mental. Ao incentivar o compartilhamento de memórias afetivas, o projeto estreita laços sociais, oferece conforto, e estimula o diálogo sobre emoções positivas, contribuindo para um ambiente de apoio e conscientização sobre a prevenção do suicídio.



Outros Projetos