Interact Club de Três Lagoas
Endereço
Três Lagoas
MS
Brasil
Clube Patrocinador
Rotary Club Três Lagoas
Objetivos
Nosso objetivo era cuidar dos patos e gansos da Lagoa Maior, fortalecendo sua saúde e bem-estar, enquanto inspiramos os visitantes a proteger a fauna local.
Metas
Nossa principais metas foram alimentar os animais da Lagoa Maior e fazer com que os visitantes se conscientizem sobre o cuidado com a fauna local.
Razão do Projeto
Para o segundo dia da Semana Mundial do Interact, escolhemos proteger o meio ambiente. Notamos que os patos e gansos da Lagoa Maior estavam fracos devido à seca. Assim, criamos o Projeto Alimento Vidas para alimentá-los e restaurar sua saúde, reafirmando nosso compromisso com a natureza.
Beneficiários
Os principais beneficiados pelo projeto foram os animais da fauna da Lagoa Maior, que, após um período de escassez de alimento causado pela seca, finalmente puderam encontrar sustento para se fortalecer e prosperar.
Resumo do Projeto
Durante o segundo dia da Semana Mundial do Interact, o Projeto Alimento Vidas foi realizado em Três Lagoas. Os associados e convidados dedicados escolheram a Lagoa Maior, um dos principais cartões-postais da cidade, para realizar essa iniciativa. Nós alimentamos os patos e gansos que habitam o local. Os visitantes do local também tiveram a oportunidade de se juntar ao projeto, alimentando os animais.
Resultados
Obtivemos um ótimo resultado alimentando os animais e tirando-os da fome e contribuindo para o futuro da fauna local.
Descrição
O projeto inicial do segundo dia da Semana Mundial do Interact foi sugerido pelo conselheiro Reinaldo Cândido do Rotary Club Três Lagoas Costa Leste que consistia na realização de um plantio de árvores, com o objetivo de destacar a importância do reflorestamento em um período de desmatamento intensivo. Após a aprovação, o projeto foi apresentado ao Conselho Diretor, depois de ser aprovado pelo mesmo,o projeto foi incluído na pauta do dia da reunião realizada em 3 de outubro. Na ocasião, o Conselheiro Reinaldo Cândido informou que o projeto teria uma data confirmada para 31 de outubro, conforme deliberado pela comissão responsável. No entanto, recebemos a notícia que devido à indisponibilidade de mudas de árvores e falta de local adequado para o plantio, esse projeto não pôde ser executado. Diante desse obstáculo, a comissão do segundo dia da SMI desenvolveu várias alternativas de novos projetos, entre várias alternativas o companheiro Conselheiro Reinaldo Cândido, sugeriu a realização de um projeto focado na alimentação dos patos e gansos que habitam a Lagoa Maior, um dos principais pontos turísticos de Três Lagoas, tendo em vista de que esses animais estavam sofrendo uma escassez de alimento causada pelo período de secas intensas, então foi considerada uma ótima oportunidade para conscientizar não só os associados e convidados, mas também os visitantes da Lagoa Maior sobre a importância do cuidado com a fauna local. O projeto, intitulado como "Alimentando Vidas", teve seu início no dia 28 de Outubro, ele contou com a participação dos associados e convidados do clube, bem como dos visitantes da lagoa,que tiveram a oportunidade de alimentar os animais com as orientações dos companheiros presentes. Foram doados dois sacos de milho para a realização do projeto, esse milho foi doado pelo companheiro Conselheiro Reinaldo Cândido do Rotary Club Três Lagoas Costa Leste. A execução do projeto ocorreu ao longo de três dias consecutivos, especificamente nos dias 28, 29 e 30 de outubro, correspondendo, respectivamente, à segunda-feira (primeiro dia), terça-feira (segundo dia) e quarta-feira (último dia) de realização. Além da participação ativa dos membros do clube e dos visitantes que contribuíram para a alimentação dos animais, foi garantido um fornecimento contínuo de milho em pontos estratégicos da Lagoa Maior. Dessa forma, os patos e gansos dispõem de locais designados para se alimentar, mesmo após o término do projeto. Além de proporcionar alimento aos animais, o projeto também teve um impacto positivo não só na conscientização dos associados e convidados do clube, mas também dos visitantes da lagoa sobre a importância do cuidado com a fauna local, promovendo uma maior responsabilidade socioambiental.
Desafios
O único desafio encontrado durante a realização do projeto foi a baixa participação do clube.
Metas Alcançadas
Alcançamos nossas metas alimentando os animais e conscientizando a população local.
Impactos
Esse projeto teve um impacto significativo e positivo na fauna local da Lagoa Maior, promovendo o fortalecimento da saúde e do bem-estar dos animais. Além disso, o projeto também contribuiu para a conscientização dos visitantes sobre a importância da preservação da fauna local, fomentando uma cultura de responsabilidade ambiental.