some image

Focando no futuro- Aulão de matemática

02/10/2024

  • some image
Clube
Interact Club de Rosário do Sul-Serra do Caverá

Endereço
Rosário do Sul
Brasil

Objetivos

 

-Revisar conteúdos: Cobrir os principais tópicos de matemática exigidos no exame.

-Desenvolver habilidades: Melhorar o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

-Praticar: Proporcionar exercícios e simulados para familiarização com o formato da prova.

-Identificar dificuldades**: Reconhecer as áreas que precisam de mais atenção.

-Motivar e aumentar a confiança: Estimular o interesse pela matemática e a autoconfiança.

-Orientar sobre o ENEM: Dar informações sobre a estrutura da prova e gestão do tempo.

-Preparar emocionalmente: Oferecer estratégias para lidar com a ansiedade antes da prova.



Metas

 Proporcionar uma revisão dos conteúdos matemáticos mais relevantes para o ENEM, ajudando os alunos a se sentirem mais confiantes.E



Razão do Projeto

 A razão do projeto de um aulão de matemática foi preparar os alunos para o ENEM, um dos exames mais importantes do país, que pode definir o acesso ao ensino superior. A matemática, sendo uma disciplina essencial nesse exame, muitas vezes gera ansiedade e dificuldades entre os estudantes.  Equipar os alunos com habilidades práticas de resolução de problemas e raciocínio lógico, fundamentais para enfrentar as questões desafiadoras da prova. O projeto visa transformar a experiência de aprendizado da matemática em algo mais acessível e motivador, contribuindo para um desempenho positivo no ENEM e no futuro acadêmico dos alunos.



Beneficiários

 Os principais beneficiários desse projeto são os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Plácido de Castro, que tiveram a oportunidade de vivenciar uma abordagem prática e interativa da disciplina.
Os alunos, ao longo do projeto, puderam perceber como a matemática está presente em diversas situações do dia a dia, desde o planejamento financeiro até a resolução de problemas práticos.



Resumo do Projeto

 No dia 28 de agosto de 2024, o Interact Club de Rosário do Sul Serra do Ceverá uniu-se à Escola Estadual de Ensino Médio Plácido de Castro e à professora Léia Wailand para realizar um projeto que teve como objetivo principal motivar os alunos para o Enem. Com a aproximação da época dos vestibulares, a iniciativa buscou incentivar os estudantes a se prepararem adequadamente para esse importante período. O evento contou com a participação ativa dos membros do clube e da professora, que se dedicaram intensamente para garantir o sucesso do projeto.



Resultados

 Ensinar estratégias eficazes para a resolução de questões como técnicas de eliminação e gestão do tempo. que são essencias para o sucesso na prova.



Descrição

 

No dia 17 de agosto de 2024, foi planejado um projeto pelo Interact Club Serra do Caverá, sob a liderança da presidente Isadora Rodrigues. O projeto consistiu em um aulão de matemática focado na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado no dia 28 de agosto de 2024, na Escola Estadual de Ensino Médio Plástico de Castro, em parceria com a professora Léia Wailand.

O objetivo principal do aulão era oferecer uma revisão dos conteúdos matemáticos considerados essenciais para o ENEM, além de desenvolver habilidades práticas que ajudassem os alunos a resolver as questões da prova. O evento começou com uma abertura conduzida pelos interactianos, que enfatizaram a entreda com 1kg de alimento não perecível, e a importância do ENEM e o papel fundamental da matemática nesse exame.

Durante o aulão, as atividades incluíram a apresentação de diversas estratégias para a resolução de questões do ENEM, como técnicas de eliminação de alternativas e gestão do tempo durante a prova.

Os alunos também participaram de uma prática intensiva com exercícios práticos, utilizando questões semelhantes às que podem ser encontradas no ENEM. Essa etapa foi crucial para que eles aplicassem o que aprenderam e recebessem feedback imediato sobre seu desempenho. Para finalizar o evento, um simulado foi realizado com questões variadas, permitindo que os alunos testassem seus conhecimentos em um ambiente que simulava a prova real.

O encerramento do aulão trouxe orientações finais sobre como manter a calma e a concentração no dia do exame, além de dicas sobre a importância da alimentação e descanso adequados antes da prova. O projeto teve como resultado esperado não apenas a melhoria no desempenho dos alunos em matemática no ENEM, mas também um aumento na confiança deles e uma redução da ansiedade em relação ao exame.

O sucesso do aulão foi evidente na participação engajada dos estudantes, dispostos a aprender e colaborar uns com os outros. A parceria com a professora Léia foi fundamental para enriquecer as atividades propostas. Com isso, o Interact Club Serra do Caverá reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento dos jovens na comunidade local, contribuindo para um futuro mais promissor.

No dia 17 de agosto de 2024, foi planejado um projeto pelo Interact Club Serra do Caverá, sob a liderança da presidente Isadora Rodrigues. O projeto consistiu em um aulão de matemática focado na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado no dia 28 de agosto de 2024, na Escola Estadual de Ensino Médio Plástico de Castro, em parceria com a professora Léia Wailand.

O objetivo principal do aulão era oferecer uma revisão dos conteúdos matemáticos considerados essenciais para o ENEM, além de desenvolver habilidades práticas que ajudassem os alunos a resolver as questões da prova. O evento começou com uma abertura conduzida pelos interactianos, que enfatizaram a entreda com 1kg de alimento não perecível, e a importância do ENEM e o papel fundamental da matemática nesse exame.

Durante o aulão, as atividades incluíram a apresentação de diversas estratégias para a resolução de questões do ENEM, como técnicas de eliminação de alternativas e gestão do tempo durante a prova.

Os alunos também participaram de uma prática intensiva com exercícios práticos, utilizando questões semelhantes às que podem ser encontradas no ENEM. Essa etapa foi crucial para que eles aplicassem o que aprenderam e recebessem feedback imediato sobre seu desempenho. Para finalizar o evento, um simulado foi realizado com questões variadas, permitindo que os alunos testassem seus conhecimentos em um ambiente que simulava a prova real.

O encerramento do aulão trouxe orientações finais sobre como manter a calma e a concentração no dia do exame, além de dicas sobre a importância da alimentação e descanso adequados antes da prova. O projeto teve como resultado esperado não apenas a melhoria no desempenho dos alunos em matemática no ENEM, mas também um aumento na confiança deles e uma redução da ansiedade em relação ao exame.

O sucesso do aulão foi evidente na participação engajada dos estudantes, dispostos a aprender e colaborar uns com os outros. A parceria com a professora Léia foi fundamental para enriquecer as atividades propostas. Com isso, o Interact Club Serra do Caverá reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento dos jovens na comunidade local, contribuindo para um futuro mais promissor.



Desafios

 Disponibilidade da professora e escola para a realizção do projeto.



Metas Alcançadas

 A iniciativa foi um verdadeiro exemplo de como o trabalho em equipe pode fazer a diferença na vida dos jovens, proporcionando-lhes confiança e motivação para alcançar seus objetivos acadêmicos. Através dessa parceria, os participantes puderam perceber que, juntos, é possível superar obstáculos e criar um ambiente de apoio mútuo.



Impactos

 Os impactos mostraram que, através de dinâmicas envolventes, e atividades interativas, foram abordadas técnicas de estudo e estratégias para enfrentar os desafios do Enem. Essa colaboração reforçou não apenas a importância da educação, mas também os valores de união e empatia, essenciais em tempos desafiadores.



Outros Projetos